Desp. Aves ganhou a Taça mas não vai jogar a Liga Europa DN 21/05 - Segunda, às 11:17

    Documentação não terá sido entregue a horas

    FC Porto tem 24 jogadores emprestados... e um problema para resolver Tribuna 21/05 - Segunda, às 09:16

    Terminada a época, conquistado o campeonato, um dos principais problemas do FC Porto mantém-se: as finanças do clube

    Ricardo Pereira e o título: "É para algo assim que se trabalha a vida toda" sapo.pt 21/05 - Segunda, às 09:06

    Oficializado este fim de semana no Leicester, Ricardo Pereira falou sobre o título conquistado ao serviço do FC Porto, apontando a união do grupo como principal trunfo dos 'azuis e brancos' na temporada que agora termina.

    "Formou-se um grupo fantástico, uma família, e penso que conseguimos transmitir isso cá para fora. Nem sempre é fácil, mas penso que foi notório para toda a gente que fomos uma verdadeira família e isso viu-se dentro de campo. É um orgulho enorme conquistar esta liga, é para algo assim que se trabalha a vida toda", disse o lateral direito ao site dos 'dragões'.

    "Dedico este troféu à minha família, em primeiro lugar, porque sempre esteve comigo, aos meus amigos que me acompanharam nos bons e maus momentos, a este grupo fantástico e também aos adeptos", rematou.

    Ricardo Pereira transferiu-se para os ingleses do Leicester por 20 milhões de euros, com o FC Porto a poder encaixar mais cinco, mediante o cumprimento de determinados objetivos.

    Soares: «Pedi desculpas ao Sérgio Conceição» zerozero.pt 21/05 - Segunda, às 09:05

    No jogo da meia-final da final four da Taça da Liga, que o FC Porto disputou frente ao Sporting (0x0), Soares reagiu mal após ser substituído aos 68 minutos de jogo, para dar lugar a Aboubakar. Sobre esse momento, o avançado dos dragões explica que após ter falado com o treinador tudo ficou resolvido, deixando ainda agradecimentos para o técnico.

    Luís Castro perto de ser oficializado no Vitória de Guimarães sapo.pt 21/05 - Segunda, às 08:50

    Luís Castro, que orientou o Desportivo de Chaves nesta época, será o novo treinador do Vitória de Guimarães, sucedendo a José Peseiro.

    De acordo com o jornal A Bola, o técnico de 56 anos assinou um contrato de duas épocas com os minhotos, depois da rescisão por mútuo acordo de José Peseiro, durante esta semana.

    O Vitória vai ser o quarto clube na carreira de Luís Castro, depois de passagens pela equipa B do FC Porto, Rio Ave e Chaves, clube que conduziu ao sexto lugar do campeonato na época 2017/18.

    Análise: ‘David’ voltou a ser ‘Golias’ e a Taça bateu asas para a Vila das Aves sapo.pt 21/05 - Segunda, às 07:22

    Em mais uma história de ‘David’ contra ‘Golias’ e em que a Taça de Portugal é pródiga - e ainda bem – o pequeno voltou a levar a melhor ao grande.

    Sabia-se à partida que o ‘Golias’ estava fragilizado. O Sporting tinha vivido uma das semanas mais 'negras' da sua história, depois do ataque a Alcochete. Com apenas um treino em conjunto realizado durante a preparação para a final, restava saber qual era o estado emocional e físico com que os jogadores se haveriam de apresentar no Jamor.

    Ainda assim, apesar de algumas ‘pedras no sapato’ que estão bem frescas, o leão era o gigante e o favorito na sua 28ª presença na final da Taça de Portugal.

    Com traumas ou sem traumas foi um leão que foi ao Jamor - verdade seja dita, com vontade de vencer.

    Logo no primeiro quarto de hora há dois momentos que podem mudar o curso da história. Gelson apareceu na cara de Quim, aos 12´e 14´minutos, mas não teve arte nem engenho para desfeitear o guardião de 42 anos.

    Equilibrado defensivamente, o Aves também demonstrou uma eficácia mortífera que feriu e tirou poder de recuperação ao leão.

    Com 2-0 no marcador, quando o Sporting tentou responder, ou esbarrava em Quim ou demonstrava um desacerto atroz na finalização - o que dizer do falhanço de Bas Dost aos 79´, que com tudo para fazer o golo, atirou à barra.

    Com a avalanche verde e branca, o Aves encostou lá atrás. O Sporting ainda conseguiu reduzir, num raro momento de desconcentração avense, que Montero aproveitou.

    Nos minutos finais, a equipa da pequena Vila da Aves revelou frieza, guardando a vantagem até final, conquistando a primeira Taça de Portugal da sua história.

    Foi com sabor amargo, que os jogadores do Sporting, de lágrimas no rosto, abandonaram o relvado, entre aplausos, muitos, e alguns apupos. Paz é o que se pede para os lados de Alvalade.

    Momento

    É um momento que diz tudo sobre o estado emocional do dianteiro, que viveu uma semana particularmente delicada. Ao minuto 79, Bas Dost, com tudo para fazer o golo, acabou por fazer o mais difícil e rematar à barra.

    A figura

    Alexandre Guedes foi o herói improvável em mais uma tarde de Taça no Jamor.  A edição deste ano da Taça, terá para todo sempre gravado nos seus anais, o nome do dianteiro de 24 anos. Visto como uma grande promessa do futebol dos leões, depois de meia dúzia de anos ligados ao Sporting, acabou dispensado em 13/14. Acabou no Aves e o resto é história. Bisou aos 16 e aos 72 minutos.

    Melhores

    Quim

    O guardião de 42 anos, com duas defesas nos primeiros minutos, acabou por segurar o 0-0, numa altura muito importante do jogo. Foi decisivo e demonstrou que mantém as qualidades praticamente intactas.

    Montero

    Lançado no início da segunda parte, deu esperança ao Sporting com um remate pleno de intenção, mas o esforço acabou por ser tardio. Conseguiu ainda desmontar a defensiva avense com algumas jogadas de encher o olho.

    Diego Galo

    Muito forte nos duelos, o central do Aves foi um dos esteios da defesa na equipa de José Mota.

    Nildo Petrolina

    Com suas incursões pelo flanco, causou imensos calafrios à defensiva do Sporting. Fez uso da sua velocidade sempre que o Aves saía em transições rápidas para o ataque

    Bruno Fernandes e Gelson

    Foram dois dos jogadores mais inconformados na equipa de Jorge Jesus. Embora não estivessem particularmente inspirados, não viraram a cara à luta e deram tudo até à última gota de suor.

    Reações

    Revista de imprensa: "Heróis" do Aves fazem história e o pleno nas manchetes sapo.pt 21/05 - Segunda, às 06:50

    Heróis: Aves faz história ao ganhar a Taça pela primeira vez (Aves 2-1 Sporting); “Faltaram-nos ao respeito”, José Mota; Sporting foi corajoso e digno após semana terrível; “Semana começou com filme de terror”, Jorge Jesus. Benfica: Castillo chega hoje para assinar. FC Porto: 24 emprestados com o futuro em aberto.Aves no céu, leão no inferno: bis de Alexandre Guedes em conquista histórica (Aves 2-1 Sporting); “Eu e o povo das Aves somos portugueses de primeira”, José Mota. Semana de terror termina em lágrimas: rescisões e processos disciplinares à vista; “Agradeço aos jogadores terem tido capacidade emocional para estarem presentes no Jamor”, Jorge Jesus. Benfica: Castillo chega hoje. FC Porto: Roma dá 25 milhões de euros por Brahimi.Imortais: dois golos de Alexandre Guedes carimbam primeira Taça do Aves (Aves 2-1 Sporting); “Viemos para ganhar e ganhámos com mérito”, José Mota; “Início da semana parecia um filme de terror”, Jorge Jesus. FC Porto: Maxi é o próximo a renovar. Benfica: Castillo e Conti estão a chegar. V. Guimarães: Luís Castro assinou. Rali: Neuville ganha em Portugal e lidera Mundial.

    "Não há nada como tu!". A Vila esperou até de madrugada para receber os campeões TSF 21/05 - Segunda, às 06:25

    Música, fogo-de-artifício e muitos cachecóis no ar fizeram a festa do Aves. Cerca de 2 mil adeptos não arredaram pé do recinto junto ao estádio para poderem receber e festejar com a equipa que trouxe a Taça de Portugal para o clube.

    Adeptos junto ao estádio do Aves para receber heróis DN 21/05 - Segunda, às 01:46

    Chegada da equipa estava prevista para a 1.30

    Jornalista da RTP agredido e equipamento destruído DN 21/05 - Segunda, às 01:41

    O porta-voz do Comando Metropolitano de Lisboa da PSP referiu que adeptos do Sporting atiraram pedras a equipas de reportagem que se encontravam na praça da Maratona