Algarve escolhido como melhor destino de golfe do Mundo para 2020 TSF 18/10 - Sexta, às 12:15

    Esta é "a terceira vez que o Algarve é distinguido pela IAGTO", depois de a região ter conquistado o título de melhor destino de golfe da Europa em 2006 e 2014.

    Morreu Rui Jordão, ex-jogador do Benfica e do Sporting TSF 18/10 - Sexta, às 12:04

    O antigo jogador de futebol tinha 67 anos.

    Perguntaram a Conceição pelo caso Rui Pinto e a resposta foi esta: «Não tenho a estratégia em emails» zerozero.pt 18/10 - Sexta, às 12:01

    Na antevisão ao jogo contra o Coimbrões, a contar para a 3ª eliminatória da Taça de Portugal, Sérgio Conceição, treinador do FC Porto, foi questionado sobre o caso Rui Pinto, o hacker que foi detido por alegadamente aceder a emails do Sporting, Benfica e da Doyen. O técnico não se quis alongar, mas brincou com a situação. «Não tenho de comentar. Penso que não está nenhuma estratégia definida para o Coimbrões nos emails, por isso estou descansado», disse. Já sobre o jogo em si, Conceição assumiu que podem haver mexidas no 11, devido ao esforço e às viagens que vários jogadores fizeram durante a pausa das seleções. «O campeonato para, as condições normais param. Há espaço de seleções e, normalmente, os jogos são preparados naquilo que são os treinos. Obviamente que não podemos jogador com oito, temos de ver quantos minutos jogaram nas seleções, que tipo de viagens tiveram, há um olhar ao pormenor daquilo que foram as ausências. Não gosto de falar dessa rotatividade, gosto de falar naquilo que é o onze que me pode dar mais garantias, em função do estado físico dos jogadores, da estratégia definida do próprio jogo. Eu gosto de pensar num jogo de cada vez, já sabem que não gosto de pensar em dois jogos ao mesmo tempo», afirmou.

    Adepto radical do Nápoles acusado da morte de apoiante do Inter de Milão TSF 18/10 - Sexta, às 11:30

    O adepto do Nápoles tem antecedentes criminais, e, segundo a investigação, poderá estar ligado à camorra, uma organização criminosa italiana.

    Clássico entre Barcelona e Real Madrid adiado TSF 18/10 - Sexta, às 11:24

    A Liga pediu à Real Federação Espanhola de Futebol que o jogo em Nou Camp fosse disputado na capital espanhola, no estádio Santiago Bernabéu, mas a equipa catalã recusou

    Seleção nacional, Taça de Portugal e muitas modalidades nas fotos da semana sapo.pt 18/10 - Sexta, às 11:00

    Os jogos de qualificação para o Euro 2020, atletismo e ténis dominaram as 30 fotos que marcaram a última semana, uma escolha da equipa do SAPO Desporto.

    O arranque da Taça de Portugal, o GP do Japão e o MEO Rip Curl Pro estão em destaque nestes que são os melhores momentos da semana, através da lente dos repórteres fotográficos, sem esquecer o jogo entre Coreia do Norte e Coreia do Sul.

    Miguel Oliveira cai nos treinos livres do GP do Japão TSF 18/10 - Sexta, às 10:59

    Miguel Oliveira decidiu testar um pneu diferente na sessão da tarde, mas acabaria por cair logo ao sair das boxes, tendo ficado "combalido".

    Perfil: Rui Jordão, o ‘novo Eusébio’ que brilhou pelo Sporting e no Euro84 sapo.pt 18/10 - Sexta, às 10:46

    O internacional português Rui Jordão, apelidado de ‘Gazela de Benguela’, veio de Angola como ‘novo Eusébio’ para jogar no Benfica, mas foi no Sporting que se tornou uma lenda, além de também ter ‘brilhado’ pela seleção.

    O homem que se tornou, depois de deixar o futebol em 1989, um pintor formado na Sociedade de Belas Artes de Lisboa morreu hoje, aos 67 anos, deixando um legado com 43 jogos pela seleção principal e 15 golos, dois deles na meia-final do Euro1984, em que Platini ‘roubou’ uma primeira final sénior a Portugal.

    Homenageado pelo Sporting numa fase em que já estava hospitalizado, na vitória de quinta-feira frente ao LASK Linz (2-1), com um aplauso ao minuto 11, número da ‘sua’ camisola, Jordão cedo mostrou dotes de goleador.

    Nascido em Benguela, a rapidez e a forma em frente à baliza batizaram-no de ‘gazela’, uma rima que se tornou em ‘poesia’ ao lado de Manuel Fernandes, entre 1977 e 1987, altura em que faturou 184 golos em 282 partidas.

    Este período nos ‘leões’ seguiu-se a 79 tentos (128 jogos) pelo Benfica e uma época menos conseguida em Espanha, no Saragoça, e tem breves intervalos, um deles em 1979, em que representou os norte-americanos do Jacksonville Tea Men, mas também pelas várias lesões que o afetaram.

    Mudou-se para o país vizinho, e para o Saragoça, depois de uma época fulgurante pelas ‘águias’, com 33 golos em 34 jogos, um registo goleador numa só época que viria a superar em 1981/82, quando apontou 34 tentos em 37 encontros.

    Depois dos ‘leões’, ainda jogou duas épocas no Vitória de Setúbal, que lhe valeram uma chamada à seleção após o ‘caos’ causado pelo ‘escândalo Saltillo’, que deixou os atletas escolhidos para o Mundial do México de fora, e 12 golos, para fechar com 304 golos (547 jogos) a carreira.

    Pelo meio, fica a ‘guerra’ entre Benfica e Sporting, para que foi fundamental, desde logo, o amor aos ‘verdes e brancos’ e a intervenção do então presidente leonino João Rocha, que também impediu uma investida de Pinto da Costa, que queria o ponta de lança aliado a Paulo Futre no FC Porto.

    Representou a seleção portuguesa no Euro1984, onde ficou perto de uma glória que só viria a ser conseguida, pelos lusos, em 2004, na final perdida para a Grécia, e na investida vitoriosa no Euro2016.

    em que as aspirações da equipa das ‘quinas’ caíram por terra a um minuto do fim, quando Michel Platini fez o 3-2 que levou os franceses à final.

    Conquistou seis campeonatos de Portugal, quatro no Benfica e dois pelo Sporting, além de três Taças de Portugal, duas pelos ‘verdes e brancos’, numa carreira em que foi duas vezes o melhor marcador da I Liga, em 1975/76 e 1979/80.

    Já depois de ter jogado com Eusébio no Benfica (marcou um golo ao Sporting que lhe ‘lançou’ a carreira pelos ‘encarnados’), foi com Manuel Fernandes que acabou por ser mais feliz, potenciando um Sporting de futebol ofensivo.

    Nem as lesões, numa tíbia e num joelho, acabaram com um ímpeto que ameaçou acabar cedo, dada a gravidade dos problemas físicos, conhecendo novo fulgor quando à equação Jordão-Fernandes foi acrescentado António Oliveira, levando-os ao título em 1982, ano em que fizeram o ‘pleno’ nacional, com Taça e Supertaça.

    Depois de acabar a carreira, manteve um perfil discreto no tocante ao desporto de que foi figura de proa durante mais de dez anos e dedicou-se à pintura, que estudou, e também à escultura, artes a que entregou o restante do tempo de vida.

    Em 2018, inaugurou na galeria do Palácio Egito, em Oeiras, nos arredores de Lisboa, a exposição "Que a Mente resista/Projeto de uma exposição/Palavras Ditas", um dos últimos ecos de uma profissão artística que começou com a licenciatura em História da Arte, na Universidade Nova de Lisboa, que lhe valeu um estágio no Centro Cultural de Cascais-Fundação D. Luís I, tendo recebido o Prémio Vespeira, por "Rosto da Cidade", e expososto nas Bienais de Amarante e Montijo, entre outros locais.

    Rui Jordão tinha 67 anos quando morreu, devido a problemas cardíacos a que não resistiu após ser hospitalizado.

    Morreu Jordão, antigo avançado do Sporting, do Benfica e da Seleção de Portugal sapo.pt 18/10 - Sexta, às 10:19

    Rui Jordão, ex-avançado do Sporting e da Seleção de Portugal, morreu esta sexta-feira aos 67 anos, disse à agência Lusa fonte do Hospital de Cascais. O antigo avançado dos 'leões' estava internado no Hospital de Cascais devido a um problema cardíaco.

    Rui Manuel Trindade Jordão, mais conhecido no mundo do futebol por Jordão, era apelidado de 'Gazela Benguela'. Nasceu na cidade angolana de Benguela a 09 de agosto de 1952. Chegou a Lisboa para ser integrado nos juniores do Benfica na época 1070/21. Saltou para a equipa principal do Benfica onde esteve cinco temporadas, até mudar-se para Espanha, para jogar no Saragoça, na época 1976/1977.

    Voltaria um ano depois a Lisboa mas para jogar no rival dos 'encarnados'. Esteve dez temporadas no Sporting, entre 1977 e 1987, interrompido para uma aventura nos Estados Unidos da América, onde jogou no Jacksonville Tea Men. Terminaria a carreira no Vitória de Setúbal, na época 1988/1989.

    Fez parte da Seleção de Portugal que esteve no Euro1984 em França, nas meias-finais. Marcou os dois golos de Portugal mas Platini roubou-lhe o protagonismo e apurou os gauleses para a final da prova.

    Ao todo, fez 43 jogos pela seleção portuguesa e marcou 15 golos.

    Jordão foi melhor marcador do campeonato português nas épocas 1975/76 e 1979/80, tendo conquistado seis títulos de campeão nacional, três Taças de Portugal e uma Supertaça portuguesa.

    FC Porto com equipa feminina? UEFA vai exigir pré-requisito para provas europeias  zerozero.pt 18/10 - Sexta, às 10:16

    O futebol feminino está em clara expansão e a UEFA está determinada em continuar esse caminho. Segundo o jornal O Jogo, o órgão máximo do futebol europeu está a estudar a hipótese de obrigar todos os clubes participantes nas fases de grupos da provas europeias a ter, pelo menos, uma equipa inscrita nas competições nacionais.  No caso das equipas portuguesas, o FC Porto é o único clube nas provas sem equipa feminina.  Nos restantes casos, tanto Sporting, SC Braga, Benfica e Vitória SC já têm equipas a competir.