Em momentos difíceis, todos são precisos. Até o apanha-bolas que decidiu o FC Porto-SC Braga 06/10 - Domingo, às 22:13

    Numa fase de maior periclitância, o FC Porto contou com uma ajuda externa. O resultado estava empatado e o SC Braga superiorizava-se. Um protagonista inesperado entrou em ação e contribuiu para desfazer a igualdade. Os dragões voltaram a passar por oscilações emocionais e até acabaram a sofrer só que, na oitava jornada do campeonato, adicionaram alguém que não estava inicialmente na equação e saíram por cima (2-1)

    Carvalhal e a derrota no Dragão: «A segunda parte foi nossa» zerozero.pt 06/10 - Domingo, às 22:08

    O SC Braga foi ao Estádio do Dragão perder por 2-1 frente ao FC Porto, num jogo em que esteve por cima durante vários momentos. Carlos Carvalhal, treinador da formação minhota, reagiu à segunda derrota da sua equipa esta semana.

    Vítor Bruno agradece ao apanha-bolas, Nico destaca capacidade de reação sapo.pt 06/10 - Domingo, às 22:04

    Após a vitória por 2-1 do FC Porto diante do SC Braga, Vítor Bruno reconheceu que foi um jogo difícil, e que a equipa recuou demasiado nos últimos minutos, enaltecendo, todavia, o compromisso dos seus jogadores.

    "Um jogo difícil, com um grau de dificuldade elevado. Na primeira parte podíamos ter sentenciado a partida com mais golos, tivemos duas ou três oportunidades para fazer o golo. Depois, o Sp. Braga entra bem na segunda parte e, com um bom remate, faz o empate e nós fazemos de seguida o golo em que ficamos por cima no resultado. Depois, foi defender aquilo que tinha sido conquistado. Eu também não quero que a equipa se coloque atrás, mas não há equipas que não se unam e não tenham este compromisso. Os jogadores que entraram tiveram um rendimento alto. Depois foi sofrer um pouquinho no fim, com algumas bolas a passar perto da nossa baliza. Queríamos ganhar antes da pausa, agora é recarregar baterias para voltarmos bem"

    O lance que deu origem ao segundo golo teve a ajuda muito especial do apanha-bolas, algo que o treinador dos dragões não esqueceu.

    "Sem dúvida, é importante. Estes meninos são muito importantes. Também é preciso, quem está de fora e não diretamente a interagir com o jogo, que perceba como pode ajudar mesmo estando de fora. Hoje temos mais três pontos também graças a ele. Vai ter o tributo que merece"

    Em relação a alguma contestação que foi surgindo durante o jogo, Vítor Bruno compreende a posição dos adeptos, mas realça a juventude da sua equipa, e defende que esta precisa de ser mais amparada pelas bancadas.

    "No fundo, acaba tudo por assentar numa lógica de reciprocidade. É importante que nos casemos. Eu percebo a impaciência dos adeptos, eu também fico quando estou no banco. Às vezes também é preciso uma voz de conforto e alívio para os jogadores também sentirem isso. É um plantel jovem, o espaço para errar é muito curto. Estou muito orgulhoso daquilo que eles fazem e têm feito. Ao contrário de quinta-feira, que fui com uma dor de alma gigante para casa, hoje vou muito satisfeito"

    Nico González destacou a vontade que o FC Porto teve de remediar o empate sofrido para a Liga Europa. O espanhol acredita que os dragões fizeram um bom jogo, e que a vitória é justa.

    "Estávamos chateados com o que tinha acontecido frente ao Manchester United, sobretudo por causa do empate que concedemos no período de compensação. Fizemos um grande jogo e acho que a vitória é justa, sem dúvida"

    O internacional sub-21 espanhol enalteceu a capacidade que os azuis e brancos tiveram de, mais uma vez, reagir ao golo sofrido, característica que Nico vê como marcante na equipa.

    "Reviravolta? Este ano essa é uma marca da nossa equipa em muitos jogos, reagimos bem aos golos que sofremos. Temos tido muita coragem e isso notou-se, não só neste jogo, mas também para a Supertaça, frente ao Sporting"

    Durante alguns períodos do jogo ouviram-se alguns assobios vindos das bancadas do Dragão, algo que Nico desvaloriza, enaltecendo o apoio que os adeptos deram à equipa

    "Assobios dos adeptos? Necessitamos sempre do apoio deles, são exigentes e com razão, pela grandeza deste clube. Ainda assim, acho que 99 por cento das pessoas apoiaram a equipa e tenho a certeza que caso isso aconteça sempre, vamos ser melhores. Agora vamos aproveitar a pausa e crescer, somos jovens e há que trabalhar todos os dias"

    Carlos Carvalhal quer equipa mais concentrada, Ricardo Horta pede consistência e tempo para assimilar ideias sapo.pt 06/10 - Domingo, às 22:03

    O SC Braga perdeu na visita ao FC Porto (2-1), em jogo da oitava jornada da I Liga e Carlos Carvalhal acredita que a equipa está a melhorar e que só está a faltar mais alguma concentração. Já o capitão, Ricardo Horta, pediu mais consistência à equipa e admite que a equipa precisa de tempo para assimilar as ideias do treinador, depois de ter mudado de treinador logo após o fim da pré-época.

    Declarações de Carlos Carvalhal, treinador do SC Braga:

    Entrada difícil: "Fizemos uma entrada expectável tendo em conta que jogámos em casa do FC Porto. Ambos queríamos dar resposta aos maus resultados na Europa. A partir dos 25 minutos conseguimos controlar o jogo e num momento em que estávamos bem sofremos o golo numa desatenção, parecido com o que aconteceu em Atenas."

    Grande segundo tempo: "Fizemos uma segunda parte de categoria, com muitos remates e pecámos na finalização. Não estamos satisfeitos com o resultado e temos de retificar estas desatenções. Tivemos uma atitude competitiva fantástica, especialmente na segunda parte. estes jovens vão-se afirmar e a paragem vai ser boa para reaparecermos em força".

    Falta de concentração: "Uma das valências de equipas de alta competição é a concentração durante os 90 minutos. Hoje cometemos erros diferentes dos do passado. Sofremos cinco golos neste últimos dois jogos, mas não foram golos em que o adversário teve grande mérito. Demos uma imagem boa e provámos que estamos aqui para animar o campeonato".

    Paragem será positiva: "A nossa expectativa para esta paragem é recuperar jogadores, ter tempo para trabalhar e assimilar ideias. Temos tido jogos consecutivos e os jogadores precisam de descansar. Parece que a tendência de lesões acabou e a equipa está mais adaptada á nossa forma de jogar. Tivemos muitas coisas boas e não é por perdermos que está tudo mal".

    Declarações de Ricardo Horta, capitão do SC Braga:

    Análise ao jogo: "Ao fim dos primeiros 20 minutos equilibrámos o jogo e sofremos o golo na fase em que estávamos bem. Queríamos reagir à derrota com o Olympiacos e acho que merecíamos ter saído daqui com pontos. Fizemos por isso, especialmente na segunda parte".

    Mudança na segunda parte: "Estando a perder precisávamos de ir atrás do golo e fizemos isso bem. Sofremos um golo numa desatenção, mas conseguimos ir atrás do resultado. Pôr o FC Porto a perder tempo no Dragão diz muito. O resultado não é bom mas fizemos uma grande exibição".

    O que falta à equipa: "Temos de ser consistentes ao longo dos jogos e da época. Temos de ter sempre a mesma qualidade de jogo, manter o ritmo alto e estar sempre alerta para crescermos enquanto equipa. As pausas são sempre boas, especialmente para uma equipa que mudou de treinador e teve de mudar tudo passado um mês do início da época".

    Vítor Bruno: «Percebo a impaciência dos adeptos, também sou impaciente» zerozero.pt 06/10 - Domingo, às 22:02

    Vítor Bruno, treinador do FC Porto, falou à Sport TV depois da vitória por 2-1 sobre o SC Braga. 

    VIDEO | Resumo FC Porto 2-1 SC Braga zerozero.pt 06/10 - Domingo, às 21:52

    Termina a partida! Triunfo muito suado do FC Porto, diante do SC Braga, por 2-1, no fecho da 8.ª jornada da Liga Betclic. Prevaleceu a lei do mais forte com golos de Galeno, na primeira parte, através de um castigo máximo; de Roger, naquele que foi o empate bracarense, logo após o reatamento, e, pouco depois, com o golo de Pepê, que fechou o marcador. Azuis e brancos continuam a três pontos do líder Sporting, sendo o seu mais direto perseguidor.

    FC Porto sua muito para derrotar o SC Braga e continua a pressionar o líder da I Liga sapo.pt 06/10 - Domingo, às 21:30

    O FC Porto ultrapassou o desaire de quinta-feira, para a Liga Europa, e bateu o SC Braga (2-1), em jogo da oitava jornada da I Liga. Os dragões tiveram de suar muito perante uma equipa de grande qualidade, mas conseguiram perceber o que os diferentes momentos do jogo pediam e reforçaram o segundo lugar, pressionando o líder Sporting que está a três pontos.

    Vítor Bruno terá ficado satisfeito com a exibição no encontro com o Manchester United e apresentou exatamente o mesmo onze inicial para este encontro.

    Já Carlos Carvalhal mexeu mais na equipa: Arrey-Mbi saiu do onze e João Ferreira foi puxado para o eixo defensivo, abrindo caminho para Victor Gómez no lado direito da defesa. André Horta deu o lugar a Gorby e Bruma saiu para a a entrada de Roger Fernandes.

    O jogo teve um arranque supersónico, pois aos 3 minutos as redes bracarenses já abanavam. Nico González lançou Pepê com um grande passe e o brasileiro cruzou para Samu que com uma grande finalização voltou a festejar. No entanto, João Pinheiro foi chamado a ver o lance pelo VAR e detetou um empurrão do avançado a João Ferreira, invalidando o golo.

    Os dragões não demoraram a impor-se ao adversário e rapidamente assumiram o controlo das operações. No primeiro quarto de hora criaram os lances de maior perigo, além de dominarem a posse de bola, mas os guerreiros mostraram sempre muita atenção a defender.

    Com o passar dos minutos o domínio acentuava-se e as melhores ocasiões surgiam em catadupa e vestidas de azul e branco. Primeiro foi Nico González a entrar dentro da área com a bola controlada e a optar por um remate que saiu a milímetros do poste, depois foi Galeno a receber um bom cruzamento de João Mário, mas a não dar o melhor seguimento ao lance.

    Só perto dos 30 minutos é que o SC Braga conseguiu incomodar Diogo Costa, quando Ricardo Horta encontrou Vítor Carvalho dentro da área, com um passe magistral, e o médio brasileiro obrigou o guarda-redes portista a empenhar-se para manter o nulo no resultado.

    O jogo parecia que ia sem golos para o intervalo mas, quando menos se esperava, Galeno agitou o encontro. O brasileiro foi o alvo de um grande passe do compatriota Pepê, mas não conseguiu receber porque sofreu falta de João Ferreira. Na conversão, o camisola 13 não tremeu e abriu mesmo o marcador no Dragão, contra a antiga equipa. 

    Segundo tempo elétrico trouxe brilho ao jogo

    Não se sabe o que Carlos Carvalhal disse à equipa no intervalo, mas resultou. O SC Braga voltou mais mandão, com vontade de mostrar que também podia assumir o controlo e fez o golo do empate aos 53 minutos.

    Marín fez um cruzamento intercetado poe Nehuén Pérez para a entrada da área e Roger não se fez de rogado, mandando uma "bomba" com o pé esquerdo que ainda bateu na trave antes de entrar na baliza de Diogo Costa, que não teve qualquer hipótese de defesa.

    Apesar de os guerreiros parecerem estar melhor no jogo nesta fase, o empate não durou muito. Num momento que fez lembrar o que se passou num jogo do Tottenham, na altura treinado por José Mourinho, foi um dos apanha-bolas a brilhar. 

    Após um corte de Nikaté, o jovem deu rápido a bola a Martim Fernandes, o que lhe permitiu encontrar Nico González em boa posição. O espanhol isolou Pepê e o camisola 11 rematou rasteiro para recolocar os dragões na frente do marcador, aos 59 minutos.

    Por volta dos 67 minutos os adeptos desligaram-se momentaneamente do jogo para homenagear um herói que regressou ao Dragão. Pepe esteve na bancada a assistir à partida e foi alvo de uma forte salva de palmas e de cânticos com o seu nome. Claramente, os adeptos não esqueceram o capitão das últimas épocas. 

    O golo trouxe menos critério ao encontro, tornando-o muito mais partido e com um menor rigor tático, também fruto do cansaço. O SC Braga voltou a tentar assumir o controlo, enquanto o FC Porto teve de baixar linhas para não se expor tanto.

    Na parte final do jogo a equipa de Carlos Carvalhal foi quem mais procurou o quarto golo do encontro e fez muito para o conseguir, mas os portistas mostraram qualidade defensiva e somaram novamente três pontos. Ainda assim, não se livraram dos fantasmas de quinta-feira, uma vez que nos últimos minutos El Ouazzani aproveitou uma bola recuperada perto da área para obrigar Diogo Costa a uma grande defesa. 

    Passado o susto e o perigo, o FC Porto totaliza 21 pontos e continua na perseguição ao líder Sporting, que tem 24.

    FC Porto vence SC Braga no Dragão ao intervalo sapo.pt 06/10 - Domingo, às 20:19

    O FC Porto chega ao intervalo a vencer o SC Braga, em encontro da oitava jornada da I Liga. Numa grande penalidade conquistada por si, Galeno não tremeu da marca dos onze metros e está a vencer ao fim dos primeiros 45 minutos.

    Minuto 3

    Golo anulado ao FC Porto! Samu volta a marcar, mas comete falta sobre João Ferreira durante a jogada que conclui para o fundo das redes, a passe de Pepê! João Pinheiro é chamado pelo VAR e cancela o golo portista! Tudo na mesma no Dragão!

    Minuto 11

    Falta de Nico González sobre Roger junto à linha lateral, corredor direito do ataque arsenalista. Na sequência do lance, Vítor Bruno protesta e João Pinheiro vai ao banco portista exibir o amarelo ao técnico dos azuis e brancos.

    Minuto 20

    Nico González! Grande jogada do médio espanhol, que avançou para a grande área contrária num contra-ataque veloz, arranjou espaço para rematar mas disparou ao lado do poste mais distante da baliza de Matheus! FC Porto perto do 1-0!

    Minuto 22

    Galeno! cavalgada de João Mário pela direita, mais um cruzamento atrasado e Galeno recebe na zona de tiro, roda e remata ao lado! Bem se pode dizer que o brasileiro "tirou o pão da boca" a Nico González, que surgia lançado para tentar o remate na passada, de frente para a baliza!Minuto 30

    Vítor Carvalho! SC Braga quase marca! Diogo Costa agiganta-se e ganha um frente a frente com o médio dos visitantes, que surgia isolado após passe cruzado de Gabri Martínez!Minuto 45+1

    Bola para a esquerda, Matheus para a direita e os azuis e brancos na frente do marcador, a poucos instantes do fim do primeiro tempo!

    Acompanhe o FC Porto-SC Braga AO MINUTO sapo.pt 06/10 - Domingo, às 19:20

    O FC Porto recebe o SC Braga (20:30), em jogo da oitava jornada da I Liga, após ambas as equipas terem registado resultados menos positivos na jornada europeia a meio da semana.

    Dragões sofreram o golo do empate frente ao Manchester United a poucos minutos do fim, enquanto os guerreiros sofreram uma derrota pesada contra o Olympiacos, ambos para a Liga Europa.

    Nacional – Benfica tem nova data rr.pt 06/10 - Domingo, às 19:09

    Jogo deste domingo durou oito minutos devido ao nevoeiro na Choupana.