Norte também em alerta para a festa do título Record 24/04 - Quarta, às 04:09

    Saída rápida à vista

    Plano do título em marcha Record 24/04 - Quarta, às 03:04

    CML está de prevenção caso haja campeão este domingo. Garante festa e segurança na capital

    O imenso mar que separa FC Porto e Sporting Record 24/04 - Quarta, às 02:14

    A produtividade ofensiva de dragões e leões explica muito da época de ambos

    Rúben Amorim mais perto de ficar no Sporting Record 24/04 - Quarta, às 02:08

    Raide a Londres afastou os hammers de uma lista onde já não estão também os reds

    Quase 100 pessoas impedidas de entrar em recintos desportivos em 2024 sapo.pt 23/04 - Terça, às 23:07

    A Autoridade para a Prevenção e o Combate à Violência no Desporto (APCVD) revelou hoje ter interditado 95 pessoas de acederem a recintos desportivos no primeiro trimestre de 2024, e concluído 463 processos de contraordenação.

    No relatório do primeiro trimestre do ano, a APCVD indica que entre 01 de janeiro e 31 de março de 2024 “entraram em vigor 95 medidas de interdição de acesso a recintos desportivos, das quais 60% foram aplicadas como medidas cautelares (57) e 40% como sanções acessórias (38), após conclusão dos respetivos processos”.

    Entre as 463 decisões proferidas, 227 foram condenatórias, das quais 67 de caráter definitivo e já sem possibilidade de recurso, 133 de arquivamento e 103 remetidas para o Ministério Público, por incorrerem em ilícitos criminais.

    A APCVD apresenta como exemplos de sanções recentes, a aplicada a um jovem de 22 anos, de 1.500 euros de multa e 20 meses de interdição de recintos desportivos, por utilizar pirotecnia, incitar à violência e arremessar objetos, num jogo dos campeonatos distritais da associação de Viana do Castelo.

    Esta autoridade policial aponta ainda o caso de um adepto que estava provisoriamente impedido de entrar em estádios e, mesmo assim, invadiu o terreno de jogo na meia-final da Taça da Liga de futebol entre o Sporting e o Sporting de Braga, sendo punido com oito meses de interdição e 500 euros de multa.

    Na mesma situação - cautelarmente proibido de aceder a recintos desportivos -, um adepto de 52 anos foi condenado a 1.500 euros de multa e 16 meses de interdição, por arremesso de objetos e introdução de bebidas alcoólicas em garrafa de vidro em recintos desportivos, num jogo da II Divisão do Nacional de juniores.

    Recorrendo a dados do Ponto Nacional de Informações sobre Desporto (PNID), a autoridade relata que “na presente data estão proibidas de aceder a recintos desportivos cerca de 420 pessoas, sendo a maioria das interdições aplicadas pela APCVD, e as restantes aplicadas por tribunais judiciais”.

    Em cerca de quatro anos, a APCVD aplicou quase de 1.500 interdições de acesso a recintos desportivo, das quais perto de 1.200 já entraram em vigor.

    Domingos Castro candidata-se à federação de atletismo por “gratidão” à modalidade sapo.pt 23/04 - Terça, às 22:59

    O antigo atleta olímpico Domingos Castro apresentou hoje a candidatura à presidência da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), “por gratidão” a uma modalidade que pretende fazer crescer, deixar mais próxima dos atletas e que tenha uma casa das seleções.

    “Um dos principais motivos que me leva a esta candidatura é a gratidão por uma modalidade que me deu tudo o que sou hoje e eu quero retribuir com o meu saber, querer e trabalho para com a FPA, modalidade e todos os amantes deste deporto”, comentou Domingos Castro, ainda antes de apresentar a sua candidatura, sob o lema “Movimento de Mudança”.

    Rodeado de várias dezenas de apoiantes, que marcaram presença na Tribuna de Honra do Estádio Nacional, no Jamor, o antigo fundista e atleta do Sporting apresentou os elementos presentes da sua direção, constituída pelos vice-presidentes Paulo Guerra, Sara Moreira, Joaquim Santos, Rui Ferreira e Sérgio Guedes, e os vogais Pedro Oliveira, Albertina Machado, Carla Sacramento, Francis Obikwelu e Carla Tavares.

    “Temos uma equipa fantástica de atletas olímpicos, medalhados internacionais, com muita competência e motivação para ajudar a modalidade a crescer e a se modernizar. Teremos sempre alguma coisa a mudar, como estar mais perto dos atletas, dos associados e dos clubes, porque sem estes a FPA não é nada. Temos de ir à procura da juventude, de fazer um trabalho profundo nas escolas, precisamos de recrutar talentos para que no futuro tenhamos atletas do mais alto nível”, explicou o candidato natural de Guimarães.

    Além destes aliados, o vice-campeão do mundo nos 5.000 metros, em 1987, e vice-campeão da Europa de corta-mato, em 1994, tem ainda na comissão de honra algumas ilustres figuras do desporto nacional, como José Mourinho, Luís Figo, Nélson Évora, Manuela Machado, Nuno Delgado, Sara Catarina Ribeiro, entre outros.

    Presentes na cerimónia estiveram ainda Luís Alves Monteiro (presidente da Associação de Atletas Olímpicos), Carlos Cardoso (ex-presidente da Confederação do Desporto), Carlos Móia (Presidente do Maratona Clube de Portugal), Fernandos Tavares (vice-presidente do Benfica), Marco Chagas (ex-ciclista), Nuno Laurentino (ex-nadador olímpico), Miguel Arrobas (ex-nadador olímpico de águas abertas) ou Jorge Vieira, atual presidente da FPA.

    “A minha presença está garantida no evento de cada uma das candidaturas e é para garantir a total equidistância relativamente a todas as candidaturas. Estar não significa um apoio direto, não significa uma recomendação de voto, significa que tenho apreço pelas pessoas e pelos que garantem a minha substituição. Não vai haver um vazio e isso já é um regozijo para mim. É que, naturalmente, é apetecível ser presidente da FPA, já que temos três candidatos”, defendeu Jorge Vieira, referindo-se aos atuais vice-presidentes Paulo Bernardo e Fernando Tavares, também candidatos nas próximas eleições.

    Já Domingos Castro, que representou Portugal em quatro Jogos Olímpicos (Seul1988, Barcelona1992, Atalanta1996 e Sydney2000), e a sua equipa propõem-se a promover mais proximidade junto dos atletas, clubes, instituições e organizadores de provas, gerir o organismo com maior rigor financeiro, angariar mais financiamento, estabelecer mais qualidade nas competições, investir mais na formação e, entre outras propostas, construir a casa das seleções, num investimento público-privado.

    “Chegou o momento do atletismo, a modalidade rainha dos Jogos Olímpicos e modalidade mais medalhada em Portugal, ter uma casa das seleções, propriedade da FPA para que as suas seleções, não só nacionais, como regionais, possam utilizar sempre que queiram treinar e fazer os seus estágios. Vamos fazer também intercâmbios a nível internacional para que possamos ter outras seleções a treinar em Portugal com os nossos atletas”, adiantou o candidato.

    Segundo o candidato à presidência da FPA, a casa das seleções será construída na Marinha Grande, onde haverá igualmente espaço reservado “para os heróis do passado, como Carlos Lopes, Rosa Mota, Francis Obikwelu, Nélson Évora, poderem conviver com os jovens talentos”.

    Do passado, chegou igualmente uma mensagem especial que deixou emocionado o irmão gémeo de Dionísio Castro, também este antigo atleta do Sporting, ainda antes de começar a expor as suas ideias para o desenvolvimento da modalidade.

    “Filho, sabes que há treino todos os dias, sejam quais forem as condições climatéricas, inclusivamente terremotos. Por este motivo, não consigo estar presente, mas mandei alguém da minha família. Mário Moniz Pereira”, leu de voz embargada Domingos Castro, antes de abraçar Leonor Moniz Pereira, a filha do seu antigo treinador, o ‘Sr. Atletismo’, que morreu em 2016.

    Rui Costa sente a mesma tristeza dos adeptos do Benfica, mas acha que em Faro foram ultrapassados os limites 23/04 - Terça, às 22:47

    “Cá estarei para assumir todas as responsabilidades da época, como faço todos os anos, mas, nestas quatro jornadas, recuso-me a atirar a toalha ao chão ainda com campeonato para se jogar”, ressalva

    Hat-trick e assistência de Fatawu deixa Leicester, de Ricardo Pereira, a uma vitória da Premier League sapo.pt 23/04 - Terça, às 22:28

    O Leicester deu um passo de gigante rumo à Premier League esta terça-feira, ao golear o Southampton por 5-0, em jogo da 38.ª jornada do Championship.

    O grande destaque do jogo foi o ganês Abdul Fatawu, emprestado pelo Sporting aos Foxes. O esquerdino fez o 1-0 aos 25 minutos, a passe de Dewsbury-Hall.

    Na segunda parte, mais quatro golos. Ndidi fez o 2-0 aos 62, Fatawu assistiu Vardi para o 4-0 aos 79 e completou o hat-trick aos 81.

    A vitória permite ao Leicester consolidar a liderança do campeonato com 94 pontos, mais quatro do que o Leeds, 2.º classificado, e mais cinco do que o Ipswich (tem menos um jogo realizado), 3º colocado do Championship.

    A equipa treinada pelo italiano Enzo Mareca, que teve o português Ricardo Pereira no onze inicial, fica a uma vitória de regressar à Premier League, quando faltam duas rondas para o final. Os dois primeiros garantem a promoção imediata, os quatro seguintes na tabela (do 3.º ao 6.º posto) jogam um play-off para se determinar quem acompanha o campeão e vice-campeão para a Premier League.

    Show de Fatawu! Avançado rubrica hat-trick diante do Southampton zerozero.pt 23/04 - Terça, às 21:32

    Mais um passo na temporada positiva de Fatawu Issahaku. O extremo ganês, que está emprestado pelo Sporting, teve uma noite para mais tarde recordar, uma vez que foi fundamental para derrotar o Southampton por 5-0. O camisola 18 rubricou um hat-trick (inaugurou o marcador aos 25 minutos) e ainda assistiu Jamie Vardy para o quarto golo do encontro. Saiu ovacionado na reta final do jogo, depois de um encontro ao mais alto nível. Ricardo Pereira foi titular e viu perto a exibição do seu companheiro, que já leva sete golos e 12 assistências pelo Leicester City, atual primeiro classificado do Championship com 94 pontos (30 vitórias neste trajeto). O extremo tem contrato com o Sporting até ao verão de 2027 e conta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. Interessados não vão faltar, depois da época de estreia no futebol inglês... pic.twitter.com/0vhLkv9wJm — 🎬 (@Browlstarss) April 23, 2024

    Sporting perde primeira mão dos quartos, mas deixa tudo em aberto zerozero.pt 23/04 - Terça, às 21:24

    Na primeira mão dos quartos-de-final da EHF European League, o Sporting deslocou-se até à casa do Rhein-Neckar Lowen para perder por 32-29, depois de 60 minutos bastante complicados para o conjunto português. Tudo em aberto para o próximo duelo, a 30 de abril.