Hoje giro eu - Rui, o São Patrício protector de Alvalade 21/10/2017 07:00 És a nossa Fé

    Rui Patrício demorou a ser consensual nas bancadas de Alvalade. Após uma estreia auspiciosa nos Barreiros - defendeu um penalti - Rui tornou-se titular das balizas leoninas, promovido por Paulo Bento, na sequência de uma falha de atenção de Stojkovic que custou uma derrota no Dragão. 

    O "marrazes" teve as dores de crescimento normais num jogador jovem. Cometeu erros que custaram alguns pontos e exasperaram os adeptos e nunca teve uma boa imprensa.

    Para mim, Rui foi como o slogan que Pessoa cunhou para a Coca-Cola: "primeiro estranha-se, depois entranha-se". Em vez de se revoltar com as constantes críticas dos adeptos, este Vosso escriba incluido, Patrício preferiu dedicar-se ao trabalho, melhorando alguns dos seus pontos fracos como os cruzamentos ou o jogo de pés.

    De há uns 4 anos para cá, o guarda-redes conquistou-me definitivamente. Rui é hoje um guardião de classe mundial, campeão europeu com defesas decisivas, maduro, tranquilo, fortíssimo na "mancha" perante adversários isolados, ágil entre os postes como mostrou perante Griezmann na final de Paris. E, apesar disso tudo, continua a ser um homem humilde, sereno, que nunca se põe em "bicos de pés", um herói com uma personalidade de anti-herói.

    Quando observo, nesta época em que nos querem impôr a ditadura da imagem, a facilidade com que se fazem ídolos no outro lado da 2ª Circular e em Svilar das Perdizes - como se a vida não fosse um caminho, um percurso, caír e voltar a levantar -, o endeusamento que qualquer imberbe aprendiz de feiticeiro que não lhe chega aos calcanhares recebe por parte da Comunicação Social ainda me dá mais vontade de valorizar o jogador e o homem, a quem Portugal deve o título europeu. Sim, porque por detrás do mega craque Ronaldo sempre esteve o discreto mas eficaz Rui, o São Patrício em quem Fernando Santos, homem de FÉ, depositou sempre a sua confiança. Que o digam a Croácia e a França, que viram a vitória fugir-lhes por entre as abençoadas pontas dos dedos do nosso nº 1. Desculpa-me Rui, pela injustiça que cometi no passado, e perdoa a todos eles a contínua cegueira. Por ainda hoje não haver uma "mala de dinheiro à tua espera", por já não teres borbulhas na cara, por as tuas defesas impossíveis não terem a graciosidade dos "frangos" dos outros, por não te considerarem uma "fera", por os bardos do regime não ecoarem loas a teu respeito e, principalmente, porque eles para nós são espuma do tempo e tu já és uma lenda viva que ficará para sempre na nossa memória. Não há ninguém, para além dos adeptos, que mereça mais um título de campeão nacional do que tu, Patrício, que és de longe o melhor guarda-redes deste campeonato. Que os teus colegas de balneário tenham isso em boa conta. 

    rui patricio.jpg

     

    Leoas são elas 21/10/2017 04:19 Camarote Leonino

     

    Maria_Botelho_Moniz_2.jpg

     Maria Botelho Moniz

     

    A mão pesada da UEFA 21/10/2017 04:18 Camarote Leonino

     

    img_605x340$2017_09_27_22_58_31_1317271.jpg

     

    O Sporting foi hoje punido pelo Comité Disciplinar da UEFA com uma multa de 31 mil euros devido a incidentes ocorridos na recepção ao Barcelona, em jogo da 2.ª jornada do Grupo D da Liga dos Campeões, anunciou o organismo esta sexta-feira.

    Em causa está a invasão do relvado por parte de um adepto, o bloqueio das escadas no recinto, que vai contra as normas de segurança da UEFA, além do facto de a equipa leonina ter visto cinco cartões ou mais no decorrer do jogo que o Barça venceu por 1-0. 

     

    Sobre a entrada do adepto em campo não há nada a dizer, mas a questão dos cartões parece-me muito injusta, dado que está totalmente dependente dos critérios do árbitro e, neste caso em particular, o juiz exagerou imenso com as suas decisões disciplinares contra o Sporting.

     

    UEFA anuncia receitas de 2016/17 21/10/2017 04:17 Camarote Leonino

     

    2S0JMZTO.jpg

     

    O FC Porto recebeu 30,730 milhões de euros devido à participação na Liga dos Campeões em 2016/17, enquanto o Benfica arrecadou 28,540 milhões e o Sporting 18,180 milhões, anunciou esta sexta-feira a UEFA.

    Os dragões receberam dois milhões de euros por terem participado no playoff, 12,7 milhões pela fase de grupos e outros seis pela presença nos oitavos de final, com 6,181 milhões provenientes da performance desportiva e outros 3,849 milhões dos direitos televisivos.

     
    Já as águias receberam o mesmo valor pela fase de grupos e os oitavos de final, 4,454 milhões em função dos resultados obtidos e 5,386 milhões dos direitos televisivos.

    Os leões conseguiram 12,7 milhões da fase de grupos da liga milionária, 1,727 milhões através dos resultados e 3,753 milhões da transmissão televisiva.

    A UEFA atribui uma verba base de 12,7 milhões de euros pela participação na fase de grupos, além de bónus por vitórias ou empates e uma percentagem dos direitos televisivos de cada país, conhecido como 'market pool', que é calculado mediante a dimensão do mercado televisivo daquele país, a posição no campeonato e o número de jogos realizados na Europa.

    A Juventus, finalista vencida, conseguiu 110,4 milhões de euros, o valor mais alto da temporada, com o Leicester, eliminado nos quartos de final pelo Atlético Madrid, no segundo posto com 81,7 milhões.

      

    Em terceiro ficou o vencedor, o bicampeão europeu Real Madrid, com 81 milhões de euros, enquanto os suíços do Basileia receberam 16,3 milhões, o valor mais baixo das 32 equipas que chegaram à fase de grupos.

    De 2018 a 2021, o dinheiro será distribuído segundo um novo modelo, que recompensa mais equipas que cheguem longe e clubes que tenham vencido troféus europeus desde 1955.

    Na Liga Europa, o Sporting de Braga arrecadou 5,558 milhões de euros, 2,6 milhões pela participação na fase de grupos, 761 mil euros devido aos resultados obtidos e 2,197 milhões pelo 'market pool'.

    Os minhotos receberam ainda 235 mil euros adicionais devido aos mecanismos de solidariedade da UEFA a clubes que participam nas pré-eliminatórias da prova, com o Marítimo a receber 480 mil.

    O vencedor da prova, o Manchester United, lidera a tabela, com 44,5 milhões de euros, mais do dobro de qualquer outro clube, num pote total de 423 milhões para todos os clubes.

    Além destas verbas, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) vai distribuir 4,207 milhões de euros pelos clubes profissionais portugueses que não participaram nas fases de grupos das competições europeias na época transacta.

     

    Cartoon do dia 21/10/2017 04:16 Camarote Leonino

     

    image.jpg

     

    A voz do leitor 20/10/2017 23:03 És a nossa Fé

    «Um clube que formou dez dos jogadores campeões europeus é o ORGULHO do País. O triunfo no Euro de França foi a maior conquista desportiva [portuguesa] de todos os tempos.»

     

    Leão de Queluz, neste texto do José da Xã

    Gosta de carros ? 20/10/2017 21:00 Camarote Leonino

     

    maxresdefault.jpg

    Um dos carros mais caros do Mundo

    1956 Maserati A6G/54 Berlinetta - Leilão 2017 - 5 milhões de dólares

     

    Foto do Dia 20/10/2017 18:59 Camarote Leonino

     

    img_770x433$2017_10_19_18_42_10_1325079.jpg

     

    Cristiano Ronaldo e Harry Kane defrontaram-se na passada terça-feira para a Liga dos Campeões. No final da partida trocaram camisolas, com o avançado inglês a confessar que é grande admirador do jogador português do Real Madrid:

    "Pedi-lhe a camisola no final. Foi um grande exemplo para mim no meu crescimento. É uma boa camisola para ter e vou ter de a emoldurar. Eu também lhe dei a minha, mas não sei o que fará com ela".

     

    ULTIMA HORA: Hugo(PORCO)Gil detido no seguimento do caso dos emails! 20/10/2017 18:32 Sporting até morrer


    Acaba de nos chegar a informação que o Porco Gil foi mesmo detido e constituído "porcoarguido" no caso dos emails, sabemos também que os emails envolviam assuntos relacionados com bolotas, cascas de melancia e melão que o Porco Gil reclamava ao Kadafi Orelhudo que não haviam sido pagos como subsidio de alimentação pelos serviços nojentos que o Javardolas do Giloide tem prestado ao Estado Lampiânico!
    Temos em exclusivo uma foto do momento da detenção do bácoro!
    Podem ver em baixo...

    Acham isto normal? 20/10/2017 17:17 És a nossa Fé

    É voz corrente que hoje em dia, no futebol, já não há amor à camisola. A nova versão legitimadora de trocas clubísticas designa-se de profissionalismo, sendo que esta palavra serve também para honrar a dedicação de jogadores e treinadores a quem lhes paga. Por isso ouvimos jogadores fazer declarações apaixonadas por um clube, mas quando jogam contra ele querem ganhar pois, acima de tudo, são profissionais.

    Pois é. Até parece que assim é. Mas a realidade, por vezes, desmente estas teorias inabaláveis. Incrédulo, li online o seguinte:

    "Mourinho faz as contas do benfica: «os nove pontos podem chegar». Com 9 pontos é possível. Se ganharmos ao CSKA e Basileia, os nove pontos do Benfica podem chegar. Espero que não sejam 9, mas talvez a Liga Europa seja possível. Relativamente à qualidade do Benfica, o Benfica é melhor do que os outros dois. Continuo com essa ideia...".

    E para não ser voz isolada, saiu Matic da cartola:

    "Para o Benfica vai ser muito difícil agora, mas tem de fazer tudo para ganhar os últimos três jogos. O Benfica tem uma boa equipa, com muitos jogadores jovens que vão aprender e crescer. O Benfica tem um bom futuro".

    Conclusão: ambos desejam o apuramento do benfica. É bonito e simpático, apesar de ser o Manchester United, o clube que lhes paga os principescos salários. Mas a vida e a matemática têm destas coisas. É bom lembrar que o próximo jogo é entre estes dois clubes. E a matemática não perdoa. Para um ganhar o outro tem de perder. E se, hipoteticamente, o clube em frente ao colombo ganhasse os três jogos que faltam e o Manchester, por sua vez, os perdesse, não passando aos oitavos de final? Hipoteticamente, claro...

    Neste caso, teríamos uma confusão entre profissionalismo e amor à camisola, com maus resultados? Que lágrimas chorariam?

    Com declarações destas parece mais que estamos na "twilight zone". Acham isto normal?

     

    mou-mat-twz