A la calor de la nit 21/10/2020 21:05 És a nossa Fé

    Sem ajudas arbitrais, no calor da noite, é mais difícil.

    Eliminar o Manchester City das competições europeias não é para todos.

    Kepler Laveran continua bastante eficaz a pontapear os adversários, menos eficaz a pontapear a bola, será este o melhor exemplo, o exemplo que queremos para o capitão da selecção de Portugal?

    Uma noite entretida a ver o capitão que sucedeu a Cristiano Ronaldo e o "menino fenomenal" que lhe vai suceder, pena que os companheiros "colchoneros" não acompanhem tanta genialidade.

    Aguardo a próxima entrevista de Pinto da Costa; vai para o quarto jogo sem vencer... e a culpa é do Varandas.

    O “Papa” acusou o toque 21/10/2020 16:30 Camarote Leonino

    José Pratas.jpg

    O homem que deu nome ao sistema ficou preocupado e abriu o flanco. Costuma ser assim desde há algumas dezenas de anos quando nas noites quentes do Porto ele e o pugilista congeminaram a estratégia de poder portista. Até se deu bem, o sucesso dele está à vista, mesmo que tenha seguido um caminho almofadado com “chitos” e “fruta”, muita “fruta”.

    Pelos vistos, a vitória em Alvalade era certa e segura. Daí que considerou que seria normal aconselhar o presidente do Sporting que regressasse ao exercício da medicina e dissertou sobre a importância das claques para os clubes. Logo ele, que de claques e afins é bastante entendido, e o Bruno Pidá, o Guarda Abel e o Macaco estão aí para o provar.

    Pinto da Costa dedicou parte importante do seu tempo a falar sobre o Sporting CP e do seu presidente e percebe-se a razão. A estrutura do FC Porto acusou o toque e o empate frente ao Sporting. Ainda por cima, foi um empate muitíssimo mal amanhado e com demasiadas pontas penduradas. Lamento as palavras daquele a que alguns apelidam de “Papa”, mas lamento ainda mais os sportinguistas que se regozijaram e aplaudiram.

    A fotografia tem alguns anos, mas trata-se de uma imagem exemplar do futebol português inspirado pelo “Papa”.

    O castigo de Rúben Amorim foi revelado 21/10/2020 14:35 Camarote Leonino

    img_920x518$2020_10_21_15_24_07_1769047.jpg

    Rúben Amorim foi punido pelo Conselho de Disciplina da FPF com 6 dias de suspensão e uma multa de 3.825 euros pelo comportamento no Clássico entre o Sporting e o FC Porto.

    O treinador leonino terá dito após a decisão de reverter o penálti: "Isto é uma vergonha. Vocês são uma vergonha". 

    A manifestação de Rúben Amorim terá sido comunicada ao árbitro, pelo quarto árbitro, que, minutos antes, ignorou os palavrões de protesto verbalizados por Sérgio Conceição. Daí que Amorim tenha sublinhado a lamentável dualidade de critérios.

    _______________________________________________

    Entretanto, o Sporting emitiu um Comunicado sobre a função do VAR, em função de vários episódios adversos e, muito em especial, no que sucedeu no Sporting vs FC Porto, no passado sábado:

    "O Sporting Clube de Portugal entende (sempre entendeu) que o videoárbitro (VAR) é um instrumento deveras essencial para a protecção da arbitragem e do espectáculo desportivo.

    O VAR não pode voltar atrás, mas também não pode ficar parado.

    A sua função não só pode como deve ser aperfeiçoada o mais possível, nomeadamente adoptando-se mecanismos que tornem a sua utilização mais uniforme e transparente.

    O Sporting Clube de Portugal defende, por isso, que o protocolo do VAR seja objecto de intervenção no sentido da adopção de critérios claros e inequívocos de uniformização, que mantenham o princípio da intervenção absolutamente mínima, mas garantam que esta efectivamente não ocorra quando não pode ocorrer, e que efectivamente ocorra quando tem de ocorrer.

    Defende, igualmente, que os diálogos entre o VAR e o árbitro, com o jogo parado, sejam divulgados em directo, durante a transmissão do encontro, à semelhança do que acontece noutros desportos em que as decisões tanto do VAR como das equipas de arbitragem são transparentemente explicadas a todos os intervenientes do espectáculo e aos espectadores.

    Por essa razão, apresentará as suas propostas de alteração neste caminho no sentido da transparência.

    O Sporting Clube de Portugal continuará a lutar pela adopção de todas as medidas que, como estas, visem proteger os árbitros e contribuir para a transparência e compreensão da sua actuação, mantendo o foco no jogo jogado, no espectáculo e na verdade desportiva.

    Quem não deve, não teme".

    D. Bufas, o rei dos chocolatinhos 21/10/2020 13:02 És a nossa Fé

    Pinto da Costa deu uma entrevista ao Record em que desanca nos eternos rivais.

    Tudo o que diga contra o Benfica parece-me bem, afinal eles jogam o mesmo jogo sujo, ele e o seu eterno compagnon de route, Filipe Vieira.

    Já quando ataca o presidente do Sporting, na minha modesta opinião carregado de razão, aí, alto e pára o baile! Eu quero lá saber de Frederico Varandas e dos ataques de Pinto da Costa, se o que ele acaba por fazer é ajudar Frederico Varandas?

    Complicado? Eu explico: Ao atacar o presidente do Sporting, D. Bufas só pretende fomentar ainda mais a divisão interna no Sporting, entre os que apoiam o presidente ainda em exercício e os que pretendem, entre os quais me encontro, destroná-lo do cadeirão presidencial.

    E a gente só lá vai, ao objectivo de devolver o Sporting ao seu lugar natural, se nos conseguirmos unir, concordando em discordar muitas vezes, mas sem perder nunca o foco.

    Gostemos ou não dele, um ataque ao presidente do Sporting é um ataque ao nosso clube e vindo do maior mafioso, vigarista e pantomineiro do futebol português, ainda me causa mais confusão que ande muita gente "com o pito aos saltos", com esta entrevista.

    Resumo do jogo de andebol na Roménia 21/10/2020 11:56 Camarote Leonino

    Sporting-FC Porto: balanço da década 21/10/2020 09:34 És a nossa Fé

    2011/2012: 0-0

    Treinador: Domingos Paciência

    2012/2013: 0-0

    Treinador: Jesualdo Ferreira

    2013/2014: 1-0 (golo de Slimani)

    Treinador: Leonardo Jardim

    2014/2015: 1-1 (golo de Jonathan Silva)

    Treinador: Marco Silva

    2015/2016: 2-0 (golos de Slimani)

    Treinador: Jorge Jesus

    2016/2017: 2-1 (golos de Slimani e Gelson)

    Treinador: Jorge Jesus

    2017/2018: 0-0

    Treinador: Jorge Jesus

    2018/2019: 0-0

    Treinador: Marcel Keizer

    2019/2020: 1-2 (golo de Acuña)

    Treinador: Silas

    2020/2021: 2-2 (golos de Nuno Santos e Vietto)

    Treinador: Rúben Amorim

     

    Balanço destes clássicos disputados nas últimas dez temporadas no estádio José Alvalade para o campeonato nacional de futebol: três vitórias do Sporting, uma do FCP e seis empates.

    Marcámos oito golos, sofremos cinco.

    Melhor marcador: Slimani, com três.

     

    ...................................................

     

    Por curiosidade, segue-se o quadro descritivo dos mesmos confrontos registados nas dez épocas anteriores:

     

    2001/2002: 1-0 (golo de Niculae)

    Treinador: Laszlo Boloni

    2002/2003: 0-1

    Treinador: Laszlo Boloni

    2003/2004: 1-1 (golo de Pedro Barbosa)

    Treinador: Fernando Santos

    2004/2005: 2-0 (golos de Liedson e Carlos Martins)

    Treinador: José Peseiro

    2005/2006: 0-1

    Treinador: Paulo Bento

    2006/2007: 1-1 (golo de Djaló)

    Treinador: Paulo Bento

    2007/2008: 2-0 (golos de Izmailov e Vukcevic)

    Treinador: Paulo Bento

    2008/2009: 1-2 (golo de Moutinho)

    Treinador: Paulo Bento

    2009/2010: 3-0 (golos de Djaló, Izmailov e Miguel Veloso)

    Treinador: Carlos Carvalhal

    2010/2011: 1-1 (golo de Valdés)

    Treinador: Paulo Sérgio

     

    Balanço desses clássicos da penúltima década disputados no estádio José Alvalade para a Liga portuguesa: quatro vitórias do Sporting, três do FCP e três empates.

    Marcámos doze golos, sofremos sete.

    Melhores marcadores: Djaló e Izmailov, com dois.

    Ponte de ligação aos leitores 21/10/2020 03:05 Camarote Leonino

    21930401_32dUb.jpeg

    À segunda jornada da Liga já o FC Porto, Benfica e SC Braga tinham emitido comunicados e dado um número de entrevistas a acusar os árbitros de privilegiarem os rivais directos. Uma atitude vergonhosa dos três citados clubes, diga-se de passagem.

    Acontece um jogo em que o Sporting CP é prejudicado (sobretudo no julgamento das faltas mais duras) e se indigna com a ocorrência, e cai o Carmo e a Trindade. Não convinha a ninguém que o Sporting ganhasse, não fosse conseguir fazer o pleno em quatro jornadas, se acaso ganhar o jogo em falta com o Gil Vicente. Lá se ia o arraso do outro e o melhor arranque do universo conhecido e desconhecido. Assim alimenta-se o tema preferido da CS desportiva, que é tentar diminuir o Sporting e desprezar as suas legítimas aspirações a uma competição a sério e em que a aldrabice não seja o critério prevalecente.

    Uma coisa que os jornalistas em geral (e Bernardo Ribeiro e o jornal Record por questões de relevância jornalística e demais esclarecimento da opinião pública que paga impostos e sustenta os clubes via o estado com a atribuição de estatuto especial pelas autoridades públicas aos clubes de futebol) podiam perguntar ao conselho de arbitragem é se agora as entradas assassinas como a do Zaidu sobre o Porro e como a do Quaresma a um adversário no jogo do Boavista vs Guimarães, são apenas para cartão amarelo e se a interpretação agora dada à lei, nestes dois casos concretos na mesma jornada, é a que corresponde de facto à letra e espírito da mesma e se se fará jurisprudência. E era bom que solicitassem esclarecimento escrito e directiva passada a todos os intervenientes no jogo.

    Se for o caso, o Sporting fica já a saber que valem entradas de pítons a qualquer parte do corpo dos adversários que não faz mal, só dá cartão amarelo. Recomenda-se aos técnicos do Sporting, por conseguinte, que instruam todos os jogadores do plantel sobre a validade da abordagem aos lances para permitir ficarmos em igualdade de circunstâncias com a concorrência.

    Como diria o Vasco Santana, crónicas há muitas....

    Comentário do leitor João Gil

    Nada menos do que anedótico... 21/10/2020 03:04 Camarote Leonino

    Screenshot (244).png

    Já se perdeu na memória o número de vezes em que o Benfica foi punido com interdição do Estádio da Luz ou jogos à porta fechada, sem nada, na realidade, acontecer. Tanto assim, que este tipo de decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol tornou-se nada menos do que anedótico, especialmente quando se trata de "apoio a claques não legalizadas".

    Como sempre acontece, o clube encarnado irá interpor uma providência cautelar e recurso da decisão junto do TAD, o que terá efeito suspensivo da punição.

    E... daqui a uns anos saberemos algo mais!

    A expectável hipocrisia das "virgens ofendidas" 21/10/2020 03:03 Camarote Leonino

    Screenshot (241).png

    Faço uma pergunta a mim mesmo: este penálti que foi assinalado, quando é que era revertido no Estádio do Dragão ou no Estádio da Luz? Nunca!”.

    O desabafo de Frederico Varandas após o clássico do último sábado, no caso relativo ao polémico lance entre Pote e Zaidu, no final da primeira parte, é a base de uma participação disciplinar que o Conselho de Arbitragem da FPF e a APAF fizeram chegar ao Conselho de Disciplina da FPF. A queixa visa, muito naturalmente, o teor das declarações do presidente leonino e vai dar origem à abertura de um processo.

    O Conselho de Arbitragem, presidido por José Fontelas Gomes, foi um dos visados pela intervenção de Varandas. A APAF, liderada por Luciano Gonçalves, entendeu que também devia sair em defesa da honra da classe. Lesão da honra é justamente um dos pontos do Regulamento de Disciplina que poderá enquadrar o processo que vai ser analisado pelo CD da FPF.

    O artigo 136º prevê que os dirigentes que incorram nessa infracção “contra órgãos da Liga ou da FPF, respectivos membros, elementos da equipa de arbitragem, clubes, dirigentes, jogadores, demais agentes desportivos ou espectadores são punidos com a sanção de suspensão a fixar entre o mínimo de um mês e o máximo de dois anos”.

    Acessoriamente, poderá ainda ser aplicada uma multa pecuniária que varia entre os 5.600 e os 30.600 euros. A participação do CA e da APAF é circunscrita a Frederico Varandas.

    Seria muito útil estes personagens darem uma explicação compreensível sobre os critérios diferentes relacionados com os lances ilustrados no vídeo que aqui apresentamos.

    Ainda houve um outro lance na recém-visita do Sporting ao Portimonense, a contar para a 3.ª jornada da Liga, em que um golo foi invalidado ao Coates, só porque tinha a mão no ombro do defesa, sem que se tenha verificado qualquer contacto de intensidade acrescida ou invulgar.

    ADENDA

    Ainda, mais um outro pequeno/grande pormenor que merece a nossa atenção. O árbitro na visita do Sporting a Moreira de Cónegos que não assinalou a falta sobre Coates (ver vídeo) que daria numa grande penalidade a favor da equipa leonina e o VAR no recém-embate entre Sporting e FC Porto, é, por mera coincidência, decerto, Tiago Martins. O problema, é que o histórico do futebol português de há uns anos a esta parte ensina-nos que raramente há coincidências inocentes.

    Considerações do dia 21/10/2020 03:02 Camarote Leonino

    Sunrise-spring-forest-trees-roadPNG.jpg

    "Foi um jogo muitíssimo bem disputado e com um resultado extremamente competitivo. O Dinamo Bucuresti estava um bocadinho por cima, mas acabámos por conseguir corrigir algumas debilidades defensivas. A nossa estratégia de apostar no contra-ataque funcionou. O que tínhamos planeado em termos ofensivos também surtiu efeito. Na segunda parte, a diferença foram os nossos últimos 15 minutos defensivos com o Manuel [Gaspar] a ajudar bastante. Foi uma vitória muito importante. Não será fácil para as outras equipas virem aqui conquistar pontos. Já o conseguimos e agora queremos continuar a trabalhar para conquistar a oitava vitória no Campeonato contra o AM Madeira SAD".

    Rui Silva, Treinador da equipa de andebol do Sporting

    "Os árbitros avançaram com um processo a Frederico Varandas. Seria demasiado fácil usar o argumento do líder leonino, lembrando que nem sempre são tão fortes nas suas convicções. Mas pena, mesmo pena, é ninguém ter vindo assumir que o VAR fez burrada".

    Bernado Ribeiro, Director de Record

    "Nem sei o que estou aqui a fazer ( Campus de Justiça, em Lisboa, no âmbito do processo Football Leaks). Nem sabia que tinha conta de e-mail no Sporting. Não sei se o Sporting me criou essa conta. Se o fez, eu não tinha conhecimento. Se usei a conta?... Não, nem no Benfica, nem no Sporting. Não me preocupou, não tenho nada a esconder, nem valorizei. Para mim, nunca criou instabilidade, e não estava ali nada que não fosse verdade. Não sei o que a divulgação causou ao Sporting, sou treinador de futebol".

    Jorge Jesus

    "Luís Filipe Vieira faltou à verdade, só não digo que mentiu porque pode estar com lapsos de memória, pois está num período complicado. A reunião que mencionou estava eu, o presidente do Benfica, o presidente do Sporting, o do SC Braga e o do V. Guimarães, foi na Quinta das Lágrimas, em Coimbra, um sítio até propício para quem quisesse chorar. É verdade que se falou num candidato para a Liga, que estava numa situação caótica, fruto da gestão de Mário Figueiredo, que tinha sido apoiado pelo Benfica. Todos verificámos que era preciso mudar. Aparece o nome do Luís Duque, que entretanto fala com Luís Filipe Vieira por telefone e depois passa-me o telefone. A partir daí não há traição, porque o Luís Duque foi eleito presidente da Liga. Cumpriu o seu mandato e só no final desse mandato é que havia vários candidatos e é quando aparece a candidatura do Pedro Proença".

    Jorge Nuno Pinto da Costa

    "Lamento todo o alarido pelas palavras que eu disse no jogo com o Sporting. Não foi nada demais. Toda a gente entende a exigência do FC Porto e as características deste clube que me definem a mim como treinador. Eu estranho é fazerem um alarido tão grande de algo que eu disse tão básico e normal".

    Sérgio Conceição

    "Os portugueses são excepcionais, ganharam a Liga das Nações, o número de jogadores que têm... Eu sou um grande privilegiado em ter alguns. Fui criado com Couto, Baía, Luís Figo, profissionais incríveis, de imenso talento, amava eles. Tenho óptimas memórias. Sou catalão e o nosso clima e estilo de vida, são muito parecidos. A Selecção de Portugal é incrível e uma das favoritas para o Europeu. Cristiano é um dos melhores do Mundo. Tem excelentes guarda-redes, centrais, alas, laterais... As pessoas devem orgulhar-se muito da qualidade que têm".

    Pep Guardiola

    "Se o sistema VAR foi uma excelente medida, a introdução das linhas de fora de jogo, com as limitações tecnológicas ainda existentes, é péssima para o futebol - não é fiável e provoca interrupções prolongadas no jogo. É falso que sejam 100 por cento fiáveis as linhas de fora de jogo que são apresentadas depois de uma decisão tomada através do sistema de videoárbitro. Ao fim e ao cabo é uma mão humana quem determina o momento em que o passe foi executado para o jogador cuja legalidade da posição vai ser avaliada. Só depois de ser parada a imagem, a tecnologia intervém".

    Rui Pedro Soares, Presidente do Belenenses SAD