Alguém acertou no 'onze' inicial do Sporting? 05/05/2024 02:19 Camarote Leonino

    438165086_987352732756746_8328459528239153054_n.jp

    Desafiámos os leitores a nomear o 'onze' inicial do Sporting CP frente ao Portimonense em jogo da 32.ª jornada da Liga Portugal Betclic.

    Ninguém acertou nos onze titulares Os vencedores acabam por ser os leitores Pedro Silva SantosLeão do Xangai e o nosso colega Leão do Norte (já vem a ser um hábito), com nove nomes certeiros. Curiosamente, todos os restantes participantes, sem excepção, falharam em três nomes.

    Parabéns!

    Suplentes: Diogo Pinto, Francisco Silva, Matheus Reis, Morita, Neto, Geny, Fresneda, Daniel Bragança e Eduardo Quaresma.

    A ausência de St. Juste não foi factor decisivo. As opções de Rúben Amorim sobre Morita e Eduardo Quaresma, e de algum modo também sobre Daniel Bragança, que começaram o jogo no banco, "fintaram" a maioria.

    O próximo desafio para os leitores é no próximo sábado, dia 11 de Maio, às 18h00, com a visita do Sporting ao Estoril Praia. Neste momento ainda não se sabe se vamos disputar esse jogo já com o título garantido ou se os pontos em disputa ainda vão pesar nas contas.

    De qualquer modo, a acreditar em Rúben Amorim, o Sporting CP pretende chegar aos 90 pontos no campeonato. Soma agora 84.

    Estatísticas do jogo 05/05/2024 02:18 Camarote Leonino

    GoalPoint-2024-05-04-Sporting-Portimonense-Primeir

    Destaque principal nas declarações de Rúben Amorim no final do jogo...

    "Está nas nossas mãos. Focar em ganhar o próximo jogo. Não chega apenas ser campeão, ainda podemos bater o recorde de pontos do Sporting e não sofrer mais golos. Podemos melhorar em vários aspectos. 

    Os adeptos tiveram um papel muito importante toda a época. Para quem dizia que não conseguíamos ganhar jogos com o público… Temos que fazer o nosso trabalho. Volto a dizer que há mais objectivos".

    ________________________________________________

    "Há quem receba Prémios Nobel por inventar fórmulas matemáticas que confirmem o que o olho nu só desconfia. As contas que o Sporting precisa para ser campeão não são de tão grande complexidade. Basta resolver a operação que soma o entusiasmo elevado à enésima potência com os pontos que, para os leões, são cada vez mais. 

    Está quente. Está muito quente. Neste momento, Alvalade é o auge da efervescência. O título é uma realidade iminente que tem um caminho muito nítido para ser concretizada. A luta pelo campeonato continua no sofá, em frente da televisão, à espera de um despiste do SL Benfica em Famalicão que, à condição, está afundado a oito pontos de distância. Na pior das hipóteses, a disputa segue para o Estoril na próxima jornada".

    Excerto da crónica de Francisco Martins, em Tribuna Expresso

    Sportinguistas agradecem a Manuel Fernandes 05/05/2024 02:17 Camarote Leonino

    img_920x519$2024_05_04_18_37_22_2248013.jpg

    Só podemos desejar a recuperação do Manel!

    Foto do dia 05/05/2024 02:16 Camarote Leonino

    Screenshot (1745).png

    Nuno Santos consegue sempre chegar ao poleiro mais alto!

    Sporting perde o título na "negra" 05/05/2024 02:15 Camarote Leonino

    img_920x518$2024_05_04_17_21_25_2247951.jpg

    A equipa principal de voleibol do Sporting CP saiu derrotada, este sábado, do último dérbi, na Luz, que decidiu o vencedor da Liga, perdendo por 3-1.

    O jogo de futebol em Alvalade não permitiu acompanhar muito deste embate decisivo para o título 2023/24.

    Depois de empatar o jogo (1-1), o Sporting não esteve bem no terceiro set e acabou por ser infeliz no quarto, perdendo por 25-23. Nos pontos finais deste set, o Benfica beneficiou de muita sorte, ao ter três serviços consecutivos a bater na rede e a cair na quadra. O factor "casa" foi muito importante, porventura até decisivo.

    Mesmo assim, o Sporting bateu-se muito bem contra um adversário que goza de um muito mais elevado investimento. Depois de terem vencido a Taça de Portugal, não sei se era esperado que lutassem pelo título até ao último ponto do último jogo.

    De qualquer modo, uma excelente época da nossa equipa de voleibol. Parabéns!

    Gosta de carros ? 04/05/2024 22:30 Camarote Leonino

    porsche-918spyder-grahamrahal-080515-1.jpg

    Um dos carros mais caros do Mundo

    2015 Porsche 918 Spyder Weissach - Leilão 2024 - 2 milhões de dólares

    Minuto 9! 04/05/2024 22:18 És a nossa Fé

    Decorria o minuto 9 do jogo do Sporting contra o Portimonense quando todo o estádio se ergueu a bater palmas.

    Assim de repente não entendi a ovação até que olhei para o enorme relógio e percebi o minuto e a quem estavam a ser dedicadas aquelas palmas.

    Momento arrepiante que me comoveu profundamente.

    Cinco minutos antes do se iniciar o jogo as cartolinas verdes e brancas mostraram, a quem pretendeu ver, como o Sporting é um clube diferente e os sportinguistas adeptos fenomenais.

    Por estes gestos e por muuuuuuuuuuuuuuitos outros.

    Espero que o “Eterno Capitão” tenha conseguido ver a homenagem. O minuto 9 foi dele, mas a festa é de todos os Sportinguistas. Manuel Fernandes incluído!

    Força aí capitão!

    O dia seguinte 04/05/2024 21:22 És a nossa Fé

    Quando o Sporting ganha por 3-0 com o guarda-redes adversário a ter quatro ou cinco defesas entre a excelência e o milagre, mais uma bola no poste, e tudo isso sem conceder qualquer oportunidade ao adversario, só se pode dar os parabéns ao seu treinador, e Rúben Amorim bem os merece.

    Quem acompanha o Sporting, e tem um mínimo de idade e memória, terá de reconhecer que não é fácil encontrar jogos assim. Foram 3-0 contra o Portimonense, podiam mais facilmente ser 7-0 ou 8-0 do que o Sporting sofrer um golo.

    Com Paulinho no onze, Amorim montou uma formação de tracção à frente. Três avançados, Pote a ser mais um nos movimentos atacantes, dois alas também muito projectados, os três defesas e Hjulmand a segurar as pontas. Com isso, atacando devagar para ter a equipa próxima e logo conseguir reagir à perda, foi baralhando marcações e criando oportunidades. Tudo isto com Gyökeres (mais) e Pote (menos) em dia francamente não.

    Vieram as substituições, Bragança entrou muito bem e esteve no terceiro golo.

    Melhor em campo? Paulinho. Um golo, uma bola no poste, um remate para grande defesa, uma assistência para golo. O papel de segundo ponta-de-lança é mesmo o dele.

    Depois dele, os três centrais. Vai ser mais difícil segurar Diomande ou Inácio do que Gyköeres. Digo eu.

    Arbitragem? Na Liga 3 e assim, um ou outro melhor.

    E agora? Ganhar no Estoril, irmos ao Marquês. Tem que ser.

    E Amorim? Se o Liverpool ou o Chelsea não se chegam à frente, porque não fica e disputa a Champions? Idiotas e exigentes da treta existem em todos os clubes, mas a grande maioria dos Sportinguistas estão gratos, estão com ele passe o que passar. No Sporting estará sempre em sua casa.

    SL

    Rescaldo do jogo de hoje 04/05/2024 21:04 És a nossa Fé

     

    Gostei

     

    Da onda verde. Hoje mais inequívoca que nunca nesta temporada. Comunhão total entre sócios e jogadores, entre adeptos e equipa técnica, até entre a direcção e as claques - quem diria? Quando estamos a um curto passo de nos sagrarmos campeões nacionais pela segunda vez nesta década, com Rúben Amorim ao leme da equipa. Desta vez derrotámos o Portimonense em nossa casa: 3-0: desafio de toada única desde o apito inicial. Vencemos e convencemos, uma vez mais. Com domínio total do jogo.

     

    De Paulinho. Melhor Leão em campo. Desbloqueou o empate a zero muito cedo, logo aos 13', numa finalização perfeita, bem enquadrado com a baliza - marcando com o seu pé menos bom, o direito. Leva já 13 golos marcados nesta Liga. E ainda foi ele a fazer a assistência para o segundo, indo à linha de fundo e servindo Trincão. Só a excelente exibição do guarda-redes adversário o impediu de brilhar ainda mais.

     

    De Nuno Santos. O médio esquerdo, muito activo na manobra ofensiva, brilhou em vários momentos. Fez um cruzamento teleguiado que funcionou como assistência para Paulinho no primeiro golo: e vão 14, só à sua conta, nesta temporada. Novo centro perfeito aos 36', com o mesmo colega desta vez a enviar a bola ao poste. E foi ainda dele a pré-assistência no segundo golo. Ao ser substituído, um minuto antes do fim do tempo regulamentar, recebeu calorosa ovação dos adeptos, com inteira justiça.

     

    De Gyökeres. Parecia que desta vez ficaria em branco, mas não foi assim. Aos 90'+2 meteu-a lá dentro, dando a melhor sequência a um espectacular lance de Daniel Bragança dentro da grande área. Com este golo, terceiro e último na recepção ao Portimonense, o internacional sueco isolou-se ainda mais na lista dos artilheiros da Liga 2023/2024. Os números confirmam: 27 golos em 31 partidas disputadas - cinco dos quais nos últimos três encontros. Mais seis do que o segundo - Banza, do Braga. É craque, ninguém duvida.

     

    De Gonçalo Inácio. Desta vez devolvido à sua posição natural (central do lado esquerdo), brilhou ao iniciar a construção de dois dos nossos golos. O primeiro, com um passe junto à linha a solicitar a desmarcação de Nuno Santos. E o terceiro, colocando a bola em Daniel Bragança a uma distância de 30 metros. Um dos obreiros deste triunfo indiscutível que já nos torna pré-campeões.

     

    Do guarda-redes da turma visitante. Grande exibição do internacional nipónico Nakamura: só ele evitou que o Portimonense saísse goleado de Alvalade. Impediu pelo menos cinco golos: de Pedro Gonçalves (21'), Paulinho (45' e 60'), Gonçalo Inácio (45') e Gyökeres (81').

     

    Da homenagem a Manuel Fernandes. Lutando contra grave doença numa cama de hospital, o eterno capitão leonino recebeu impressionante manifestação de carinho dos adeptos, que exibiram cartolinas com a sua cara. E foi brindado com uma vibrante ovação das bancadas ao minuto 9 deste jogo - em alusão ao número que o nosso querido Manel usava na camisola que envergou durante 12 épocas no Sporting.

     

    De estarmos há 19 jogos sem perder na Liga. Marca extraordinária: a nossa última derrota aconteceu na distante jornada 13, disputada em Guimarães, a 9 de Dezembro. Há quase cinco meses. 

     

    De já termos marcado 136 golos em 2023/2024. Destes, 92 foram nas 32 jornadas da Liga até agora disputadas. Há precisamente meio século, desde a época 1973/1974, que não fazíamos tantos golos num campeonato. 

     

    Dos 84 pontos amealhados. Quando nos faltam só 180 minutos para chegar ao fim, basta-nos um empate nestes dois desafios por disputar. O título já não foge.

     

    De podermos ainda bater o recorde de pontos. O máximo, no Sporting, foi estabelecido por Jorge Jesus há oito anos: 86 pontos. Tudo indica que será batido nesta Liga. Conquista suplementar de Rúben Amorim, a merecer aplauso ainda mais prolongado.

     

    Da nossa 26.ª vitória consecutiva em casa na Liga. Alvalade é talismã para a equipa desde a época passada. Fizemos o pleno no campeonato em curso: 16 triunfos nos 16 desafios disputados como anfitriões na Liga 2023/2024. Nunca tinha acontecido nada semelhante desde que o nosso actual estádio foi inaugurado, em 2003. Outra conquista que ficará ligada à liderança de Amorim.

     

    De ver o estádio cheio. Havia 49.557 espectadores nas bancadas - a melhor casa da época, ultrapassando o número de presenças registado na recepção ao Benfica. Torna-se mais fácil encher Alvalade quando os jogos decorrem em dias e horas apropriados - neste caso, às seis da tarde de sábado.

     

    Daquela enorme tarja da Juventude Leonina. «O sonho será real», assim se lia. Reflectindo aquilo que sentem todos os verdadeiros adeptos do Sporting.

     

    Da arbitragem. Boa actuação do luso-romeno Iancu Vasilisa neste seu primeiro jogo a apitar a equipa principal do Sporting.

     

     

    Não gostei

     

    Do 1-0 ao intervalo. Resultado escasso para as oportunidades criadas. Sabia a pouco.

     

    Da impaciência dos adeptos. Ao minuto 44, ouviram-se vaias bem sonoras quando Coates, com a bola nos pés, fazia aquilo que tão bem sabe: temporizar o jogo, procurando atrair a turma algarvia para o nosso meio-campo com a intenção de abrir clareiras lá na frente. É uma estupidez haver quem insista em assobiar a equipa - sobretudo uma equipa como a nossa, que não perdeu até agora um só ponto no nosso estádio. 

     

    Do Portimonense. Paulo Sérgio arrumou a sua turma, de início, num hiperdefensivo 6-4-0. Com o autocarro totalmente estacionado. De nada lhe valeu esta atitude medrosa: continua em 16.º na classificação, orienta a equipa que mais golos sofreu até agora (69) e corre sério risco de descer à Liga 2. Chegou ao fim deste jogo sem esboçar uma oportunidade de golo nem fazer um único remate enquadrado à nossa baliza.

    Pré-campeões 04/05/2024 19:15 És a nossa Fé

    Neste momento lideramos a Liga, à condição, com oito pontos sobre o Benfica.

    Estamos a um ponto (em dois jogos) de nos sagrarmos campeões nacionais. Segundo campeonato da dupla Frederico Varandas-Rúben Amorim.

    Basta um empate.

    Está quase... e já não falha!!! 04/05/2024 19:00 Camarote Leonino

    Screenshot (1744).png