Benfica vs Marselha - 4ºs de final da Liga Europa - 1ª mão. 11/04/2024 18:00 O Belo Voar da Águia

     


    Benfica 2 * 1 Marselha
    ...

    O Comité de Arbitragem da UEFA nomeou o árbitro Michael Oliver (Inglaterra), internacional desde 2012, para apitar o jogo da 1.ª mão dos quartos de final da Liga Europa entre o Benfica e o Marselha, às 20h00 de quinta-feira, 11 de abril, no Estádio da Luz.

    A equipa de arbitragem para o jogo é ainda constituída por Stuart Burt e Daniel Cook como árbitros assistentes e Andrew Madley na função de quarto árbitro.

    Chris Kavanagh estará no papel de videoárbitro (VAR), assistido por Jarred Gavan Gillett (AVAR).

    Constituição das equipas:

    ONZE DO BENFICA: Trubin; Bah, Otamendi, António Silva e Aursnes; Florentino, João Neves; Di María, Rafa e Neres; Tengsted.

    SUPLENTES DO BENFICA: Samuel Soares, André Gomes, Carreras, Morato, Orkun Kökcü, João Mário, Rollheiser, Marcos Leonardo, Tomás Araújo, Tiago Gouveia e Arthur Cabral.
    ***
    ONZE DO MARSELHA: Pau Lopez; Mbemba, Balerdi, Gigot, Merlin; Luis Henrique, Veretout, Kondogbia; Harit, Moumbagna, Aubameyang.

    SUPLENTES DO MARSELHA: Blanco, Ounahi, Correa, Ndiaye, Soglo, Said M’Madi, Daou, Murillo.
    ..........................................

    Venha o próximo jogo.
    .

    09/04/2024 15:11 O Belo Voar da Águia

     AMBIÇÃO,  GESTÃO,  INTELIGÊNCIA  E  EXIGÊNCIA 

    Porque já passam alguns dias após o ultimo jogo, e só durante esta madrugada o visualizei, não vou tecer grandes considerações sobre o mesmo. Até porque muito, do essencial, já foi dito.
     Da maneira que vejo Futebol, confesso que um pouco tendenciosa, mas posso fazê-lo porque não sou jornalista nem árbitro, acho que o Benfica não merecia perder . Mesmo o empate, embora aceitável, traria um amargo de boca...Mas está feito, nada a fazer.

    O jogo : Schmidt novamente a fazer a equipa encaixar-se no onze do adversário. Voltou a não surpreender em nada. Nem no timing das substituições ! Amorim a controlar os acontecimentos, como faz contra qualquer equipa que não o obriga a mudar o sistema, como por exemplo jogar com dois pontas de lança, ou extremos a atacar o espaço entre o central fixo e os das alas...

    Sofremos dois golos RI-DI-CU-LOS...ridiculos. Nem nos iniciados se sofrem golos daquela maneira infantil.
    Eu nem quis acreditar quando vi o segundo golo. Revi o lance três ou quatro vezes...Na marcação do canto a equipa do Benfica está TODA, dentro da área. Temos lá os onze jogadores. Mas são jogadores sem qualquer noção de marcação nem de espaço. Não sabem  quem marcar, nem que zona do terreno ocupar eficazmente. Não têm posições definidas...é basicamente, seja o que Deus quiser !! Isto é mesmo muita falta de treino especifico de bolas paradas.

    O ranhoso Pote a provocar o Di Maria, e este, a mostrar o burro egocêntrico que é, a responder. Metralhas pareciam ter ignorado o lance, tanto o apitadeiro como o rouVARista...Seguindo o critério que têm mostrado, nomeadamente na expulsão do mini ceição no estádio das rachas, seria amarelo pela festarola no focinho do provocador...Mas a expulsão aceitava-se. O lance afinal não ficaria esquecido e a resposta viria na não expulsão do Hjulmand, por duas vezes com duplo amarelo, e ao ignorar um penalty visivel da Lua cometido sobre o Otamendi. Não há qualquer novidade, é mais do mesmo. RouVAR o Benfica é o que está a dar...e é fácil. Não há no Benfica, quem se arrisque a perder o honroso prémio fairplay ! 

    Até ao final da Liga, temos obrigação de ganhar TODOS os jogos que nos faltam. Haja DIGNIDADE e RESPEITO pelo Benfica.
    Além das influências externas, podemo-nos também queixar, e muito, de nós próprios. Parece que a Equipa só acordou para os jogos com a equipa do LuMiar.
    Até agora perdemos 17 pontos, assim distribuídos : 
    - Três derrotas ( ladroagem do Bessa, descalabro do Dragão e roubalheira do sapódromo) ;
    - Quatro empates ( Casa Pia e Farense em casa e Moreirense e Vitória Guimarães fora. Algumas decisões polémicas dos habituais do costume, mas também muita culpa própria).

    Agora, chamem-me maluco, crente das causas perdidas ou o que bem acharem, no fim estarei cá para dar o braço a torcer e reconhecer estar errado...Mas se jogarmos até final como o fizemos nos últimos jogos, e vencer os que faltam...seremos Campeões.
    Mas se por algum motivo, não for possível, pelo menos é fundamental assegurar o segundo lugar, pois este até poderá permitir acesso direto á nova Champions.

    O titulo deste Post, tem a ver, com o que eu acho fundamental ter-se em consideração no inicio, e durante toda a época desportiva.
    Ambição que nos permita ter confiança em querer ganhar as competições em disputa ;
    Gestão, tanto no sentido lato da palavra, como num sentido mais restrito, em que englobo, principalmente, o saber gerir as ambições e as expectativas geradas com as mesmas ;
    Inteligência para compor um plantel que se quer vitorioso. Jogadores certos, por posição, para o sistema de jogo, ou sistemas, pretendido. Sem serem necessárias adaptações, e não comprar "tudo o que mexe" a pensar unicamente no lucro que podem vir a dar. Inteligência para aproveitar a Formação e saber olhar para os jogadores que jogam na nossa Liga.
    Exigência. Fazer da exigência de vitória, em todos os jogos, uma cultura. Fazer sentir permanentemente essa exigência, desde os escalões de Formação, onde parece estar instalada uma "cultura de derrota", dando a ideia que tanto faz perder como ganhar. Um exemplo : A equipa B, perdeu nesta jornada, com uma equipa estava já sem ganhar há 10 (dez) jogos !! E não se passa nada! Esta Equipa, que deveria ser a "sombra" da Equipa principal, é vulgaríssima, apesar de ter bons jogadores. Pode-se dar algum desconto, porque têm de jogar contra jogadores mais velhos e experientes, mas podiam fazer muito mais. Da Equipa sub23 da Liga Revelação nem vale a pena falar...é outra nódoa do que deve ser jogar "À Benfica"...

    OBS 1 : Alertado, hoje puxei a "cassete" atrás e fui fazer zaping nos programas desportivos, principalmente os da CMTV. 
    O "ALERTA" de ontem era que José Mourinho estava a caminho do Benfica. Não me parece que seja verdade. Infelizmente, digo eu. Para mim seria o Treinador, e pessoa, ideal para o Benfica de hoje.
    Acabado ? Pois sim...Acho que diziam precisamente o mesmo de Carlo Ancelotti quando estava no Nápoles e posteriormente no Everton...Ganhando BOLA...
    Mourinho só não ganhou no Tottenham, porque o cretino burro do presidente, vingando-se dele por não colocar a jogar os jogadores que exigia, o despediu na semana da final da Taça da Liga Inglesa frente ao City. 
    Sei que estou praticamente sozinho na preferência, mas sendo possível...não hesitaria. 
    O tão proclamado ego ? O dele não seria problema...Os dos outros, que o têm exacerbado, sem qualquer razão , é que teriam de o meter no saco...Neste momento, um dos problemas do Benfica é mesmo esse, a cobardia, o medo de substituir ou colocar no banco determinados jogadores ! 

    OBS 2 : No seguimento do tal "Alerta", O Dep. de Informação do Benfica viu-se na necessidade de negar a noticia, dizendo ser falso estarem a negociar ou à procura de Treinador. Muito bem, digo eu, até pela altura em que nos encontramos na Liga. Muito mal, digo eu também, devido ao conteúdo do que foi escrito, não sei por quem.
    Passo a explicar o porquê da minha ideia. O Benfica SAD é uma Empresa cotada em bolsa, estando neste preciso momento num processo de Empréstimo Obrigacionista...Não pode ser sujeita a especulação.
    O que deveria ter saído no tal Comunicadozinho, era precisamente essa evidência, complementada com um parágrafo, onde era mencionada a proibição de entrada nas suas instalações do meio de Comunicação Social que difundiu tal noticia, sem que antes haja uma retratação publica com pedidos de desculpas ás partes envolvidas.   

    SEMPRE PELO BENFICA
    VIVA O BENFICA


    José Mourinho? Não obrigado. 09/04/2024 13:27 Geração Benfica


    Começo por dizer: sou um fã de José Mourinho.

    Revolucionou o futebol, a forma de estar dos treinadores e a forma de motivar jogadores.

    E por isso, ganhou tudo o que havia para ganhar nos países por onde passou.

    Deixou no FCP, no Chelsea, no Inter e no Real Madrid equipas montadas que duraram muitos anos e deram muitos títulos posteriormente à sua saída desses clubes.

    Quanto ao SL Benfica, culpo Manuel Vilarinho pela sua saída repentina do clube, mas em que Mourinho também não esteve bem na postura agressiva, não valorizando que tinha todos os benfiquistas do seu lado.

    E culpo Vieira por ter falhado a sua contratação ao Leiria ao querer impor Jesualdo Ferreira na sua equipa técnica.

    Mas porque escrevo sobre Mourinho?

    Muito se tem especulado sobre o seu futuro imediato e sobre uma hipotética vinda para o SL Benfica.

    Digo com toda a frontalidade: sou contra.

    Acho que Mourinho perdeu não a sua “magia” mas a qualidade da equipa técnica. Nos seus anos de ouro, Mourinho tinha o “mojo” mas o trabalho adicional da sua equipa técnica era fundamental.

    Hoje Mourinho nota-se que é um tipo sozinho no banco, sem aquela estrutura que acautelava todos os pormenores.

    Daí que sem esse respaldo fundamental, acho que Mourinho está destinado a um percurso mais instável, embora os resultados no Manchester United e na Roma tenham sido do que de melhor esses clubes fizeram nos últimos tempos.

    Precisamos de um treinador de qualidade e de futuro. Termos Mourinho sozinho com uma equipa técnica colada a papel e cuspo não irá servir de nada.

    Roger Schmidt já vai tarde no final da temporada. Há que acautelar o futuro com tempo.

    Não acredito que Rui Costa e o contabilista que manda na SAD saibam como o fazer, mas quero acreditar que ainda vão a tempo de aprender.

    Isto não vai lá com "mudança de treinador". Repetir os mesmos erros não é solução! 08/04/2024 09:22 Geração Benfica

    Desde a derrota - esperada por muitos - com o SportingCP que tem sido uma roda viva: Despeça-se já o treinador, convoquem-se eleições, venha o Mourinho, venha o Noronha, venha o raio que vos parta a todos os que continuam à procura do Cosme Damião dos tempos modernos.

    Até tive que ler que é uma vergonha o SLBenfica não dominar na Liga Portuguesa como domina o Bayern na Alemanha. Que deviamos ganhar por definição, salvo alguma excepção. Bom, sim... o pessoal quando perde viram "divas" e entre muita merda que se diz da boca para fora, vemos estas "obras de arte" de falta de noção e acima de tudo falta de conhecimento histórico.

    Vamos só colocar os pontos nos is: O SLBenfica é o clube com mais dimensão, mais adeptos, mais titulos, mais capacidade de gerar receitas, etc. mas nunca foi "o vencedor por definição". Houve muitos contextos históricos que justificaram o grande impulso que o SLBenfica teve até final da decada de 70, porém - ainda assim - o Benfica nessa altura ganhou pouco mais de metade dos titulos de campeão - se não estou em erro foram 13 em 20 (nas decadas douradas de 60 e 70).

    Portugal, sempre foi um pais onde o SLBenfica naturalmente deve ambicionar ganhar 2/3 dos titulos disputados num determinado periodo e onde o excepcional é ganhar metade ou menos. Acharmos que vamos ganhar 8 em 10 ou 4 em 5 de forma recorrente, é apenas absurdo. E se juntarem a isso mais de 40 anos de um poder executivo na FPF (e agora na Liga) altamente condicionado... pior.

    A próxima decada será dominada - como a decada de 80 e 90 - por um "patrão na sombra". Na altura era o Joaquim Oliveira e agora será o Antero Henriques. É o que é... não acordaram quando foram avisados há dois e três anos, agora é tarde... é viver com isso e tentar minar por dentro sem fazer muitas ondas para não acabarmos esturricados.

    Dito isto, andar a pensar que é por mudar um presidente ou um treinador que isto lá vai... é absurdo, infantil e sem qualquer sentido. O que o pessoal precisa querer, não é bater no peito e terem a mania que são exigentes.

    O SLBenfica nunca foi uma ou duas pessoas, nem o Eusebio fez o SLBenfica, pelo contrário.. foi o SLBenfica que fez o Eusébio. O que precisamos é que o SLBenfica, seja com este treinador e presidente ou com outros, faça uma profunda transformação de liderança.

    Precisamos de um presidente NO CLUBE que tenha a humildade suficiente para entender que a SAD é uma das maiores empresas portuguesas e entre as mais prestigiadas da sua industria internacional e que por isso precisa de gestores profissionais seleccionados em função da sua capacidade de definir e implementar um projecto desportivo assente na conquista de titulos, valorização dos activos e do património e retorno financeiro.

    O SLBenfica, desde os tempos de Vieira assumiu uma postura vaidosa e aburguesada... Vieira usava muito a frase de que estavam 10 anos à frente... e estiveram, mas não foi pelo Vieira, foi pelos profissionais recrutados ao mercado empresarial e que ajudaram a transformar o clube e a implementar práticas empresariais copiadas internamente e internacionalmente.

    Depois disso e com a entrada no circulo de poder, Vieira aburguesou-se... e com um regime altamente presidencialista, o Benfica aburguesou-se, acomodou-se e hoje em dia, dos dirigentes aos adeptos, todos acham que deviamos ganhar "porque sim"...

    NÃO! NÃO e NÃO! Entendam que enquando o SLBenfica for liderado desta forma, ao sabor dos caprichos dos treinadores, escudado nas convicções do benfiquismo de um presidente e gerido por uma equipa de gente ultrapassada e que se protege antes a eles que ao Clube... Estaremos sempre muito mais perto de perder e, diga-se, com toda a justiça.

    O SLBenfica tem um Presidente eleito para o Clube. Foi democraticamente eleito, assim como os demais orgãos sociais. A justiça far-se-á nas urnas, porém não abona a favor de ninguém, aparecerem em Maio ou Junho a levantar o peito a dizer que são muito benfiquistas, quando andaram 4 anos a assobiar para o lado e, principalmente, desaparecidos em combate.

    Até la, o actual Presidente tem A RESPONSABILIDADE de mudar drasticamente o que não fez até agora. Não me vou repetir, porque recentemente tenho escrito sobre os elementos fundamentais que devem ser alterados. É so irem reler o historico recente do blog.

    Continuar a gritar, querer que corram mais, que sejam mais exigentes, etc isso é tudo treta!!!!! Não sai limonada quando se expremem laranjas. 

    Eu foi muito claro em todas as eleições: Era fundamental, quem ia a votos, dizer que era a equipa de gestão da SAD e os motivos da minha exigência estavam à vista... uma SAD incompetente, sem capacidade de liderança, um Benfica sem estratégia, sem rumo... Até no FCPorto (que é o mais parecido com um clube de bairro que conhecemos entre os clubes maiores) os seus candidatos estão a apresentar-se detalhando quem são as equipas de gestão, fazendo essas pessoas partilhar as suas ideias e modelos de gestão para o futebol e área financeira. 

    No Benfica, Vieira sempre foi a votos com a máxima "votem em mim ou será o apocalipse" e Rui Costa comeu da mesma gamela e foi a votos a bater no peito e a dizer "eu já fui jogador, sei bem como é". 

    Os exigentes continuam a exigir as coisas erradas... a atitude vem da liderança, tal como o projecto e a estratégia. Podem chamar-se Rui, Luis, João, Francisco, Bruno, Mauro ou Luis André como o outro... o que interessa é o modelo de liderança - precisamente o que o SLBenfica NÃO TEM.

    Por isso mesmo, volto a insistir:
    - Rui Costa deveria desde já assumir que a vitória na Liga Europa passou a ser o maior objectivo da época, assim como vencedor todos os jogos do campeonato até final.
    - Assumir, face aos maus resultados desportivos e financeiros da SAD, anunciar que todos os membros abdicarão do seu mandato quando estiver identificada uma nova liderança.
    - Contratrar uma empresa especializada em recrutamento de executivos para contratar o futuro presidente da SAD para a próxima época e essa mesma empresa deverá acessorar o futuro presidente da SAD na escolha dos demais administradores, escolhidos em função do perfil necessário para a implementação do projecto definido pelo Presidente.

    Isto não é nem pode ser visto como uma despromoção de Rui Costa. Aliás é irrelevante o que pensa sobre isso... O clube é o maior accionista / patrão da SAD, porém esta é um negócio empresarial, não é (apenas) uma questão de benfiquismo. o Presidente da SAD deveria prestar contas aos donos do Clube que ele gere... serem uma e a mesma pessoa deixa-nos reféns do lider.

    HÁ CORAGEM OU VAMOS PARA UMA DÉCADA (PELO MENOS) DE TRAVESSIA NO DESERTO?


    Sporting CP 2-1 SL Benfica: queda anunciada 07/04/2024 13:32 Geração Benfica

     

    A derrota de ontem frente ao Sporting CP (2-1) deixou o SL Benfica mais longe da renovação do título de campeão nacional (e só não digo já que não será campeão porque ainda é matematicamente possível).

    O Benfica ficou mais longe do título por culpa própria. Fez-se o maior investimento de sempre na história do clube (mais de 100 milhões de euros), proporcionando a Roger Schmidt um amplo plantel. Alguns dos jogadores comprados acabaram por mostrar desde cedo que não iam corresponder ao que lhes eram pedido, outros, sempre que utilizados, foram mostrando bons pormenores, porém não foram aposta regular. 


    No dérbi de ontem, assim como no de terça-feira, viu-se uma equipa com mais garra e ambição, algo que tantas vezes faltou durante a presente época. Por que é que não se jogou sempre com esta atitude? A falta da mesma, aliada a outras falhas, valeram ao Benfica a perda de pontos contra equipas teoricamente mais fracas e, consequentemente, foram afastando a equipa do primeiro lugar. 


    Uma das principais falhas reside na forma como Roger Schmidt lê o jogo e nas escolhas que faz. Quantas vezes nesta época o Benfica deu 45 minutos de avanço ao adversário porque o seu treinador errou no onze escolhido e na estratégia montada? E depois, ao intervalo, lá tentou remendar. Em alguns casos o final foi feliz, mas noutros nem tanto. Ainda neste ponto importa falar das substituições, o tema mais abordado e quase sempre pela negativa. Ontem não foi exceção. 


    Uma equipa que está obrigada a ganhar para continuar na luta pelo título não pode fazer praticamente 90 minutos com jogadores em campo que estão a passar completamente ao lado do jogo. A partir dos 70 minutos do dérbi foi notória a necessidade de refrescar a equipa, sobretudo na frente. Foi precisamente nesse momento que Roger fez a primeira alteração na equipa para tirar Tengstedt e lançar Arthur Cabral. Insuficiente. Rafa esteve muito apagado, teria justificado a sua saída mais cedo, mas só foi substituído aos 93 minutos, como se não houvesse opções válidas no banco para mexer mais cedo na equipa…


    Talvez não o tenha feito por não ter a confiança necessária nesses jogadores para os lançar num jogo com tanta importância. Tivesse apostado mais em Gouveia, Rollheiser e Carreras e talvez ao dia de hoje o Benfica se encontrasse numa situação mais favorável. O que se tem visto é uma estagnação tanto a nível individual, como a nível coletivo. E isto, para uma equipa como o Benfica, não pode ser aceitável. 


    Assim como não pode ser aceitável gastar tantos milhões em avançados e nenhum se encaixar no estilo de jogo do Benfica. Tengstedt é um falso ponta de lança. Tem-se mostrado bem a trabalhar para a equipa, mas precisa de uma referência na área, como por exemplo Cabral, para finalizar. Contudo, Roger Schmidt não joga para os avançados que tem. Todos podiam render bem mais se o estilo de jogo fosse outro. 


    Voltando ao dérbi e à derrota que daí saiu destaco ainda os golos sofridos pelo Benfica. Ambos nascem praticamente da mesma forma: Geny apareceu sempre sozinho. Depois de marcar o primeiro o jogador do Sporting continuou a ameaçar e por várias vezes o jogo foi passando por ele, muitas vezes sem que os jogadores do Benfica lhe criassem dificuldades. O segundo golo foi sendo anunciado ao longo do jogo e acabou mesmo por surgir porque os jogadores do Benfica voltaram a cometer o fatal erro de deixar Geny com espaço para fazer o que queria. 


    Estamos a pouco mais de um mês do fim da época e a sensação que fica é que o investimento feito não deu frutos e que o desnorte foi uma constante. Que o filme desta época sirva de aprendizagem para o futuro e que não se volte a cometer tantas falhas fatais. 

    Perdido 07/04/2024 00:52 Tertulia Benfiquista

    Uma entrada a dormir e uma saída de rastos, e o título praticamente perdido. Tal como na terça-feira, podíamos ter ganho este jogo mas acabámos a pagar pelos nossos erros, com a sorte a sorrir ao adversário nos instantes finais num jogo que só teve golos dos laterais direitos.

    2.jpg

    O nosso treinador tem feito muito disparate, mas acho que mesmo assim ninguém esperaria que houvesse mudanças no onze titular, o que veio a verificar-se. Foi com este onze que dominámos o jogo da taça e fazia todo o sentido mantê-lo. O problema foi uma entrada completamente desastrada no jogo. Não se pode oferecer um golo na primeira vez que o adversário chega à nossa baliza. Não compreendo tamanha passividade quando o Pedro Gonçalves recuperou a bola e entrou pela direita, com os nossos jogadores a ficarem a olhar em vez de alguém cair em cima dele. O cruzamento acabou por sobrar para o lado oposto, onde o Catamo estava solto para finalizar de baliza aberta. A reacção foi boa - jogámos no mesmo registo do último jogo, a ser capazes de pressionar alto e com eficácia a saída de bola do Sporting, e assumimos o controlo do jogo, com a equipa da casa a jogar literalmente em contra-ataque, um luxo a que se podia dar dada a oferta inicial da nossa parte. Uma vez mais, no entanto, más decisões no último terço - e por mais de uma vez tivemos recuperações de bola que nos permitiram apanhar a equipa do Sporting descompensada e em situação de igualdade da defesa para o ataque - impediram-nos de criar muitas ocasiões flagrantes de golo, especialmente porque precisamente hoje tivemos um dos nossos jogadores mais determinantes, o Rafa, em noite completamente não. Na primeira parte foi dele a melhor situação de golo, quando recebeu a bola completamente à vontade à entrada da área, e depois finalizou para a bancada. O empate, que já se justificava, acabou por surgir no último lance na primeira parte: um livre marcado pelo Di María a partir da esquerda, ainda bem longe da área, com a bola a ir cair na zona do poste mais distante, onde o Bah entrou de forma fulgurante para fazer o golo de cabeça.

    1.jpg

    Para a segunda parte, o Sporting pareceu entrar mais decidido nos primeiros minutos, mas aos poucos o Benfica equilibrou e num jogo dividido conseguiu criar as situações mais perigosas para marcar. E a maior parte das vezes novamente graças a recuperações altas de bola e maus passes por parte dos jogadores do Sporting, que pressionados acabavam por nos entregar a bola. O Neres viu uma bola cortada por um defesa quando esta se encaminhava para a baliza, já depois de ter passado pelo guarda-redes (grande passe do Di María), o Rafa viu um desvio de calcanhar ser também cortado no momento certo por um defesa, e o guarda-redes do Sporting negou o golo ao Di María com uma grande defesa, com a bola ainda a tocar no ferro da baliza. A resposta do Sporting continuava quase sempre a ser em lances de transição, tendo o Gyökeres acertado com estrondo na barra num remate cruzado. À entrada para o último quarto de hora o jogo estava claramente num cenário em que quem marcasse ganharia, mas parecia mais provável que a acontecer, esse golo fosse nosso. Só que a nossa equipa começou a dar sinais de cansaço. Em especial os jogadores da frente, pelo muito trabalho que tiveram a pressionar e a cortar linhas de passe constantemente. O cansaço era dos dois lados, mas enquanto que o treinador do Sporting foi constantemente refrescando a equipa com substituições, o nosso manteve-se na sua teima de nunca fazer todas as substituições, e de fazer aquelas que ainda faz tarde e a más horas. Trocou apenas de avançado a vinte minutos do final, e depois ficámos a ver a equipa a perder progressivamente gás enquanto o Sporting crescia nos minutos finais. O Sporting retirou mesmo o Hjulmand do campo, que arriscava ver um segundo amarelo, enquanto que o Benfica nada fez e acabou com o Aursnes expulso (nota: o Benfica fez apenas dez faltas durante todo o jogo e acabou com sete cartões amarelos). Já no período de descontos, estivemos durante largos minutos com o jogo parado à espera do VAR enquanto não se marcava um pontapé de canto (depois de uma situação claríssima de golo por parte do Sporting) e eu comentei mesmo para o meu colega de bancada que com tanto tempo parado arriscavamo-nos a perder as marcações e a sofrer um golo. Que foi mesmo o que aconteceu, com o Catamo a receber a bola completamente sozinho sobre a esquerda à entrada da área e a rematar cruzado para o golo. Depois do mal feito, aí sim, duas substituições feitas para jogarem um par de minutos, o Kökçu mais uma vez para jogar na esquerda no lugar do Neres, e o Marcos Leonardo no lugar do Rafa. Ainda assim, na sequência de um livre ainda tivemos uma situação muito perigosa do Marcos Leonardo, que foi cortada nem percebi bem como por um defesa já perto da linha de golo.

    3.jpg

    Destaques no Benfica, o Di María, de cujos pés nasceram a maior parte das situações de perigo, e para o Bah, que marcou o golo e voltou a mostrar estar na sua melhor forma. Já do outro lado, o Aursnes desta vez teve um jogo para esquecer. A dupla de médios teve um jogo de muito trabalho, recuperou imensas bolas, mas também foi caindo fisicamente na fase final do jogo, em especial quando o Sporting refrescou completamente o meio campo e nós nada fizemos.

     

    Foram dois jogos seguidos que podíamos e deveríamos ter ganho, em especial o da taça, e em que acabámos por perder dois troféus. O que acabou por marcar a diferença nestes dois jogos foi sobretudo o aproveitamento. Uns marcaram sempre mais do que as ocasiões que criaram, e nós marcámos sempre menos. O autismo do nosso treinador no que diz respeito às substituições não foi hoje que apareceu, tem-se revelado ao longo de toda a época e culminou hoje, em que provavelmente perdemos mesmo o jogo com grande peso desse factor. E não serve o argumento de falta de qualidade no banco, porque temos lá muito melhores jogadores do que o adversário (por exemplo, aquele ex-Estoril que entrou para o meio campo foi péssimo e quase que nos ofereceu um golo, mas pelo menos tinha pernas para correr). Só que o treinador adversário, perante a evidência da falência física, não hesitou em fazer as mudanças que se impunham. O nosso ficou a contemplar, perdido nas ideias dentro da sua própria cabeça.

    Sporting vs Benfica - liga Betclic - 28ª Jornada. 06/04/2024 18:00 O Belo Voar da Águia


    Sporting  2  * 1  Benfica
    .

    O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quinta-feira, que o dérbi eterno será ajuizado por Artur Soares Dias. O encontro entre Sporting e Benfica realiza-se em Alvalade, às 20h30, a contar para a 28.ª jornada da I Liga.

    Paulo Soares e Pedro Ribeiro serão os assistentes do árbitro da Associação de Futebol do Porto, enquanto Nuno Almeida estará no papel de quarto árbitro. No videoárbitro, na Cidade de Futebol, estará Luís Godinho, que vai ser auxiliado por Rui Teixeira.
    .
    SPORTING: Franco Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyökeres e Pote.
    .
    Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, Edwards, Nuno Santos, Paulinho, Daniel Bragança, Diomande, Esgaio, Eduardo Quaresma e Koindredi.

    BENFICA: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; Florentino e João Neves; Di María, Rafa e Neres; Tengstedt.
    .
    Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Arthur Cabral, Kökcü, João Mário, Marcos Leonardo, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.  
    .
    Sporting ganhou. Parabéns ao futuro novo campeão.
    .

    ACORDEM! Os "40 Anos disto" não são uma pessoa, é um poder instalado! 05/04/2024 15:02 Geração Benfica

    Ontem apareceu nos jornais que o Rui Costa terá confrontado o árbitro no túnel. Ao contrário do que aconteceu com o árbitro do jogo do FCPorto, o João Pinheiro fez questão de colocar tudo no relatório e lá virá mais uma suspensão agravada por reincidência e multa agravada também para o Rui Costa.

    Rapidamente aparecem os "exigentes" a dizer que a solução é ir para as Conferências de Imprensa fazer barulho... como se por artes mágicas o Fernando Gomes e o Fontelas Gomes (que não são primos, são apenas cúmplices) fossem a correr para o WC cheios de medo do SLBenfica... só que não.

    Quando confrontados com que o problema não se resolve assim porque o sistema corrupto - os tais "40 anos disto" não se fazem de uma pessoa, caso não tenham ainda reparado - a tese dos "exigentes" é que o SLBenfica deveria ter um presidente para a FPF.

    Ora, mais uma vez... noção ZERO! Sabem quantos quiseram ir a jogo e não conseguiram? Pelo menos 4... todos eles andaram por ali a fazer "campanha" onde se deve fazer ... nos almoços, jantares e reuniões com promessas futuras (e não nos jornais como o pessoal gosta)... mas quando chegou a hora da verdade... apareceu quem sabe "mexer os cordelinhos" e o Proença passou de ser "persona non grata"... a vencedor declarado já por antecipação.

    Acho graça ver o pessoal agora, praticamente em cima do jogo, queixar-se que o SLBenfica deveria estar contra... claro! Faz todo o sentido sermos o "parolo" no meio da festa dos corruptos que diz "eu acho que isto está mal" enquanto os outros sozinhos sem riem em tomam decisões contra o Benfica.

    Há cerca de 2 anos eu alertei que o maior desafio do Rui Costa para o futuro era montar uma equipa de gestão renovada, capaz de transformar outra vez o clube e adaptá-lo às exigências actuais e da próxima década E preparar uma candidatura à FPF, com apoios suficientes para desafiar o sistema corrupto instalado. Disse-o há dois anos, porque muito teria que ser feito:

    Seria preciso aparecer alguém para se "sacrificar" publicamente, capaz de fazer barulho e agitar as águas, depois talvez ainda alguém que começasse a ser visto com interesse mas pouco... até por fim chegar alguém que assumiria uma posição sólida sem ter que aparecer a sujar-se com temas que teriam obrigatoriamente que sair a lume.

    Sabem o que foi feito nesses dois anos? ZERO!
    E sabem porquê? Porque nos dias que correm NINGUÉM quer ser esse mártir. Ninguém quer sujeitar-se à pressão mediática e exposição profissional que isso obriga com impactos nas suas vidas e famílias.

    Todos assobiam para o lado e dizem "deixa lá"...

    Por isso, o futuro presidente da FPF vai ser o mesmo que come da gamela do Antero, que conseguiu que ele passasse de "mete nojo" a presidente incontestado por todos. O futuro presidente da Liga vai ser o que abriu a porta ao Antero para ameaçar o FCPorto e lhe permitiu controlar o quarto grande, depois de ja controlar o terceiro grande a partir do seu treinador que ganhou (e ganhará este ano) sempre que foi preciso que ele ganhasse... sempre que a estratégia o requeria. E com a chegada de AVB ao FCPorto, são três em quatro clubes que ele controla, mais a Liga e a FPF.

    Há uns meses largos eu disse que ele iria ser o Joaquim Oliveira dos tempos modernos... e cá está! Infelizmente acordaram todos tarde... andava tu entretido a brincar aos títulos de campeão, que são as "pérolas a porcos" que o Sistema Corrupto nos lança sempre que querem que os benfiquistas se entretenham com outras coisas enquanto eles ajustam a estrutura de poder.

    Uns acordaram tarde... outros ainda nem acordaram e continuam a acreditar na história da carochinha.


    Foi assim quando puseram o Damásio na Liga e depois se alterou o estatuto da FPF, foi assim depois do Apito Dourado quando Benfica ganhou vários títulos para parecer que estava tudo normal e será assim agora para alterar as estruturas de poder e renegociar os direitos televisivos.

    Sabem o que se segue a cada uma das "benesses" que são dadas aos "tolinhos" não sabem... pois, segue-se uma "travessia no deserto" de títulos para o SLBenfica.

    Há muito que digo: Se isto vai adiante (e tudo aparenta que sim)... será mais uma década a ganhar esporadicamente ou quando eles precisam. 

    É por isto mesmo que é fundamental que o SLBenfica aposte numa equipa de liderança forte e capaz - tudo o que não temos.

    E termino com o que mais vos choca: Essa equipa de liderança forte, rejuvenescida e capaz precisa de ter também os "canalizadores"... aqueles que sabem que ao limpar os canos, têm que meter a mão na merda. Um dia escrevi aqui e volto a referir: Só ganhámos mais títulos do que os que eles queriam, porque o Paulo Gonçalves "mexia na merda" e sabia como ser mais esperto que os demais. 
    Se cometeu crimes? Tenho muitas duvidas. Se fez coisas moralmente questionáveis?... imagino que todos os dias, tal o esterco que é o futebol português.
    ... por isso é que eles queriam tanto correr com ele! Por isso é que há um denominador comum aos três clubes por onde ele passou: Foram todos campeões enquanto la esteve... porque ele - tal como o Antero - sabia "agarrá-los" pelo sitio que lhes dói.

    03/04/2024 15:22 O Belo Voar da Águia

     A ROUBALHEIRA - PARTE 2
    ( POSSIVEL SEQUELA  A SER LANÇADA SÁBADO, DIA 6 ABRIL, NUM SAPÓDROMO PERTO DE SI)




    Produtores : Estúdios Fontelas & Proença, Lda
    Realizadores : Proença e Fontelas
    Castings : "Firma APAF" - Luciano e Gonçalves
    Coordenador e Distribuição de Elenco : Lourenço Pinto
    PROTAGONISTAS 
    - No papel de  Fantoches, Paus Mandados : Os famosos VARistas e Metralhas de apito na boca.
    - No papel do sempre Atento Surdo-Mudo : Presidente e ex jogador Rui César
    - No papel do gajo de mãos nos bolsos, a coçar os tomates : O Engenheiro Roger
    - No papel de "A Vitima" : Benfica e Benfiquistas.
    - Musica : Solo de viola baixo por um gajo qualquer. 

    Não vou tecer muitos comentários ao jogo de ontem. 
    Quanto a mim, se o Glorioso jogasse desde o inicio da época, sempre, com a mesma vontade que mostrou, estaria na final da Taça de Portugal e liderava a Liga. Mesmo sendo roubado, direta ou indiretamente, pelos canalhas que teimam em marrar com o Benfica.

    O treinador do nosso adversário, mesmo estando em vantagem na eliminatória ao intervalo, efetuou três (3) substituições. Deu peso e altura à defesa, ao mesmo tempo que retirou de lá um elemento, que miraculosamente conseguiu chegar aos 45' sem qualquer cartão, Diomande. Colocou no ataque um jogador rápido e buliçoso, para dar cabo da cabeça do adaptado Aursnes, que, até acertarem na marcação, andou perdido sem qualquer ajuda.
    Fez outra substituição aos 66' para dar musculo ao meio campo, e a quinta e ultima perto do final, ao tirar um ponta de lança e lançar outro atleta tecnicista e rápido, imprevisível quando está bem, para colocar os nossos defesas em sentido. 

    Herr Schmidt, previsível como é, foi igual a si próprio. A perder a eliminatória desde o inicio do jogo, nunca a teve na mão, foi incapaz de, num laivo de coragem, lançar um segundo ponta de lança. Substituiu Tengstedt  por Marcos Leonardo aos 79'.
    Preferiu tirar do jogo um dos melhores jogadores em campo, Neres, aos 85' e colocar Tiago Gouveia vindo de lesão ! O que se notou muito bem, perante o receio de abordar lances com o pé direito...
    E aos 90' (!!!) retirou Florentino para colocar João Mário !!
    Detesto, abomino mesmo, cobardes !!!

    Mesmo com as limitações descritas, no meu entender assumo, o Benfica merecia ter passado a eliminatória e estar na Final do Jamor.
    Depois da roubalheira que foi no sapódromo, com os trastes dos metralhas a invalidarem um golo limpo, ontem por volta dos 10 minutos vi logo que iriamos ser de novo roubados e bem roubados. Por esta altura, existe um lance em que de facto Rafa está em posição irregular, mas o que chama a atenção e me alerta para o intuito que os calhordas traziam na real cornadura, é a ligeireza com que o metralha do apito assinala logo o fora de jogo. Invalida o lance antes de a bola entrar, contrariando o protocolo...não fosse o diabo tecê-las e afinal não existir o impedimento...que de facto existia, reitero.
    Depois entre os 30 e os 45', o surripiador pinheiro demonstrou bem ao que vinha, transformando uma falta sobre o Di Maria mesmo em cima da linha da área, num livre contra o Benfica. Há ainda um fora de jogo, que não há quem saiba sobre quem foi assinalado, se ao Neres, impossível, ou ao Tengstedt , sem qualquer fundamento. Porque foi assinalado ? Porque o esforçado Nórdico, seguia isolado para o golo, desiquilibrou-se e caiu no corpo a corpo com Coates...Mas tal como no primeiro, não fosse o diabo tecê-las e existisse necessidade de verificar possível falta, que não existiu, mais vale apitar já...e assim foi ! Calhordas gatunos...nem disfarçar sabem.

    Na segunda parte continuou o festival de faltas não assinaladas contra os visitantes, com permissão para reclamarem sempre que quisessem e como lhes desse na gana...e, sai um amarelo ao Di Maria por reclamar uma falta que realmente sofreu.
    Depois, o canalha que valida golos, em fora de jogo, ao seu clube, mostra o porquê da sua nomeação para este jogo, ao ignorar uma falta de Coates sobre o Rafa, para penalti e finge não ver um empurrão do Inácio ao António Silva já perto do final...dentro da área !!  Tudo isto, com o badalhoco do pinheiro manso a colaborar, mostrando a quem lhe encomendou a incumbência,  que podem contar com os seus cornos para marrar contra o Benfica.

    Quando se soube quem seria a escumalha que apitaria o jogo, muitos foram os que tentaram desde logo condicionar os mesmos. Dos comentadeiros de alterne nem vale a pena falar, mas até um ex dirigente do clube dos sapos, um bombeiro incendiário de Vila Nova de Poiares, um personagem rastejante, qual lesma, pôs logo os cornos ao sol...Assim como o baboso diretor do Rascord um tal de Bernadette que falou e escreveu na sua folha de couve, as condicionantes que o animal achava que estes apitadeiros teriam...

    Esta meia final está perdida. Vamo-nos preparar convenientemente para a FINAL do próximo sábado.
     

    OBS 1: Agora, que saia uma Newsletter fofinha...

    OBS 2 : Nos jogos no nosso Estádio continua, infelizmente parece, a haver uma distinção entre adeptos .
    Há aqueles que vão vão lá para apoiar, puxar pela Equipa, assobiar os árbitros e os adversários.
    Depois existem os "adeptos espectadores"... que me custa aceitar serem Benfiquistas, pois assobiam mais os nossos que o adversário.



    SEMPRE PELO BENFICA

    VIVA O BENFICA


    O Derby da Vitória Moral 03/04/2024 14:06 Geração Benfica

    Foto: Vítor Chi/Record

    É assim que estou a ler muito do que o universo benfiquista tem publicado desde o final do jogo de ontem.

    O SL Benfica fez globalmente um bom jogo, só que este jogo em particular tinha 2 partes, sendo que na primeira tínhamos perdido.

    E sinceramente: jogar bem não deveria ser o normal? Lançar foguetes porque o SL Benfica fez uma exibição razoável? Eu recuso-me a isso.

    Na verdade, jogamos razoavelmente mas perdemos. Fomos eliminados.

    Uma competição em que regularmente deixávamos a nossa marca…agora passamos ao lado. Não é aceitável.

    Não é aceitável ter um treinador inútil que novamente insiste no Tengstedt a titular e novamente deixa de fora o Artur Cabral.

    Um treinador que a precisar de ganhar faz troca por troca de avançados e que faz substituições que mudam para pior. O que acrescentou João Mário, sem ser aqueles passes para o lado à boa maneira do outro inútil chamado Pizzi? Muito bom para a estatística…zero impacto na qualidade de jogo.

    Sei que há benfiquistas que procuram na arbitragem a justificação para as eliminações de ontem e do ano passado.

    Ora, eu não tenho lata para me queixar das arbitragens nos jogos do SL Benfica quando o nosso clube APOIOU SEM RESERVAS FONTELAS GOMES E PAULO COSTA, ou seja, o Conselho de Arbitragem que se tem demonstrado o maior aliado do Sistema e do FC Porto.

    Acham que temos queixas dos árbitros? Queixem-se antes a Rui Costa, o presidente do nosso clube, que fez parte da Direcção de LFV que apoiou sem reservas este Conselho de Arbitragem e o presidente da FPF.

    Aliás, como tem sido tema no NGB, Rui Costa e a sua liderança fraca e insonsa estão a pouco e pouco a minar o clube e os seus objectivos desportivos.

    Foi desastroso na renovação com Roger Schmidt e faz ainda pior não colocando o treinador no seu lugar, que é usar todos os jogadores que tem ao dispor e não insistir nos que lhe afagam o pescoço.

    Sábado a equipa tem nova oportunidade, agora para o campeonato.

    Ninguém está optimista, mas esperamos sempre a vitória em qualquer lado. É o mínimo.

    Vitórias morais como as de ontem, dispenso.

    Frustrante 03/04/2024 01:07 Tertulia Benfiquista

    Um empate muito frustrante que nos afasta da final da Taça de Portugal. E é frustrante porque hoje, e de forma até surpreendente para mim, fomos claramente a melhor equipa (muito melhores do que eles o conseguiram ser na primeira mão) e fizemos mais do que o suficiente para ter dado a volta à eliminatória, acabando penalizados sobretudo pela falta de eficácia no ataque e por um erro individual do nosso guarda-redes.

    3.jpg

    Pareceu-me que o nosso treinador hoje acertou no onze escolhido - pelo menos tenho pouco a apontar - e fomos capazes de fazer uma pressão eficaz sobre a defesa do Sporting, ao ponto de durante a primeira parte nem sequer terem conseguido recorrer à jogada de marca deles (chutão para o Gyokeres quando estão apertados). Foram vários os erros que conseguimos provocar na saída de bola do Sporting, conseguindo muitas recuperações de bola ainda no meio campo adversário e expondo, por exemplo, de forma bastante evidente as deficiências que o Diomande tem nesse particular (por algum motivo já não voltou do intervalo). Se tenho alguma coisa a apontar aos nossos jogadores, foi algum excesso de individualismo, em especial pelo Di María ou o Neres, que por diversas vezes se agarraram em demasia à bola quando se exigia um passe em progressão. Mas quando o Tengstedt acertou na barra e, sobretudo, quando o Di María conseguiu falhar um golo feito que lhe foi oferecido pelo Aursnes comecei a ficar pessimista sobre as nossas possibilidades. O empate ao intervalo era penalizador, e depois entrámos na segunda parte a dormir: pela primeira vez no jogo a jogada do chuto para a frente para o sueco funcionou sobre a esquerda, e depois foi-lhe permitido todo o tempo e espaço do mundo para colocar a bola na entrada da área, onde o Hjulmand também estava demasiado à vontade para rematar para o golo. A resposta foi boa e o Otamendi empatou minutos depois a centro do Neres a partir da direita (grande trabalho individual), aparecendo solto ao segundo poste depois de se antecipar ao Gyokeres, só que praticamente de seguida o Trubin borrou completamente a pintura, defendeu para a frente um cruzamento inócuo que iria sair pela linha de fundo e deu a possibilidade ao Paulinho de empatar. Voltámos a reagir bem e a reestabelecer o empate, pelo Rafa à boca da baliza depois de novo centro da direita do Bah (depois de um toque de calcanhar do Neres a desmarcá-lo) e ficámos novamente a apenas um golo de empatar a eliminatória (na jogada anterior o Gyokeres numa iniciativa individual tinha feito a bola tocar no poste num remate de fora da área). Até poderíamos ter tido uma ocasião flagrante para o fazer pouco depois, quando o tronco do Coates cometeu um penálti desastrado sobre o Rafa, mas nem o árbitro nem o VAR quiseram marcar. O andor este ano está muito poderoso e ninguém tem coragem para decidir contra eles nestes jogos - depois de dois penáltis grosseiros perdoados no jogo da Liga (pisão do Diomande ao Musa e cotovelada do Morita ao Otamendi) e um golo limpo anulado ao Di María na primeira mão, foi apenas mais um exemplo de como o Sporting é constantemente prejudicado, sobretudo contra o Benfica. Não foi penálti porque simplesmente não quiseram marcá-lo, mas já conhecemos bem o esquema de lavagem automática, e este lance absolutamente decisivo será rapidamente abafado sob o destaque ao 'grande espectáculo proporcionado por ambas as equipas' (fosse ao contrário e teríamos berreiro e luto). O Sporting passou praticamente a última meia hora a queimar tempo e a tentar responder com o habitual chuto para frente para o sueco, enquanto que nós ainda tivemos algumas ocasiões para marcar. Só que os entrados Tiago Gouveia e Marcos Leonardo (em especial o primeiro) revelaram muito pouco acerto na finalização, para além do guarda-redes do Sporting ter negado o golo ao Di María na sequência do lance do penálti não assinalado.

    1.jpg

    Gostei da atitude de quase toda a equipa e muito da nossa dupla de médios. Voltaram a provar ser a melhor dupla que temos para aquela zona, e em relação ao João Neves já me faltam palavras. Tal como gostei da exibição dos dois laterais, com o Bah finalmente a parecer chegar à sua forma ideal, pena que tão tarde na época - basta ver como o jogo do Sporting pelas laterais, que costuma ser bastante forte, foi quase inexistente e o Amorim viu-se mesmo obrigado a trocar os dois laterais ao intervalo. O Di María teve algumas das habituais perdas de bola e os referido excessos, mas foi sempre dos nossos jogadores mais perigosos quando a bola lhe chegou aos pés, e chegou muitas vezes. Eu acho que preferiria até tê-lo na esquerda, a jogar como extremo puro, com o Neres na direita. Neres que pareceu por vezes pouco ligado ao jogo, mas acabou por estar nos dois golos (na direita). Continuamos no entanto a ter um problema no ataque. O Tengstedt foi útil na pressão, mas tem uma completa falta de instinto goleador na área e deve ter perdido praticamente todas as bolas disputadas com os defesas adversários.

    2.jpg

    Deve ter sido um dos jogos mais conseguidos dos últimos tempos, mas ficou a faltar-nos um bocadinho para atingir o objectivo. Se jogássemos sempre com esta atitude provavelmente a época estaria a correr melhor. O que eu acho é que se conseguirmos jogar da mesma forma no sábado, teremos boas hipóteses de conseguir um resultado positivo. Mas vou manter as minhas expectativas baixas. Para mim, se conseguir pela primeira vez esta época sair do estádio após um jogo contra o Sporting sem estar a apalpar os bolsos para ver se ainda tenho a carteira, já será positivo.