Os prognósticos passaram ao lado 15/05/2024 10:05 És a nossa Fé

    Há jornadas assim: ninguém acertou no resultado do Estoril-Sporting (0-1). Mesmo sendo um desfecho algo banal, dos mais habituais no futebol.

    Vamos esperar que a pontaria ande mais certeira na jornada que falta. A última - a da recepção ao Chaves.

    Tempos difíceis no basquetebol 15/05/2024 09:29 És a nossa Fé

    Num grande clube como o Sporting, todas as modalidades e todas as equipas passam por bons e maus momentos, todas elas precisam do apoio dos sócios e adeptos para vingarem.

    É o caso agora do basquetebol, a viver uma época desastrosa pela sucessão de lesões nos jogadores mais importantes mas não só. 

    Com um plantel de 14 jogadores, dos quais 5 americanos/canadianos, defrontámos o play-off com a Ovarense sem 4 jogadores por lesão, são eles Eddie Ekiyor, LovettJr, Curry e Hallmand. O primeiro, canadiano, é apenas um dos melhores jogadores da Liga portuguesa, o segundo o sucessor do Travante Williams na equipa.

    E perdemos no João Rocha e depois em Ovar, aqui por 93-91 já no prolongamento. Se no futebol 4  jogadores influentes lesionados causam mossa, no basquetebol então é catastrófico, porque impede a rotação durante o jogo, sobrecarga com faltas os restantes que na parte final do jogo já não podem ter intensidade defensiva pelo risco de exclusão definitiva.

    Quando os resultados não são bons, quando as coisas não correm bem, no futebol ou nesta ou aquela modalidade, logo aparecem alguns indignados a invocar tudo e mais alguma coisa, até o grande desígnio apontado pelo fundador para pedir a cabeça de treinador e jogadores. São os exigentes da treta, só servem para atrapalhar.

    Importa é reflectir sobre as causas do insucesso para além das lesões que ditaram o fim precoce da época. Ouvi há tempos o treinador Pedro Nuno Monteiro a queixar-se da diferença de entusiasmo no pavilhão desta modalidade relativamente ao Andebol. Julgo que isso terá muito a ver com o perfil dos jogadores, poucos empolgam o pavilhão e "dialogam" com os adeptos, poucos tem ligação afectiva com o clube, no fundo são saltimbancos da modalidade. E até com o perfil do próprio Pedro Nuno e da sua equipa técnica. 

    Ouvi dizer que o Porto gasta bem mais que o Sporting e o Benfica gasta cerca de 10 vezes mais com a modalidade. Não sei se é verdade, o que sei é que eles tem no geral "americanos" muito melhores do que os nossos, e mesmo quando vamos para outros clubes encontramos um ou outro jogador mais influentes do que a média dos nossos.

    No fundo aconteceu com o basquetebol com Frederico Varandas o que aconteceu com as outras modalidades de pavilhão ou com o futebol feminino com Bruno de Carvalho, o Sporting entrou em força, investiu, ganhou, e os rivais foram atrás, investindo ainda bem mais e ganhando a seguir. Claro que nalguns casos a embalagem ganha pelas equipas e estruturas técnicas vencedoras do Sporting foram aguentando a parada até ao limite. 

    Agora, no que ao basquetebol diz respeito ou o Sporting sobe a parada desportiva / financeira ou corre o risco de ficar para trás a disputar com as Oliveirenses e as Ovarenses as sobras das temporadas. Como aconteceu no Andebol com a contratação do Ricardo Costa e os seus 2 filhos, pagando as respectivas cláusulas. 

    Tem a palavra a Direcção.

    SL

     

     

     

     

     

    Cinco jogos que definiram a época 15/05/2024 07:00 O Artista do Dia

    A diferença dentro das quatro linhas foi de tal forma clara em relação aos adversários, que acabaram por não existiram tantos momentos icónicos como em 2020/21. Ainda assim, aqui ficam os 5 jogos que, a meu ver, foram os mais importantes na caminhada para o 24º título nacional do Sporting.


    5º A importância de se entrar com o pé direito

    Sporting 3 - Vizela 2 (1ª jornada) 

    Primeiro jogo do campeonato. Depois de uma época desapontante a todos os níveis, a entrada em campo não poderia ter sido mais afirmativa: Gyökeres fez o gosto aos dois pés ainda dentro dos 15' e o Sporting parecia arrancar para uma vitória fácil e expressiva. No entanto, no espaço de 2 minutos, o Vizela empataria a cerca de 15 minutos do fim. O início de sonho evaporou-se e cada sportinguista presente nas bancadas e em casa começou a questionar-se se 23/24 não seria mais do mesmo.

    Mas não foi. O Sporting voltou a carregar e, aos 90'+9, num último fôlego, Paulinho acabaria por marcar o golo da vitória. Euforia nas bancadas e Alvalade cantou um dos "Freed from Desire" mais épicos de que há memória. Momento arrepiante que serviu de mote para o resto da época.


    4º O murro na mesa

    Vitória SC 3 - Sporting 2 (13ª jornada)

    Jogo com muitas incidências mas que teve uma intervenção decisiva de João Pinheiro e Hugo Miguel. Aos 45', quando o Sporting vencia por 1-0, o árbitro assinalou penálti por suposto derrube de Adán a Ricardo Mangas. Falta inexistente, visto que se tratou de simulação. Em vez de o árbitro mostrar amarelo ao jogador do vitória (que seria o 2º e consequente expulsão) que deixaria o Sporting em vantagem no marcador e também em vantagem numérica, as equipas foram empatadas para o intervalo.

    Apenas duas jornadas após a amarga derrota na Luz, registou-se este novo desaire. Mas a verdade é que a equipa parece ter sentido a injustiça, e soube reagiu da melhor forma possível, partindo para um resto de campeonato praticamente imaculado. 20/21 teve o 2-2 de Famalicão, 23/24 teve o 3-2 de Guimarães.


    3º Vincar a diferença

    Sporting 2 - Porto 0 (14ª jornada)

    Encontro de líderes em Alvalade, com o Porto. O Sporting parecia em quebra, vindo de duas derrotas na três jornadas anteriores. Para além disso, somava-se a preocupação de haver 3 centrais indisponíveis (Coates e St. Juste lesionados, Diomande na CAN). Amorim apostou em Quaresma e o miúdo respondeu com uma exibição primorosa. Secou Galeno e ainda teve pernas para construir uma jogada primorosa com assistência para golo mal anulado a Gyökeres.

    O Sporting demonstrou ser muito superior ao Porto e, havendo justiça, o resultado devia ter sido 4-0 (ainda houve outro golo mal anulado a Paulinho). A equipa mostrou ter estofo para dar a volta ao pior momento da época e assumiu a liderança isolada do campeonato - que nunca mais largaria sem ser "à condição". Para além disso, foi o princípio do fim das aspirações do Porto ao título.


    2º Momentos de Genyo 

    Sporting 2 - Benfica 1 (28ª jornada)


    Geny Catamo ainda tem uma longa carreira pela frente, mas nunca se esquecerá deste jogo. Inaugurou o marcador logo ao 1º minuto, ainda o público de Alvalade não se tinha sentado após cantar "O Mundo Sabe Que", e garantiria a vitória nos descontos com um remate que levou o estádio à loucura.

    A exibição não foi boa. Foi, possivelmente, dos poucos jogos da temporada em que o Sporting não foi a melhor equipa em campo. Não conseguiu ter bola na primeira parte e, na segunda parte, as oportunidades de golo repartiram-se. O acaso por vezes tem o seu papel e, neste jogo, a vitória poderia ter caído tanto para um lado como para o outro.

    O momento de Genyo teve ainda a particularidade de livrar Daniel Bragança de um estigma semelhante ao que Bryan Ruiz teve de suportar depois daquele falhanço no dérbi de 15/16. Não foi por esse lance que o Sporting perdeu esse campeonato - que se deveu muito mais aos boaventuras da vida - mas de certeza que não houve sportinguista que não tivesse revivido o momento quando, minutos antes ao golo de Geny, Bragança pisou a bola e não a conseguiu meter na baliza. Mas, felizmente, estava escrito que era uma época para matar fantasmas e não para os criar. 


    1º Quem é o Rei agora?

    Famalicão 0 - Sporting 1 (20ª jornada) 

    4 de fevereiro. À partida para a 20ª jornada, o Sporting era líder isolado e mantinha 1 ponto de avanço sobre o Benfica, vantagem que se mantinha desde a derrota em Guimarães. Se na tabela classificativa a diferença era mínima, a nível exibicional não se passava o mesmo: enquanto o Sporting atropelava adversários e vencia de forma categórica, o Benfica ia-se aguentando com exibições sofríveis e pouco convincentes, parecendo sempre mais perto de ceder do que o líder.

    Uma greve bastante seletiva das forças policiais acabaria por forçar o adiamento do Famalicão - Sporting para meados de abril, por não haver abertura no calendário. 

    Nesse mesmo dia de fevereiro, o Benfica venceu o seu jogo e subiu, à condição, para a frente da classificação. Na ressaca dessa vitória, não passou despercebido o esforço concertado da comunicação do clube, com a ajuda dos jornais e comentadores do costume, para fazer do momento um ponto de viragem no campeonato. Durante semanas, fez-se de conta que o Sporting não tinha um jogo em atraso.

    Quem não foi na conversa foi Frederico Varandas. "Queremos chegar à nova data com menos um jogo e em primeiro lugar.". Não se enganou. O Sporting disputaria o jogo em atraso a 16 de abril, após a 29ª jornada, com um avanço de 4 pontos sobre o Benfica. Venceria o Famalicão por 1-0, aumentando para 7 pontos a vantagem sobre o rival, e colocando praticamente um ponto final sobre a questão do título.

    O dérbi de Alvalade foi crítico para a definição do campeão, mas o jogo de Famalicão foi, para mim, o mais simbólico. E, ironia do destino, seria precisamente em Famalicão que o Benfica entregaria de bandeja o título ao Sporting. 

    Quem é o REI agora?

    Mais do que nunca... "Onde vai um vão todos" 15/05/2024 02:49 Camarote Leonino

    12f04c06-181a-4106-9f9d-3bc7e8c128eb.jpg

    Rúben Amorim estava longe de imaginar que um simples desabafo se iria tornar viral. Se tornasse até num slogan adoptado por todo o universo leonino. Aglutinava vontades, enchendo de orgulho todos os sportinguistas, e também gatilho para o que restava de uma época (2020/21) que terminaria em festa no Marquês, palco histórico do qual os leões andavam ausentes há 19 anos.

    A frase foi proferida pelo treinador no final do embate em Famalicão, 9.ª jornada da época 2020/21, onde o Sporting empatou a dois golos, a 5 de Dezembro de 2020, num jogo que acabou em polémica, confusão no túnel e muitas queixas leoninas.

    Já nesta época finda, Rúben Amorim usou uma outra frase que, não tendo ganho a mesma repercussão, acabou por ter impacto. Aconteceu no rescaldo da derrota em Guimarães, mormente reagindo a um empurrão a Nuno Santos nos minutos finais por um membro do staff vitoriano: 

    "Houve um pequeno problema com um apanha bolas, depois houve uma pessoa do clube que chegou lá e empurrou um jogador do Sporting. Isso já aconteceu noutros campos, como no Dragão, não podemos deixar isso acontecer. Fomos defender o Nuno Santos. Os jogadores do Sporting CP não vão admitir mais nenhuma vez que alguém empurre um jogador do Sporting CP. E se tivermos de ir todos para a confusão, vamos todos para a confusão, não há problema nenhum".

    Agora, com o título gloriosamente reconquistado e com a Taça de Portugal para vencer, também não vamos permitir que ninguém enxovalhe o presidente do Sporting Clube de Portugal!!!

    Dizem que uma verdade no futebol não dura 24 horas. Pois a verdade recém-proferida pelo dr. Frederico Varandas vai perdurar, pelo menos, até ao próximo dia 26 no Jamor.

    Pote eleito o melhor médio do mês de Abril 15/05/2024 02:48 Camarote Leonino

    m-site-lpb.jpg

    O prémio Médio do Mês da Liga Portugal Betclic é de Pedro Gonçalves! O centrocampista leonino acolheu 25% dos votos dos treinadores principais da competição, referente ao mês de Abril.

    O número 8 do conjunto de Alvalade superou a concorrência de David Simão (FC Arouca), com 12,5%, e do colega de equipa Hjulmand, com 11,81%.

    Titular nas cinco partidas disputadas no período em questão, Pedro Gonçalves contribuiu de forma decisiva para os quatro triunfos e um empate do conjunto verde e branco, com dois golos e duas assistências.

    Gyökeres eleito avançado do mês de Abril 15/05/2024 02:47 Camarote Leonino

    a-site-lpb.jpg

    Foi um dos grandes obreiros do título dos leões e em Abril voltou a demonstrar o porquê. Gyökeres, do Sporting CP, foi eleito o Continente Avançado do Mês da Liga Portugal Betclic, pela quinta vez, na presente temporada.

    No período em avaliação, o atacante leonino participou em cinco partidas, tendo sido totalista em quatro encontros disputados na competição, nos quais registou quatro golos, revelador da preponderância do camisola nove dos leões.

    O sueco reuniu 35,42% dos votos, batendo a concorrência de Rafael Mujica (FC Arouca), com 22,22% dos votos, enquanto Jhonder Cadiz (FC Famalicão) completa o pódio com 9,72% das preferências.

    O espelho do país? 15/05/2024 02:46 Camarote Leonino

    Screenshot (1827).png

    Não tenho grande interesse em aprofundar este tema e muito menos ainda dar destaque ao pirata informático, mas face ao que está a decorrer no âmbito jurídico sobre o processo dos emails do Benfica, achei interessante esta sua afirmação:

    "Um dos maiores esquemas de corrupção da história do futebol português deverá passar impune devido a pactos de silêncio, destruição de prova, entre outras peripécias. É urgente uma completa reforma deste arcaico ordenamento jurídico, que nos aproxime dos principais países europeus".

    Recorde-se que ontem Rui Costa, presidente do SLB, deslocou-se às instalações do DCIAP e prestou declarações em representação dos encarnados no processo dos emails.

    Mais uma vez, para não variar, tudo vai ficar em 'águas de bacalhau'. É o país que temos!

    Tecnologia da linha de golo a partir de 2025/26 15/05/2024 02:45 Camarote Leonino

    Screenshot (1828).png

    A tecnologia da linha de golo vai ser implementada na 1.ª Liga a partir da época 2025/26, decidiu esta terça-feira a direcção da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP).

    A direcção da LPFP aprovou a implementação desta tecnologia (Goal Line Technology, GLT), para avaliação dos lances de golo, na sequência do projecto iniciado em 2020/21, e que já foi debatido extensivamente pelos vários grupos de trabalho do organismo liderado por Pedro Proença.

    A LPFP vai avançar com o concurso público, para as propostas de prestação deste serviço, num processo que vai ser supervisionado pela directora executiva da LPFP, Helena Pires, pelos clubes e pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

    Tendo em vista a utilização, em 2025/26, a LPFP vai avançar, no primeiro semestre de 2025, com um o período de adaptações infra-estruturais e de testes à GLT.

    A Liga inglesa foi pioneira na adopção desta tecnologia, em 2013, tendo já sido introduzida nos principais campeonatos de Itália, Alemanha, França e Holanda.

    A Turma dos Idiotas 14/05/2024 23:14 És a nossa Fé

    Gyo.jpg

     

    A estupidez de certas pessoas não tem limites. Incluindo, infelizmente, a de alguns supostos adeptos do Sporting.

    Vem isto a propósito do que aqui se escreveu em Junho e Julho do ano passado, quando foi anunciada a contratação de Viktor Gyökeres para integrar o plantel leonino.

    Ficam umas amostras:

     

    «Honestamente preferia que este sueco não viesse. Pagar 20 milhões e alimentar esta economia do futebol é imoral.»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/viktor-einar-gyokeres-8928575?thread=102922559#t10292255

    «Vamos ver se este não é um novo Paulinho... (o preço é semelhante) Entretanto o Fran Navarro foi comprado por pouco mais de um terço do preço...»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/o-sueco-chegou-8891332?thread=102599876#t102599876

    «Se o sueco da 2.ª divisão inglesa nos vai custar 20 + 4 kilos, isto porque somos um clube rico e abastado, os gajos lá de cima andam tesos, mas vão à Champions, só vão pagar 6 kilos pelo espanhol Navarro.»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/o-sueco-chegou-8891332?thread=102600644#t102600644

    «Como é possivel ainda se bater palminhas, quando a equipa não tem laterais, trinco, motor no meio-campo, ponta de lança com golo, para além de um banco medíocre?»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/sai-o-manuel-entra-o-vicktor-8823172?thread=101961348#t10196134

    «Sobre a comparação Gyökeres/Navarro:
    1 Gyokeres fez 21 golos na Championship em 49 jogos, custou-nos 20 milhões.
    2 Navarro fez 17 golos na Liga portuguesa (a 6ª melhor da Europa), em 34 jogos, e custou-lhes 6 milhões.»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/o-dia-seguinte-8929540?thread=102953732#t102953732

    «Para o ano jogamos para não descer.»
    https://sporting.blogs.sapo.pt/sai-o-manuel-entra-o-vicktor-8823172?thread=101967748#t101967748

     

    Estes chalupas puseram-se logo aos gritos contra o craque sueco. Alguns preferiam ver no lugar dele um tal Navarro, contratado pelo FCP.

    Qual foi o desempenho desse Navarro no Porto? Participou em seis jogos, esteve em campo só 169 minutos e nem chegou a marcar um golo. Sérgio Conceição não contava com ele, por isso o avançado espanhol foi despachado em Dezembro para o Olympiacos. Valeu 250 mil euros aos cofres portistas - quantia anedótica.

     

    Chamo-lhes, obviamente, a Turma dos Idiotas.

    Não merecem outro nome.

    Nós, há dez anos 14/05/2024 23:07 És a nossa Fé

     

    Cristina Torrão: «Nunca um jogo que decide quem sobe/desce de divisão foi tão importante! A Alemanha está hoje de olhos postos na 1ª mão da partida entre o Hamburgo SV (o 16º classificado da Bundesliga) e o Greuther Fürth (3º classificado da 2ª divisão), às 20h30m, hora local (em Portugal, uma hora mais cedo). O Hamburgo SV, cujo capitão é a antiga estrela da seleção holandesa Rafael van der Vaart, conta com uma Taça dos Campeões, uma Taça das Taças e seis campeonatos no seu palmarés. Mas as dificuldades dos últimos tempos, a par da simpatia que nutro pelo clube, pois moro perto de Hamburgo, fizeram-me compará-lo ao Sporting, na malograda época passada (também ficaram em 7º lugar). Porém, enquanto os nossos leões depressa subiram a um lugar mais de acordo com o seu prestígio, o clube alemão desceu mais baixo do que nunca e vê-se obrigado a um play-off para não descer de divisão (o que aconteceria pela primeira vez).»

     

    Duarte Fonseca«Parece mais que óbvia a saída de Leonardo Jardim. Os dois mencionados no título são para mim as hipóteses reais e viáveis para treinar o Sporting na próxima época. Marco Silva pela postura, pela qualidade das suas equipas, pela ambição e pela possibilidade de trazer Evandro e Tavares. Vítor Pereira pela qualidade táctica das suas equipas e pelos conceitos de evolução de jogo que defende.»

     

    Luciano Amaral: «Talvez se percebam agora melhor certas coisas, como, por exemplo, as exibições tipo pastelão dos últimos tempos: se Leonardo Jardim já estava na calha para sair há algum tempo (e o mais provável é que já estivesse, que isto não fosse coisa só de agora e que já circulasse no balneário), depois de se acreditar que ficaria por alguns anos, talvez lhe fosse difícil mobilizar os jogadores. Talvez se percebam também as "diferença de discurso" entre presidente e treinador, i.e. assunção de candidatura ao título ou não. Sendo que Jardim parece ter razão aqui: não pode haver candidatura nem Champions decente com o que hoje existe.»

     

    Rui Cerdeira Branco: «Vamos lá ver se nos entendemos: muito francamente estou mesmo contente por o Daniel Carriço ter ganho a Liga Europa. Tê-lo feito contra o Benfica foi só mais um detalhe saboroso. Agora se acham que isto é rejubilar com a derrota alheia e mais não sei o quê... Azar. Não quereria nem um pedacito da vitória, também não quero nada da derrota. Abaixo a hipocrisia. Pense bem e.... talvez sorria.»

     

    Eu: «Faz hoje 50 anos, o Sporting Clube de Portugal conquistava em Antuérpia a única Taça dos Vencedores das Taças em futebol alguma vez ganha por um clube português. Sem claudicar na final, como acontece com os verdadeiramente grandes. Parabéns a esses Leões que tão bem souberam honrar a camisola do nosso clube. Vários deles ainda estão entre nós, servindo-nos todos os dias de orgulhosa referência.»