Antevisão Sporting-Benfica: Primeira ronda do dérbi eterno em busca da glória da Taça sapo.pt 29/02 - Quinta, às 05:30

    Sporting e Benfica entram em campo, esta quinta-feira (20.45 horas), em busca de garantirem a vantagem na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal.

    No único duelo entre ambas as equipas, esta temporada, quem saiu a sorrir foram as águias, que consumaram a reviravolta no período de descontos e os leões vão à procura de 'vingar' a derrota no campeonato.

    Fora de jogo estarão Bernat do lado encarnado e a dupla composta por Francisco Trincão e Gonçalo Inácio, do lado leonino, sendo que Paulinho ainda não está a 100% mas foi convocado.

    Momento de forma:

    Tanto Sporting como Benfica são, neste momento, os principais candidatos à conquista do título de campeão nacional e vivem bons momentos de forma.

    Os leões somaram dois jogos consecutivos sem vencer, pela primeira vez em 2023/24, mas nos últimos 16 jogos só perderem contra o SC Braga, nas meias finais da Taça da Liga. Apesar dos dois desaires consecutivos, a equipa de Ruben Amorim está a jogar bom futebol e tem sido uma das mais constantes da I Liga, como prova o facto de já terem vencido por 8-0 em duas ocasiões (Dumiense e Casa Pia).

    Neste percurso na Taça de Portugal o emblema leonino já eliminou Dumiense (8-0), Tondela (4-0) e UD Leiria (3-0), não tendo sofrido nenhum golo neste caminho relativamente tranquilo.

    Já as águias parece que estão em num momento crescente e, apesar de na Liga Europa não terem convencido ainda, nas provas internas o domínio tem sido grande como provam os seis triunfos nos últimos sete jogos, em que se meteu um empate com o Vitória de Guimarães pelo meio (2-2).

    Um fator que pode ser importante neste duelo é o calendário. A equipa de Roger Schmidt tem um ciclo infernal, defrontando Sporting, FC Porto e Rangers nos próximos dias, o que poderá alterar de alguma maneira a estratégia montada, tendo em conta a importância dos três jogos para as respetivas competições.

    No caminho até ás meias-finais, o Benfica só apanhou equipa da I Liga, tendo derrotado Famalicão (2-0), SC Braga (3-2) e Vizela (2-1).

    Histórico de confrontos

    Este registo é vasto, remontando aos primórdios do futebol português, mas vamos começar pelo mais recente. Na primeira volta do campeonato, os encarnados saíram por cima num jogo épico, em que estavam a perder por 1-0 aos 90 minutos e ainda conseguiram vencer. João Neves e Tengstedt foram os responsáveis por desvalorizar o golo de Gyokeres no primeiro tempo, que também foi traído pela expulsão de Gonçalo Inácio.

    Ainda assim, registam-se um total de 319 jogos entre Sporting e Benfica, com 139 triunfos encarnados e 112 dos leões. Houve ainda 68 empates.

    Já na Taça de Portugal os duelos entre os eternos rivais têm sido mais emocionantes, uma vez que nos 37 jogos só aconteceram dois empates. Nesta competição o emblema leonino sai por cima, registando 19 triunfos contra os 16 das águias.

    Em todas as provas, a maior vitória do Sporting foi um estrondoso 7-1, em 1986/87, enquanto que para o Benfica foi um 7-2, em 1945/46. Em termos de golos a diferença ainda é grande, sendo que a equipa da Luz marcou 542 e a de Alvalade 486.

    O que disseram os treinadores

    "Em pior momento estávamos quando defrontámos o Benfica pela última vez, na temporada transata"

    : "O jogo de amanhã nem sequer é decisivo para a Taça de Portugal, por isso não será para a temporada"

    O Sporting-Benfica arranca às 20.45 horas desta quinta-feira, em Alvalade e vai ser arbitrado por Fábio Veríssimo, que será auxiliado por Pedro Martins e Hugo Marques. Fábio Melo estará com o VAR e João Bessa Silva será o AVAR. Hélder Malheiro foi nomeado 4.º árbitro.

    Rúben Amorim sem antídoto para Benfica ofensivo Record 29/02 - Quinta, às 03:46

    Treinador verde e branco ainda não venceu Schmidt e já viu o rival sair de um dérbi a rir

    Capitães de Sporting e Benfica já se defrontaram 10 vezes: Coates só ganhou uma vez a Otamendi Record 29/02 - Quinta, às 03:22

    Central dos leões festejou no dérbi de 2021, enquanto o benfiquista venceu 6 vezes

    Um dérbi para duros: Sporting e Benfica dominam na Liga e lutam por vaga no Jamor Record 29/02 - Quinta, às 03:06

    Alvalade recebe segundo dérbi da época

    Treinador do Rosário sonha treinar Di María: «Oxalá que possa acontecer» Record 29/02 - Quinta, às 00:39

    Miguel Ángel Russo falou do jogador do Benfica

    Atenção, Benfica: Rangers soma 11ª vitória seguida, com direito a reviravolta zerozero.pt 28/02 - Quarta, às 21:55

    A apenas uma semana de visitar o Benfica, na 1ª mão dos oitavos de final da Liga Europa, o Rangers visitou e venceu o Kilmarnock, com direito a reviravolta, por 1-2, em jogo a contar para o campeonato escocês. A jogar fora de portas e com Fábio Silva a começar de início, os comandados de Philippe Clément viram a turma da casa começar melhor e chegar ao golo inaugural logo à passagem do minuto 11, com Danny Armstrong a converter com sucesso uma grande penalidade. De resto, a 1ª parte foi difícil para a turma de Glasgow, que teve que esperar pelo regresso dos balneários para reagir verdadeiramente. Ora, a reação, no entanto, surgiu em apenas 15 minutos, com a reviravolta a ser feita com dois golos sem resposta em apenas quatro minutos. O empate surgiu aos 55', num livre direto exímio do lateral e capitão, habituado a marcar muitos golos, James Tavernier - já leva 20 golos esta época, além de 10 assistências - e a reviravolta surgiu apenas quatro minutos depois, por Thomas Lawrence, numa jogada de insistência do extremo pela esquerda. O Kilmarnock ainda insistiu, assustou na ponta final, mas o Rangers conseguiu mesmo vencer por 1-2 num campo difícil e somar a sua 11ª vitória consecutiva, para permanecer na liderança isolada do campeonato escocês, apesar da estrondosa goleada do rival Celtic por 7-1 (Paulo Bernardo não saiu do banco de suplentes) na receção ao Dundee.

    Depois do Mundial, a seleção espanhola é a primeira vencedora da Liga das Nações feminina 28/02 - Quarta, às 20:05

    Espanha bateu França por 2-0 na final, que se realizou em Sevilha. Marcaram Aitana Bonmatí, aos 32 minutos, e Mariona Caldentey, aos 53'

    Christian Horner, chefe de equipa da Red Bull, ilibado após queixa de comportamento inapropriado 28/02 - Quarta, às 17:40

    Investigação independente não deu procedimento a uma queixa de uma funcionária da Red Bull e Horner, no cargo desde 2005, deverá continuar à frente dos destinos da equipa campeã mundial de Formula 1 em título de construtores e pilotos

    Clássico já tem homem do apito: João Pinheiro no Dragão zerozero.pt 28/02 - Quarta, às 17:33

    A jornada 24 da Liga Portugal Betclic tem um clássico entre FC Porto e Benfica como cabeça de cartaz e já são conhecidas as nomeações do Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) para os encontros previstos. João Pinheiro foi o escolhido para apitar no Estádio do Dragão. O duelo está agendado para as 20h30 do próximo domingo. Pinheiro vai ser auxiliado por Bruno Jesus e Luciano Maia, com António Nobre a desempenhar as funções de quarto árbitro. No vídeo-árbitro (VAR) vão estar Tiago Martins e André Campos. Nos restantes jogos da jornada, destaque natural para o duelo entre Sporting e Farense, em Alvalade. Cláudio Pereira foi o árbitro nomeado para o duelo, com Bruno Esteves no VAR. As nomeações da jornada 24: Chaves-Arouca Árbitro: Iancu Vasilica Assistentes: Carlos Martins e Fábio Silva 4.º árbitro: Ricardo Moreira VAR: André Narciso AVAR: Vasco Marques Moreirense-Rio Ave Árbitro: Bruno Costa Assistentes: Jorge Fernandes e Nelson Cunha 4.º árbitro: Humberto Teixeira VAR: Miguel Nogueira AVAR: Nuno Pires Estoril-V. Guimarães Árbitro: João Gonçalves Assistentes: João Bessa Silva e Ângelo Carneiro 4.º árbitro: Anzhony Rodrigues VAR: Nuno Almeida AVAR: Pedro Felisberto Sp. Braga-E. Amadora Árbitro: Hélder Malheiro Assistentes: Hugo Coimbra e Gonçalo Freire 4.º árbitro: Halim Shirzad VAR: Bruno Vieira AVAR: Rui Cidade Casa Pia-Gil Vicente Árbitro: Manuel Oliveira Assistentes: Carlos Campos e Hugo Santos 4.º árbitro: Gonçalo Neves VAR: Luís Ferreira AVAR: Hugo Marques Portimonense-Vizela Árbitro: José Bessa Assistentes: Andreia Sousa e Nuno Manso 4.º árbitro: João Afonso VAR: Manuel Mota AVAR: Nuno Eiras Sporting-Farense Árbitro: Cláudio Pereira Assistentes: Tiago Costa e André Almeida 4.º árbitro: Diogo Rosa VAR: Bruno Esteves AVAR: Hugo Ribeiro FC Porto-Benfica Árbitro: João Pinheiro Assistentes: Bruno Jesus e Luciano Maia 4.º árbitro: António Nobre VAR: Tiago Martins AVAR: André Campos Famalicão-Boavista Árbitro: Fábio Melo Assistentes: André Dias e Sérgio Jesus 4.º árbitro: Márcio Torres VAR: Rui Oliveira AVAR: Pedro Ribeiro

    Plantel festeja 120 anos do Benfica rr.pt 28/02 - Quarta, às 16:57

    Ainda esta quarta-feira há um jantar comemorativo em Lisboa.