Duelo entre SC Covilhã e Académico de Viseu adiado para março zerozero.pt 21/01 - Quinta, às 15:59

    O duelo entre Sporting Clube da Covilhã e Académico de Viseu relativo à 17ª jornada da Liga Portugal SABSEG, inicialmente marcado para a próxima sexta-feira, foi adiado. O jogo será disputado no dia 3 de março. A Liga Portugal anunciou o adiamento após  chegar a acordo com ambos os clubes. Em causa está o surto de Covid-19 que impediu os leões da serra de trabalhar normalmente, tendo até jogado no Estoril com apenas dois suplentes, algo que gerou críticas de Nuno Capucho, o treinador.

    Juninho Vieira troca Chaves pelo Boavista e assina até 2024 sapo.pt 21/01 - Quinta, às 15:59

    O avançado brasileiro Juninho Vieira assinou com o Boavista até 20024, proveniente do Desportivo de Chaves, do escalão secundário, anunciou hoje o clube da I Liga de futebol, que acolhe o primeiro reforço na reabertura do mercado.

    “Juninho Vieira é o mais recente reforço do Boavista, tendo assinado um contrato válido para os próximos três anos e meio. O avançado, que irá jogar com o número 18, já vai integrar a sessão de trabalho de hoje sob as ordens de Jesualdo Ferreira”, lê-se em comunicado publicado no sítio oficial dos ‘axadrezados’ na Internet.

    Juninho Vieira, de 24 anos, marcou quatro golos em nove jogos pelo Desportivo de Chaves na primeira metade da época, após ter somado seis tentos em 26 aparições ao serviço do Estoril Praia em 2019/2020, cedido pelos brasileiros do Athletico Paranaense.

    O extremo natural de Pitangui já representou a equipa principal do emblema de Coritiba e passou por diversos empréstimos a Grêmio Esportivo Brasil, Grêmio Novorizontino, Figueirense, Vila Nova e Portimonense, no qual contabilizou um jogo, em 2015/16.

    Juninho Vieira é o primeiro reforço anunciado pelo Boavista na reabertura do mercado de transferências e vem colmatar a saída do extremo internacional gambiano Musa Juwara, cujo fim do período de empréstimo por parte dos italianos do Bolonha foi antecipado.

    O Boavista, 18.º e último colocado, com 11 pontos, recebe o Sporting, líder da I Liga, com 36, na terça-feira, às 21:15, no Estádio do Bessa, no Porto, num jogo da 15.ª jornada.

    Jovane: «Já provámos várias vezes que somos uns leões em campo» zerozero.pt 21/01 - Quinta, às 14:57

    Jovane Cabral foi a principal figura da meia-final entre Sporting e FC Porto, que terminou com a vitória e consequente passagem dos leões à final da Allianz Cup. O extremo luso-cabo-verdiano apontou os dois golos que marcaram a reviravolta do conjunto orientado por Rúben Amorim, mas faz questão de dividir os louros por toda a equipa. «Foi uma vitória importante e, na minha opinião, justa. Sabíamos que íamos ter pela frente uma equipa muito forte, tal como são todas as que competem nesta final four da Taça da Liga, mas desde o primeiro minuto que demonstrámos uma enorme vontade em garantir a presença na final. O golo do FC Porto surgiu já na parte final do jogo, mas esta equipa nunca desiste… Já provámos várias vezes que somos uns leões em campo. Nunca deixámos de acreditar e conseguimos dar a volta», sublinhou Jovane, em declarações ao Jornal Sporting. «O MVP foi a equipa. Todos querem ajudar e eu não sou excepção. Sinto que somos uma grande família. Obviamente estou muito feliz pelos golos, mas o que quero realçar é a atitude de todos. Colectivamente estivemos muito bem e conseguimos apurar o Sporting para a final da Taça da Liga, que era o nosso primeiro objectivo. Infelizmente alguns jogadores não puderam estar fisicamente presentes, como é público, mas nós, enquanto grupo, sentimos que estiveram sempre connosco. Todos são importantes», reiterou. «Temos a noção de que esta vitória frente ao FC Porto só tem significado se vencermos no sábado. Tudo faremos para vencer esta Taça», rematou.

    Sporting prepara "com determinação" final da Taça da Liga Record 21/01 - Quinta, às 14:57

    Leões defrontam Sp. Braga este sábado

    Jovane: "Vitória frente ao FC Porto só tem significado se vencermos a final" sapo.pt 21/01 - Quinta, às 14:43

    Jovane Cabral vestiu a pele de herói na terça-feira, ao marcar os dois golos que eliminaram o FC Porto e apurou o Sporting para a final da Taça da Liga. Em declarações ao jornal do clube, o jogador atribuiu o mérito a todo o grupo 'leonino' e apontou à conquista da competição no sábado.

    "O MVP foi a equipa. Todos querem ajudar e eu não sou exceção. Somos um grupo muito solidário, unido e forte. Sinto que somos uma grande família. Obviamente estou muito feliz pelos golos, mas o que quero realçar é a atitude de todos. Colectivamente estivemos muito bem e conseguimos apurar o Sporting para a final da Taça da Liga, que era o nosso primeiro objectivo. Infelizmente alguns jogadores não puderam estar fisicamente presentes, como é público, mas nós, enquanto grupo, sentimos que estiveram sempre connosco. Todos são importantes", frisou Jovane.

    "Foi uma vitória importante e, na minha opinião, justa. Sabíamos que íamos ter pela frente uma equipa muito forte, tal como são todas as que competem nesta final four da Taça da Liga, mas desde o primeiro minuto que demonstrámos uma enorme vontade em garantir a presença na final. O golo do FC Porto surgiu já na parte final do jogo, mas esta equipa nunca desiste... Já provámos várias vezes que somos uns leões em campo. Nunca deixámos de acreditar e conseguimos dar a volta", acrescentou.

    Na final, marcada para sábado, o Sporting terá pela frente o SC Braga, que eliminou o Benfica na segunda meia-final.

    "Temos a noção de que esta vitória frente ao FC Porto só tem significado se vencermos no sábado. A meia-final já ficou para trás e agora é trabalhar com toda a dedicação e preparar bem a final. Será mais um jogo difícil, frente a uma boa equipa, mas queremos ganhar esta Taça e tudo vamos fazer para o conseguir. Temos a obrigação de defender esta camisola com todas as nossas forças e é com esse espírito que encaramos todos os jogos. Queremos voltar a conquistar esta competição e contamos com o apoio de todos os nossos adeptos", rematou Jovane.

    Sporting defronta checos do Chrudim nos 'oitavos' da UEFA Futsal Champions League Record 21/01 - Quinta, às 14:29

    Sorteio definiu também um jogo 'grande', com o campeão em título, o Barcelona, a defrontar os franceses do ACCS, de Ricardinho

    Sporting e Benfica jogam oitavos de final da Liga dos Campeões de futsal em casa sapo.pt 21/01 - Quinta, às 13:46

    Sporting e Benfica vão jogar em casa os oitavos de final da Liga dos Campeões de futsal, com os ‘leões’ a defrontarem os checos do Chrudim e as ‘águias’ os húngaros do Berettyóújfalu, determinou hoje o sorteio.

    Os dois clubes portugueses entravam no sorteio como cabeças de série, inseridos no pote 1, com o Sporting a ser o terceiro no ‘ranking’ da UEFA entre as 16 equipas qualificadas, e o Benfica a surgir na quinta posição.

    Os ‘leões’, que venceram a competição em 2018/19, defrontam um adversário que afastou na ronda anterior os luxemburgueses do Differdange (4-0), enquanto o Berettyóújfalu, adversário do Benfica, campeão em 2010, bateu os cipriotas do Omonia (2-0).

    O Sporting chegou aos ‘oitavos’ após vencer em casa por 12-1 os dinamarqueses do JB Futsal Gentofte, enquanto o Benfica venceu na Suíça o Futsal Minerva, por 5-1, num jogo em que não teve os principais guarda-redes, devido ao novo coronavírus e lesões.

    O sorteio de hoje definiu também um jogo ‘grande’, com o campeão em título, o FC Barcelona, de André Coelho, a defrontar os franceses do ACCS, equipa dos também internacionais portugueses Ricardinho e Bruno Coelho.

    A eliminatória decorrerá a uma única mão, entre 16 e 23 de fevereiro, e os oito vencedores marcarão lugar numa ‘final a 8’, agendada para o período entre 28 de abril e 03 de maio, na Arena Minsk.

    O sorteio dos oitavos de final está definido, com o alinhamento a colocar a equipa com melhor coeficiente da UEFA frente à menos cotada, entre as oito finalistas, a segunda com a sétima, a terceira com a sexta, e a quarta diante da quinta.

    Programa dos oitavos de final da Liga dos Campeões de futsal:

    Inter FS, Esp – Kherson, Ucr

    Aktobe, Caz – Dobovec, Slo

    Kairat Almaty, Caz - United Galati, Rom

    Olmissum, Cro – KPRF, Rus

    Benfica, Por – Berettyóújfalu, Hun

    Ugra Yugorsk, Rus – Vytis, Lit

    Barcelona, Esp - ACCS Asnières Villeneuve 92, Fra

    Sporting, Por – Chrudim, Che

    Football Leaks: Rui Pinto rejeita tirar máscara para ser identificado por testemunha sapo.pt 21/01 - Quinta, às 12:58

    O criador do ‘Football Leaks’, Rui Pinto, recusou hoje tirar a máscara de proteção quando lhe foi pedido pelo tribunal para ser identificado por uma testemunha, alegando razões sanitárias face ao agravamento da pandemia de covid-19.

    A 32.ª sessão do julgamento, que decorre no Tribunal Central Criminal de Lisboa, foi exclusivamente preenchida com a audição por videoconferência do antigo senhorio húngaro Balint Bozo, que confirmou que Rui Pinto arrendou um quarto de um apartamento em Budapeste entre 2015 e 2016, descrevendo-o como “um rapaz novo, boa pessoa e português”.

    Foi então solicitado ao criador do ‘Football Leaks’ que se aproximasse do computador onde estava a ser efetuada a videoconferência para que a testemunha o identificasse. Perante as dificuldades manifestadas para reconhecer Rui Pinto com a máscara, os juízes pediram ao arguido para retirar a máscara, algo que o jovem de 32 anos e a advogada Luísa Teixeira da Mota recusaram, invocando o receio de uma eventual infeção pelo novo coronavírus.

    O coletivo de juízes e os outros advogados presentes na sala de audiência chegaram a levantar-se dos seus lugares e a afastarem-se para que Rui Pinto pudesse tirar a máscara com uma distância de segurança, mas nem assim o principal arguido do processo retirou a máscara.

    Os juízes acabaram então por recorrer a uma fotografia do criador da plataforma eletrónica utilizada num artigo da imprensa para mostrar à testemunha, com esta a confirmar que se tratava de Rui Pinto. O próprio arguido – que hoje estava a utilizar duas máscaras em simultâneo - confirmou que era uma fotografia sua, para que não restassem dúvidas.

    Balint Bozo adiantou ainda que Rui Pinto acabou por deixar o quarto do apartamento que partilhava com outras pessoas ao fim de cerca de um ano para ir viver sozinho para outra casa, acrescentando que o quarto chegou a ser inspecionado pelas autoridades policiais em 2019, aquando dos procedimentos que levaram à detenção do jovem.

    A próxima sessão do julgamento está agora marcada para terça-feira, às 09:30, com a audição do antigo responsável do sistema informático do fundo de investimento Doyen, Jake Hockley.

    Rui Pinto, de 32 anos, responde por um total de 90 crimes: 68 de acesso indevido, 14 de violação de correspondência, seis de acesso ilegítimo, visando entidades como o Sporting, a Doyen, a sociedade de advogados PLMJ, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) e a Procuradoria-Geral da República (PGR), e ainda por sabotagem informática à SAD do Sporting e por extorsão, na forma tentada. Este último crime diz respeito à Doyen e foi o que levou também à pronúncia do advogado Aníbal Pinto.

    O criador do ‘Football Leaks’ encontra-se em liberdade desde 07 de agosto, “devido à sua colaboração” com a Polícia Judiciária (PJ) e ao seu “sentido crítico”, mas está, por questões de segurança, inserido no programa de proteção de testemunhas em local não revelado e sob proteção policial.

    Jorge Braz revela convocados para a qualificação para o Europeu de futsal sapo.pt 21/01 - Quinta, às 12:29

    O selecionador português de futsal, Jorge Braz, chamou hoje 14 jogadores para o arranque da qualificação para o campeonato da Europa de 2022, num duplo confronto com a Polónia, numa lista de habituais internacionais.

    Ricardinho, seis vezes eleito o melhor jogador do mundo, é um dos ‘trunfos’ da equipa portuguesa, atual campeã da Europa, juntamente com os experientes Bruno Coelho, Pedro Cary, João Matos, Pany Varela, André Coelho ou Cardinal.

    No arranque do Grupo 8 de qualificação para o Europeu de 2022, a disputar nos Países Baixos, Portugal começa por defrontar em 29 de janeiro, às 20:15, no Pavilhão do Parque Desportivo Municipal de Mafra a Polónia, que volta a encontrar cinco dias depois, em 03 de fevereiro, em Lodz.

    Do agrupamento fazem igualmente parte as seleções da República Checa e da Noruega, com a equipa das ‘quinas’ a defrontar os primeiros em 05 e 10 de março, e os segundos, com os dois confrontos em casa, em 11 e 14 de abril.

    Os oito vencedores dos grupos e os seis melhores segundos apuram-se para o Europeu, a que se juntam um vencedor proveniente de um ‘play-off’ entre os dois piores segundos, e o país organizador, os Países Baixos.

    O Europeu passa a realizar-se a cada quatro anos, e não dois, e contará com 16 equipas, mais quatro do que na última edição, na qual Portugal se sagrou pela primeira vez campeão europeu de futsal.

    Para os dois primeiros de qualificação, Portugal entrará em estágio no domingo, efetuando treinos em Porto Salvo e em Mafra, e, já no final, em Lodz, na véspera do segundo jogo com a Polónia.

    O Europeu de 2022, nos Países Baixos, vai decorrer entre 19 de janeiro e 06 de fevereiro, nas cidades de Amesterdão e Groningen.

    Lista de 14 convocados:

    - Guarda-redes: Edu (Vina Albali Valdepeñas/Esp) e Vítor Hugo (Sporting de Braga).

    - Fixos: André Coelho (FC Barcelona/Esp) e João Matos (Sporting).

    - Alas: Bruno Coelho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve/Fra), Pany (Sporting), Pauleta (Sporting), Pedro Cary (Leões de Porto Salvo), Ricardinho (ACCS Futsal C Asnieres – Villeneuve/Fra) e Tiago Brito (Benfica).

    - Universais: Afonso (Benfica), Erick (Sporting) e Fábio Cecílio (Benfica).

    - Pivô: Cardinal (Sporting).

    Benfica não tem sabido gerir ruído exterior rr.pt 21/01 - Quinta, às 11:44

    António Pacheco recusa falar de uma época falhada e aconselha a uma concentração de esforços nas provas em que o Benfica continua a competir. Clube não tem sabido gerir regresso de Jesus, investimento de muito dinheiro e reeleição de Vieira, defende o antigo jogador.