“Já jogava no SC Braga e fui ver um jogo do Sporting no meio da claque leonina. Apareci na TV e tive problemas, quase fui expulso do clube” 27/04 - Sábado, às 07:30

    Afonso Figueiredo, 31 anos, começou por jogar râguebi, mas a paixão pelo futebol e o Sporting levaram-no a ter uma carreira profissional marcada por muitos altos e baixos, algum sentimento de injustiça e muita rebeldia. O ex-defesa esquerdo conta, entre muitas peripécias e pormenores, como tudo começou no clube do coração, fala-nos da passagem por Braga e da desilusão em que se tornou Artur Jorge. Explica como viveu os melhores anos no Boavista, apesar de ter tido um treinador que, garante, nunca foi com a sua cara

    HÓQUEI PATINS | É fim-de-semana de Final-Four da Taça zerozero.pt 27/04 - Sábado, às 07:30

    Depois do SC Tomar ter engordado a lista de vencedores da Taça de Portugal, com a conquista em 2023, a edição de 2024 vai ter um vencedor repetido. FC Porto, Oliveirense, Benfica e OC Barcelos lutam, precisamente em Barcelos, por um título recheado de história.

    Antevisão: Benfica e SC Braga querem vencer para continuarem a sonhar mas por objetivos diferentes sapo.pt 27/04 - Sábado, às 06:30

    Não há margem para erro! O Benfica terá mesmo que somar os três pontos, (ou no mínimo empatar) no embate frente ao SC Braga, para evitar que o Sporting, um dia depois, no domingo, se sagre campeão nacional, em caso de vitória frente ao FC Porto.

    Com os verdes e brancos em condição muito favorável para conquistarem o campeonato, os encarnados vão tentar fazer a sua missão que será ganhar os jogos todos que faltam até ao fim do campeonato. Os bracarenses também querem somar os três pontos, uma vez que o pódio é uma possibilidade bem real.

    Momento das equipas

    Benfica

    Face à eliminação europeia, o Benfica respondeu com um triunfo em Faro, num campo difícil, onde se ouviu muita contestação por parte dos adeptos. Houve insultos, gritos, e muitos protestos vindos das bancadas. À semelhança do que tinha feito frente ao Moreirense, Schmidt voltou a dar lugar de destaque aos menos utilizados e deu-se bem. O técnico encarnado parece ter deixado a teimosia e percebido - se calhar demasiado tarde - que o plantel é mais extenso do que os 13, 14 jogadores que utilizou durante a maior parte da temporada. A equipa do Benfica só terá um objetivo em mente: Vencer os jogos que faltam até ao fim. No fim, a direção e Roger Schmidt irão fazer as contas.

    SC Braga

    O Sporting de Braga ainda tem um objetivo muito importante em mãos, como referiu Roger Schmidt em conferência de imprensa, que passa ainda por ficar no terceiro lugar. Os bracarenses, já com Rui Duarte ao leme, venceram os dois últimos jogos para a Liga, face a Vizela e a Estoril, e com as 'escorregadelas' dos dragões estão no quarto lugar, com os mesmos pontos dos azuis e brancos. Será por isso de crucial importância vencer ou somar pontos no embate no estádio da Luz.

    Histórico dos confrontos

    Este será o embate número 157 entre SC Braga e Benfica. No total de jogos entre as duas equipas, a vantagem é claramente das águias, que têm nesta altura 102 triunfos, contra apenas 24 dos bracarenses. No jogos do campeonato, o domínio encarnado é ainda maior. Nesses embates, os ainda campeões nacionais saíram vencedores em 90 das 134 partidas, enquanto que os minhotos venceram por 16 vezes.

    No que diz respeito aos embates na Luz, o Benfica domina, e de que maneira, 52 vitórias, contra apenas 3 derrotas. No entanto, os últimos quatro confrontos na Luz tiveram um sabor algo agridoce. Se por um lado, em 21/22, o Benfica aplicou uma goleada histórica por 6-2, por outro, somou dois desaires consecutivos contra os arsenalistas, por 2-3 e 0-1, em 20/21 e 19/20, respetivamente. Na temporada passada, o Benfica de Roger Schmidt venceu por 1-0, com um golo de Rafa Silva.

    Já esta temporada, as duas equipas mediram forças em duas ocasiões. Em Braga, as águias venceram por 1-0 na primeira volta do campeonato. Na Taça de Portugal, o Benfica eliminou os bracarenses no seu reduto por 3-2 nos oitavos de final da competição.

    O que disseram os treinadores

    "O objetivo é jogar um bom futebol e conseguir os três pontos. O SC Braga é das melhores equipas, têm qualidade individual, temos que estar preparados. Eles ainda estão a lutar pelo terceiro lugar, que é um grande objetivo. Estão super motivados, nós também queremos ser campeões, não é provável mas temos um hipótese. Estamos focados e queremos acabar num grande nível. Depois de Marselha ganhamos e queremos continuar a ganhar amanhã."

    “Eu não penso assim [que o empate possa ser bom] e ninguém nesta casa pensa assim. O Sporting de Braga é um clube grande e que luta pelos três pontos sempre. Não acredito em ir para um jogo, seja ele qual for, a pensar que o empate será bom, ainda que, eventualmente, e consoante o que se tiver passado nos 90 e tal minutos, no fim podemos dizer que o empate poderá ser bom”, disse na conferência de imprensa de antevisão do jogo com as ‘águias’.

    Arbitragem

    João Pinheiro foi nomeado para dirigir a receção do Benfica ao SC Braga, em jogo da 31.ª jornada da I Liga.

    O árbitro vai ser auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia, enquanto Hugo Miguel será o videoárbitro (VAR). Carlos Macedo será o quarto árbitro e André Campos o assistente do VAR.

    Dois em um: Benfica tenta segurar o 2.º lugar e adiar o título Record 27/04 - Sábado, às 02:02

    Rafa, David Neres e Aursnes de volta frente ao Sp. Braga

    Ambição de um lugar seguro zerozero.pt 26/04 - Sexta, às 22:00

    Depois do encontro entre Sporting e Vitória SC, na jornada passada, eis que chega mais um dos duelos diretos das últimas decisões. Grande parte dos olhos vão estar postos neste embate entre Benfica e SC Braga, este sábado. As razões? Ainda são algumas.

    Insultos, pirotecnia e garrafas arremessadas resultam em multa para o Benfica zerozero.pt 26/04 - Sexta, às 19:45

    O jogo em Faro, disputado na última segunda-feira, causou transtorno às águias, apesar da vitória tranquila (1-3). Na noite desta sexta-feira, o Benfica foi multado pelo Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.

    Treinadores creem que Taça de Portugal de hóquei se vai decidir nos pormenores sapo.pt 26/04 - Sexta, às 19:41

    Os treinadores das equipas que vão disputar a final a quatro da Taça de Portugal de hóquei em patins assumiram hoje as expetativas de vencerem uma competição que se vai decidir nos pormenores, sábado e domingo, em Barcelos.

    Na véspera da partida entre FC Porto e Oliveirense, marcada para as 12:00 de sábado, e do embate entre Benfica e Óquei de Barcelos, agendado para as 16:30, os técnicos vincaram “expetativas máximas” em erguerem o troféu e em sucederem ao Sporting de Tomar, vencedor em 2022/23.

    Treinador do FC Porto, líder do campeonato e detentor da Liga dos Campeões, o espanhol Ricardo Ares realçou que a sua equipa tem primeiro de se concentrar na meia-final e desvalorizou o historial da presente época diante da equipa de Oliveira de Azeméis, com a qual venceu um jogo para o campeonato (5-4) e perdeu outro (5-0).

    “Neste tipo de jogos, os pormenores serão vitais. Esses resultados são passado. O que interessa é competir melhor no presente. As quatro equipas conhecem-se muito bem quanto aos seus modelos de jogo. Tentaremos desenhar o melhor plano possível para chegar à final”, referiu o treinador galego, durante a conferência de imprensa realizada no Pavilhão Municipal de Barcelos, palco da ‘final four’.

    O também espanhol Edo Bosch referiu que a Oliveirense, equipa que venceu pela última vez a Taça de Portugal na época 2018/19, tem a esperança de “levantar o caneco num pavilhão histórico” e considerou igualmente que os “pormenores vão fazer a diferença”, frente a um adversário que conquistou pela última vez a prova na temporada 2021/22.

    “Espero um jogo equilibrado. O último jogo para o campeonato foi muito equilibrado. Espero que amanhã [sábado] seja igual. Esperamos estar mais acertados e focados [em relação ao jogo anterior, disputado em 09 de março] para alcançar a vitória”, disse o técnico catalão.

    A segunda meia-final vai opor equipas que se defrontaram por três vezes no último mês e meio, com o Óquei de Barcelos a vencer os dois jogos para os quartos de final da Liga dos Campeões (4-2 e 5-1) e o Benfica a triunfar no Minho no passado sábado, para o campeonato (4-1).

    Preparado para “um pavilhão especial”, habitualmente casa do Óquei, o treinador do Benfica perspetivou um jogo “extremamente difícil” contra “um adversário de excelência”, que as ‘águias’ querem vencer para continuar a ‘alimentar’ a esperança de erguer um troféu que lhes escapa desde a temporada 2014/15.

    “O jogo de amanhã é crucial. É aquele em que nos temos de focar. Tudo o resto não interessa. Será extremamente difícil para ambas as equipas e decisivo. E será diferente, quase de certeza, dos outros três”, frisou Nuno Resende.

    Rui Neto considerou, por seu turno, que pormenores como as bolas ao poste ou a inspiração dos guarda-redes podem decidir partidas que se esperam niveladas, entre quatro clubes que ambicionam conquistar a Taça de Portugal, e rejeitou favoritismo por jogar em Barcelos.

    “Favoritos com certeza não somos. [Os adeptos] poderão ajudar a equipa em momentos menos bons, mas não acredito que sejam determinantes. As equipas aqui estão mais do que habituadas a jogar em ambientes adversos. Mas podem ajudar a equilibrar em termos de favoritismo”, disse o técnico de um clube que venceu pela última vez a prova em 2003/04.

    Joana Crisóstomo fica no 5.º lugar dos -70 quilos nos Europeus de judo 26/04 - Sexta, às 18:48

    A judoca portuguesa teve a hipótese de conquistar a medalha de bronze da sua categoria de peso, mas, no derradeiro combate, acabaria por perder contra uma adversária espanhola - filha de um antigo treinador de Telma Monteiro

    Todas as decisões ainda em aberto na antepenúltima jornada da Liga feminina de futebol sapo.pt 26/04 - Sexta, às 18:40

    Está tudo em aberto na  principal liga feminina de futebol. Esta semana disputa-se a 20.ª e antepenúltima jornada da prova, com jogos no sábado e domingo.

    Há três partidas agendadas para as 11h00 de sábado: CS Marítimo-Sporting CP (Estádio da Imaculada Conceição), FC Famalicão-Valadares Gaia (Campo 2 do Complexo Desportivo Municipal) e SL Benfica-Lank Vilaverdense (Campo 1 Benfica Campus, Seixal).

    No mesmo dia, às 15h00, o Damaiense SAD recebe o SCU Torreense (Parque Desportivo Eugénia e Joaquim Cannas Da Silva).

    No domingo, às 15h00, disputam-se o CA Ouriense-SC Braga (Campo da Caridade, em Ourém) e o Clube Albergaria-Racing Power (Estádio Municipal António Augusto Martins Pereira, em Albergaria).

    Lidera o Benfica com 47 pontos, mais dois que o Sporting. O LANK Vilaverdense é último com seis pontos, menos três que o Ouriense. O Famalicão tem 13, o Clube Albergaria.