Golo de Escorpião 27/05/2020 08:35 És a nossa Fé

    Por falar em "almejar", caro Pedro Oliveira.

     

    «GOLO DE ZICO

     

    Foi em 1993. Em Tóqui, o Kashima disputava a Taça do Imperador. Contra o Tohuku Sendai.

    O brasileiro Zico, estrela do Kashima, marcou o golo da vitória, que foi o golo mais bonito da sua vida. A bola chegou num cruzamento da direita. Zico, que estava na meia-lua da área, atirou-se a ela, mas o impulso foi excessivo. Quando se apercebeu que a bola tinha ficado para trás, deu uma cambalhota no ar e, em pleno voo, com a cara para o chão, rematou-a de calcanhar. Foi um pontapé de bicicleta, mas ao contrário.

    - Contem-me como foi esse golo! – pediam os cegos.»

     

    In.: GALEANO, Eduardo - Futebol ao sol e à sombra. 1ª ed. Lisboa : Antígona, 2019. p. 235

    Mauricio Hanuch 27/05/2020 07:59 És a nossa Fé

    16 de novembro de 1976 - 26 de maio de 2020

    Campeão em 1999/2000

    Varandas e No Name - uma só causa? 27/05/2020 05:25 És a nossa Fé

    Screenshot_20200527-122205.png

    Um dos absurdos do Sporting de Varandas é a comunhão de propósitos com a claque do SLB, os No Name Boys - acabar com as claques do Sporting.

    À brutalidade dos No Name responde a direcção de Varandas com comunicados anodinos, apelando à paz, como fez há dias depois de dois sportinguistas terem sido espancados cobardemente por uma turba junto ao pavilhão JR. 

    Já quando um elemento da direcção é insultado ou ameaçado por algum louco membro de claques, Varandas vai dar entrevistas em prime time à TVI, em tom choroso. Seria ridículo, se não fosse um insulto à nossa inteligência. 

    Entretanto, recordemos algumas vítimas dos No Name:

    - 2 adeptos do SCP em estado grave no hospital, este mes

    - 1 adepto esfaqueado (ontem) - https://maisfutebol.iol.pt/amp/sporting/benfica/elemento-da-juve-leo-esfaqueado-em-rixa-com-membros-dos-no-name-boys

    - 1morto (Marco Ficcini) 

    - 1 morto no Jamor (ainda recordado em cantos da dita claque) 

    Convenhamos que nenhuma claque neste país tem este "currículo". Nem nada que se pareça. 

    E os sportinguistas são apenas parte das vítimas. Até clubes pequenos têm sido alvo da violência das claques e adeptos do SLB, inclusive nos seus próprios estádios. 

    Não pertenço a qualquer claque e não ignoro a muita marginalidade que há em todas elas. Não tenho ilusões quanto ao fim da violência no futebol. Mas, quando falamos dos No Name, falamos de assassínios, é um nível de gravidade muito, mas muito, maior. 

    Sempre tão palavroso e pronto a saltar para frente de uma câmara, o dr. Varandas não tem nada a dizer sobre esta escumalha, esta turba de assassinos cobardes? Ou a sua "coragem" contra a violência não se aplica aos mais violentos? 

     

    Nota de pesar por Mauricio Hanuch 27/05/2020 03:04 Camarote Leonino

    Mauricio Hanuch SCP.jpg

    O Sporting emitiu ontem à noite uma nota de condolências por Mauricio Hanuch, antigo futebolista argentino que foi campeão pelo Clube em 1999/2000 e faleceu esta terça-feira vítima de um cancro:

    "O Sporting Clube de Portugal manifesta o seu pesar pela morte de Mauricio Hanuch, que faleceu hoje, aos 43 anos, vítima de doença prolongada. O jogador argentino foi contratado em 1999, tendo sido campeão nacional pelo Sporting CP. Hanuch começou a carreira no Club Atlético Platense de Buenos Aires, onde se viria a retirar com 32 anos.  Aos familiares e amigos, o Sporting CP manifesta o seu mais profundo pesar".

    Sentidas condolências de todos nós no Camarote Leonino à Família e Amigos. RIP

    Liga NOS com cinco substituições até final da época 27/05/2020 03:03 Camarote Leonino

    ligaportugalinstitucional.jpg

    Os treinadores da Liga NOS vão poder recorrer a cinco substituições e nove suplentes, nas 10 jornadas que faltam da competição até final da temporada 2019-20. A determinação acontece após a deliberação da Direcção da Liga Portugal, tendo em conta a Circular 19 do International Football Association Board (IFAB), de 8 de Maio de 2020.

    Segundo o Comunicado Oficial n.º 209 aqui:

    "No remanescente da época desportiva 2019/20, os clubes devem designar em cada jogo até nove suplentes, podendo, em três momentos do tempo regulamentar e no intervalo, efectuar até cinco substituições de jogadores, sem distinção da posição em que jogam e independentemente de os substituídos se encontrarem ou não lesionados".

    Cartoon do dia 27/05/2020 03:02 Camarote Leonino

    mw-1920.jpg

    Chance de ouro para Anthony Walker 27/05/2020 03:01 Camarote Leonino

    Presença esporádica nos treinos da equipa principal leonina antes da "explosão" do novo coronavírus, Anthony Walker transformou-se num integrante de pleno direito do grupo de elite leonino e as suas qualidades têm impressionado Rúben Amorim e toda a estrutura de futebol. De acordo com o que é que é possível apurar, o guarda-redes, de 19 anos, pode garantir vaga no plantel para 2020/2021, neste caso como terceira opção para a baliza.

    Numa lógica de crescimento sustentado e sem pressão de resultados imediatos, o costa-riquenho poderá "beber" dos métodos de trabalho da equipa principal e evoluir à sombra de Luís Maximiano e de um segundo guarda-redes - a contratar - cuja principal valência será a experiência. Este último papel até poderá ser desempenhado por Renan, o actual suplente de Max, embora conste que o Sporting não descarta negociar o guarda-redes brasileiro caso chegue uma boa proposta no defeso.

    img_920x519$2019_04_22_13_17_17_1537411.jpg

    Com este ainda a realizar trabalho de reforço muscular para debelar problemas físicos e com Diogo Sousa a enfrentar um futuro incerto, Walker tem boas hipóteses de tornar-se um nome habitual nos convocados do Sporting ainda na presente época.

    Comparado a Keylor Navas na Costa Rica, Walker é um produto da Academia Sporting de Alajuela, inaugurada em Março de 2017. Com 17 anos, o guarda-redes viajou até Portugal para um período à experiência na Academia de Alcochete e, quando completou 18 anos, mudou-se definitivamente para Lisboa com um lugar reservado nos juniores leoninos. Já esta temporada, após ter disputado sete jogos pela equipa de sub-19, Walker subiu ao plantel dos sub-23, onde somou dois desafios antes de ser promovido por Rúben Amorim. Está a crescer.

    Assente parcialmente numa reportagem de Bruno Fernandes, O Jogo

    AdC suspende decisão da Liga de impedir contratação de futebolistas que rescindiram 27/05/2020 03:00 Camarote Leonino

    Autoridade_da_concorrência.jpg

    A Autoridade da Concorrência (AdC) ordenou a Liga Portugal a suspender a deliberação que tomou que impede que os clubes da I e II Ligas contratem jogadores que rescindirem unilateralmente o contrato de trabalho invocando questões provocadas pela pandemia do Covid-19.

    A AdC fala de um "potencial impacto grave e irreparável de uma prática suscetível de lesar as regras da concorrência e que foi objecto de abertura de um inquérito tendo por visada a LPFP. Através de um acordo de não contratação, as empresas abstêm-se de contratar os trabalhadores umas das outras, deste modo renunciando à concorrência pela aquisição de recursos humanos, para além de privarem os trabalhadores da mobilidade laboral".

    A Autoridade da Concorrência explica ainda que os acordos de não contratação "têm sido considerados restrições muito graves da concorrência por parte das autoridades da concorrência americanas e europeias".

    A Liga está agora obrigada a comunicar a "todos os clubes e seus associados a suspensão da decisão de 8 de Abril e a emitir um comunicado de imprensa dando conhecimento do mesmo facto".

    Por cada dia de atraso na adopção das medidas determinadas, a Liga fica condenada ao pagamento no valor de 6.000 euros.

    A voz do leitor 26/05/2020 23:02 És a nossa Fé

    «Bruno de Carvalho fez um bom primeiro mandato, na minha opinião, claro está. Depois enlouqueceu e perdeu o lugar que podia ser dele por muitos anos. Benedito é uma versão pouco melhor que Varandas. Este último é um desastre e julgo até que não é ele quem tem a palavra final. Mas PMR [Pedro Madeira Rodrigues] é uma daquelas figuras que espero nunca ver no Sporting. Não há uma segunda oportunidade para causar uma boa primeira impressão.»

     

    Balakov-Oceano, neste meu texto

    Gosta de carros ? 26/05/2020 21:30 Camarote Leonino

    24776404-1-11.jpg

    Um dos carros mais caros do Mundo

    1928 Bentley 6 1/2 Litre - Leilão 2020 - 2,4 milhões de dólares