Sporting CP 2-1 SL Benfica: queda anunciada 07/04/2024 13:32 Geração Benfica

     

    A derrota de ontem frente ao Sporting CP (2-1) deixou o SL Benfica mais longe da renovação do título de campeão nacional (e só não digo já que não será campeão porque ainda é matematicamente possível).

    O Benfica ficou mais longe do título por culpa própria. Fez-se o maior investimento de sempre na história do clube (mais de 100 milhões de euros), proporcionando a Roger Schmidt um amplo plantel. Alguns dos jogadores comprados acabaram por mostrar desde cedo que não iam corresponder ao que lhes eram pedido, outros, sempre que utilizados, foram mostrando bons pormenores, porém não foram aposta regular. 


    No dérbi de ontem, assim como no de terça-feira, viu-se uma equipa com mais garra e ambição, algo que tantas vezes faltou durante a presente época. Por que é que não se jogou sempre com esta atitude? A falta da mesma, aliada a outras falhas, valeram ao Benfica a perda de pontos contra equipas teoricamente mais fracas e, consequentemente, foram afastando a equipa do primeiro lugar. 


    Uma das principais falhas reside na forma como Roger Schmidt lê o jogo e nas escolhas que faz. Quantas vezes nesta época o Benfica deu 45 minutos de avanço ao adversário porque o seu treinador errou no onze escolhido e na estratégia montada? E depois, ao intervalo, lá tentou remendar. Em alguns casos o final foi feliz, mas noutros nem tanto. Ainda neste ponto importa falar das substituições, o tema mais abordado e quase sempre pela negativa. Ontem não foi exceção. 


    Uma equipa que está obrigada a ganhar para continuar na luta pelo título não pode fazer praticamente 90 minutos com jogadores em campo que estão a passar completamente ao lado do jogo. A partir dos 70 minutos do dérbi foi notória a necessidade de refrescar a equipa, sobretudo na frente. Foi precisamente nesse momento que Roger fez a primeira alteração na equipa para tirar Tengstedt e lançar Arthur Cabral. Insuficiente. Rafa esteve muito apagado, teria justificado a sua saída mais cedo, mas só foi substituído aos 93 minutos, como se não houvesse opções válidas no banco para mexer mais cedo na equipa…


    Talvez não o tenha feito por não ter a confiança necessária nesses jogadores para os lançar num jogo com tanta importância. Tivesse apostado mais em Gouveia, Rollheiser e Carreras e talvez ao dia de hoje o Benfica se encontrasse numa situação mais favorável. O que se tem visto é uma estagnação tanto a nível individual, como a nível coletivo. E isto, para uma equipa como o Benfica, não pode ser aceitável. 


    Assim como não pode ser aceitável gastar tantos milhões em avançados e nenhum se encaixar no estilo de jogo do Benfica. Tengstedt é um falso ponta de lança. Tem-se mostrado bem a trabalhar para a equipa, mas precisa de uma referência na área, como por exemplo Cabral, para finalizar. Contudo, Roger Schmidt não joga para os avançados que tem. Todos podiam render bem mais se o estilo de jogo fosse outro. 


    Voltando ao dérbi e à derrota que daí saiu destaco ainda os golos sofridos pelo Benfica. Ambos nascem praticamente da mesma forma: Geny apareceu sempre sozinho. Depois de marcar o primeiro o jogador do Sporting continuou a ameaçar e por várias vezes o jogo foi passando por ele, muitas vezes sem que os jogadores do Benfica lhe criassem dificuldades. O segundo golo foi sendo anunciado ao longo do jogo e acabou mesmo por surgir porque os jogadores do Benfica voltaram a cometer o fatal erro de deixar Geny com espaço para fazer o que queria. 


    Estamos a pouco mais de um mês do fim da época e a sensação que fica é que o investimento feito não deu frutos e que o desnorte foi uma constante. Que o filme desta época sirva de aprendizagem para o futuro e que não se volte a cometer tantas falhas fatais. 

    Perdido 07/04/2024 00:52 Tertulia Benfiquista

    Uma entrada a dormir e uma saída de rastos, e o título praticamente perdido. Tal como na terça-feira, podíamos ter ganho este jogo mas acabámos a pagar pelos nossos erros, com a sorte a sorrir ao adversário nos instantes finais num jogo que só teve golos dos laterais direitos.

    2.jpg

    O nosso treinador tem feito muito disparate, mas acho que mesmo assim ninguém esperaria que houvesse mudanças no onze titular, o que veio a verificar-se. Foi com este onze que dominámos o jogo da taça e fazia todo o sentido mantê-lo. O problema foi uma entrada completamente desastrada no jogo. Não se pode oferecer um golo na primeira vez que o adversário chega à nossa baliza. Não compreendo tamanha passividade quando o Pedro Gonçalves recuperou a bola e entrou pela direita, com os nossos jogadores a ficarem a olhar em vez de alguém cair em cima dele. O cruzamento acabou por sobrar para o lado oposto, onde o Catamo estava solto para finalizar de baliza aberta. A reacção foi boa - jogámos no mesmo registo do último jogo, a ser capazes de pressionar alto e com eficácia a saída de bola do Sporting, e assumimos o controlo do jogo, com a equipa da casa a jogar literalmente em contra-ataque, um luxo a que se podia dar dada a oferta inicial da nossa parte. Uma vez mais, no entanto, más decisões no último terço - e por mais de uma vez tivemos recuperações de bola que nos permitiram apanhar a equipa do Sporting descompensada e em situação de igualdade da defesa para o ataque - impediram-nos de criar muitas ocasiões flagrantes de golo, especialmente porque precisamente hoje tivemos um dos nossos jogadores mais determinantes, o Rafa, em noite completamente não. Na primeira parte foi dele a melhor situação de golo, quando recebeu a bola completamente à vontade à entrada da área, e depois finalizou para a bancada. O empate, que já se justificava, acabou por surgir no último lance na primeira parte: um livre marcado pelo Di María a partir da esquerda, ainda bem longe da área, com a bola a ir cair na zona do poste mais distante, onde o Bah entrou de forma fulgurante para fazer o golo de cabeça.

    1.jpg

    Para a segunda parte, o Sporting pareceu entrar mais decidido nos primeiros minutos, mas aos poucos o Benfica equilibrou e num jogo dividido conseguiu criar as situações mais perigosas para marcar. E a maior parte das vezes novamente graças a recuperações altas de bola e maus passes por parte dos jogadores do Sporting, que pressionados acabavam por nos entregar a bola. O Neres viu uma bola cortada por um defesa quando esta se encaminhava para a baliza, já depois de ter passado pelo guarda-redes (grande passe do Di María), o Rafa viu um desvio de calcanhar ser também cortado no momento certo por um defesa, e o guarda-redes do Sporting negou o golo ao Di María com uma grande defesa, com a bola ainda a tocar no ferro da baliza. A resposta do Sporting continuava quase sempre a ser em lances de transição, tendo o Gyökeres acertado com estrondo na barra num remate cruzado. À entrada para o último quarto de hora o jogo estava claramente num cenário em que quem marcasse ganharia, mas parecia mais provável que a acontecer, esse golo fosse nosso. Só que a nossa equipa começou a dar sinais de cansaço. Em especial os jogadores da frente, pelo muito trabalho que tiveram a pressionar e a cortar linhas de passe constantemente. O cansaço era dos dois lados, mas enquanto que o treinador do Sporting foi constantemente refrescando a equipa com substituições, o nosso manteve-se na sua teima de nunca fazer todas as substituições, e de fazer aquelas que ainda faz tarde e a más horas. Trocou apenas de avançado a vinte minutos do final, e depois ficámos a ver a equipa a perder progressivamente gás enquanto o Sporting crescia nos minutos finais. O Sporting retirou mesmo o Hjulmand do campo, que arriscava ver um segundo amarelo, enquanto que o Benfica nada fez e acabou com o Aursnes expulso (nota: o Benfica fez apenas dez faltas durante todo o jogo e acabou com sete cartões amarelos). Já no período de descontos, estivemos durante largos minutos com o jogo parado à espera do VAR enquanto não se marcava um pontapé de canto (depois de uma situação claríssima de golo por parte do Sporting) e eu comentei mesmo para o meu colega de bancada que com tanto tempo parado arriscavamo-nos a perder as marcações e a sofrer um golo. Que foi mesmo o que aconteceu, com o Catamo a receber a bola completamente sozinho sobre a esquerda à entrada da área e a rematar cruzado para o golo. Depois do mal feito, aí sim, duas substituições feitas para jogarem um par de minutos, o Kökçu mais uma vez para jogar na esquerda no lugar do Neres, e o Marcos Leonardo no lugar do Rafa. Ainda assim, na sequência de um livre ainda tivemos uma situação muito perigosa do Marcos Leonardo, que foi cortada nem percebi bem como por um defesa já perto da linha de golo.

    3.jpg

    Destaques no Benfica, o Di María, de cujos pés nasceram a maior parte das situações de perigo, e para o Bah, que marcou o golo e voltou a mostrar estar na sua melhor forma. Já do outro lado, o Aursnes desta vez teve um jogo para esquecer. A dupla de médios teve um jogo de muito trabalho, recuperou imensas bolas, mas também foi caindo fisicamente na fase final do jogo, em especial quando o Sporting refrescou completamente o meio campo e nós nada fizemos.

     

    Foram dois jogos seguidos que podíamos e deveríamos ter ganho, em especial o da taça, e em que acabámos por perder dois troféus. O que acabou por marcar a diferença nestes dois jogos foi sobretudo o aproveitamento. Uns marcaram sempre mais do que as ocasiões que criaram, e nós marcámos sempre menos. O autismo do nosso treinador no que diz respeito às substituições não foi hoje que apareceu, tem-se revelado ao longo de toda a época e culminou hoje, em que provavelmente perdemos mesmo o jogo com grande peso desse factor. E não serve o argumento de falta de qualidade no banco, porque temos lá muito melhores jogadores do que o adversário (por exemplo, aquele ex-Estoril que entrou para o meio campo foi péssimo e quase que nos ofereceu um golo, mas pelo menos tinha pernas para correr). Só que o treinador adversário, perante a evidência da falência física, não hesitou em fazer as mudanças que se impunham. O nosso ficou a contemplar, perdido nas ideias dentro da sua própria cabeça.

    Sporting vs Benfica - liga Betclic - 28ª Jornada. 06/04/2024 18:00 O Belo Voar da Águia


    Sporting  2  * 1  Benfica
    .

    O Conselho de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol anunciou, esta quinta-feira, que o dérbi eterno será ajuizado por Artur Soares Dias. O encontro entre Sporting e Benfica realiza-se em Alvalade, às 20h30, a contar para a 28.ª jornada da I Liga.

    Paulo Soares e Pedro Ribeiro serão os assistentes do árbitro da Associação de Futebol do Porto, enquanto Nuno Almeida estará no papel de quarto árbitro. No videoárbitro, na Cidade de Futebol, estará Luís Godinho, que vai ser auxiliado por Rui Teixeira.
    .
    SPORTING: Franco Israel; St. Juste, Coates e Gonçalo Inácio; Geny Catamo, Hjulmand, Morita e Matheus Reis; Trincão, Gyökeres e Pote.
    .
    Suplentes do Sporting: Diogo Pinto, Edwards, Nuno Santos, Paulinho, Daniel Bragança, Diomande, Esgaio, Eduardo Quaresma e Koindredi.

    BENFICA: Trubin; Bah, António Silva, Otamendi e Aursnes; Florentino e João Neves; Di María, Rafa e Neres; Tengstedt.
    .
    Suplentes do Benfica: Samuel Soares, Álvaro Carreras, Morato, Arthur Cabral, Kökcü, João Mário, Marcos Leonardo, Tomás Araújo e Tiago Gouveia.  
    .
    Sporting ganhou. Parabéns ao futuro novo campeão.
    .

    ACORDEM! Os "40 Anos disto" não são uma pessoa, é um poder instalado! 05/04/2024 15:02 Geração Benfica

    Ontem apareceu nos jornais que o Rui Costa terá confrontado o árbitro no túnel. Ao contrário do que aconteceu com o árbitro do jogo do FCPorto, o João Pinheiro fez questão de colocar tudo no relatório e lá virá mais uma suspensão agravada por reincidência e multa agravada também para o Rui Costa.

    Rapidamente aparecem os "exigentes" a dizer que a solução é ir para as Conferências de Imprensa fazer barulho... como se por artes mágicas o Fernando Gomes e o Fontelas Gomes (que não são primos, são apenas cúmplices) fossem a correr para o WC cheios de medo do SLBenfica... só que não.

    Quando confrontados com que o problema não se resolve assim porque o sistema corrupto - os tais "40 anos disto" não se fazem de uma pessoa, caso não tenham ainda reparado - a tese dos "exigentes" é que o SLBenfica deveria ter um presidente para a FPF.

    Ora, mais uma vez... noção ZERO! Sabem quantos quiseram ir a jogo e não conseguiram? Pelo menos 4... todos eles andaram por ali a fazer "campanha" onde se deve fazer ... nos almoços, jantares e reuniões com promessas futuras (e não nos jornais como o pessoal gosta)... mas quando chegou a hora da verdade... apareceu quem sabe "mexer os cordelinhos" e o Proença passou de ser "persona non grata"... a vencedor declarado já por antecipação.

    Acho graça ver o pessoal agora, praticamente em cima do jogo, queixar-se que o SLBenfica deveria estar contra... claro! Faz todo o sentido sermos o "parolo" no meio da festa dos corruptos que diz "eu acho que isto está mal" enquanto os outros sozinhos sem riem em tomam decisões contra o Benfica.

    Há cerca de 2 anos eu alertei que o maior desafio do Rui Costa para o futuro era montar uma equipa de gestão renovada, capaz de transformar outra vez o clube e adaptá-lo às exigências actuais e da próxima década E preparar uma candidatura à FPF, com apoios suficientes para desafiar o sistema corrupto instalado. Disse-o há dois anos, porque muito teria que ser feito:

    Seria preciso aparecer alguém para se "sacrificar" publicamente, capaz de fazer barulho e agitar as águas, depois talvez ainda alguém que começasse a ser visto com interesse mas pouco... até por fim chegar alguém que assumiria uma posição sólida sem ter que aparecer a sujar-se com temas que teriam obrigatoriamente que sair a lume.

    Sabem o que foi feito nesses dois anos? ZERO!
    E sabem porquê? Porque nos dias que correm NINGUÉM quer ser esse mártir. Ninguém quer sujeitar-se à pressão mediática e exposição profissional que isso obriga com impactos nas suas vidas e famílias.

    Todos assobiam para o lado e dizem "deixa lá"...

    Por isso, o futuro presidente da FPF vai ser o mesmo que come da gamela do Antero, que conseguiu que ele passasse de "mete nojo" a presidente incontestado por todos. O futuro presidente da Liga vai ser o que abriu a porta ao Antero para ameaçar o FCPorto e lhe permitiu controlar o quarto grande, depois de ja controlar o terceiro grande a partir do seu treinador que ganhou (e ganhará este ano) sempre que foi preciso que ele ganhasse... sempre que a estratégia o requeria. E com a chegada de AVB ao FCPorto, são três em quatro clubes que ele controla, mais a Liga e a FPF.

    Há uns meses largos eu disse que ele iria ser o Joaquim Oliveira dos tempos modernos... e cá está! Infelizmente acordaram todos tarde... andava tu entretido a brincar aos títulos de campeão, que são as "pérolas a porcos" que o Sistema Corrupto nos lança sempre que querem que os benfiquistas se entretenham com outras coisas enquanto eles ajustam a estrutura de poder.

    Uns acordaram tarde... outros ainda nem acordaram e continuam a acreditar na história da carochinha.


    Foi assim quando puseram o Damásio na Liga e depois se alterou o estatuto da FPF, foi assim depois do Apito Dourado quando Benfica ganhou vários títulos para parecer que estava tudo normal e será assim agora para alterar as estruturas de poder e renegociar os direitos televisivos.

    Sabem o que se segue a cada uma das "benesses" que são dadas aos "tolinhos" não sabem... pois, segue-se uma "travessia no deserto" de títulos para o SLBenfica.

    Há muito que digo: Se isto vai adiante (e tudo aparenta que sim)... será mais uma década a ganhar esporadicamente ou quando eles precisam. 

    É por isto mesmo que é fundamental que o SLBenfica aposte numa equipa de liderança forte e capaz - tudo o que não temos.

    E termino com o que mais vos choca: Essa equipa de liderança forte, rejuvenescida e capaz precisa de ter também os "canalizadores"... aqueles que sabem que ao limpar os canos, têm que meter a mão na merda. Um dia escrevi aqui e volto a referir: Só ganhámos mais títulos do que os que eles queriam, porque o Paulo Gonçalves "mexia na merda" e sabia como ser mais esperto que os demais. 
    Se cometeu crimes? Tenho muitas duvidas. Se fez coisas moralmente questionáveis?... imagino que todos os dias, tal o esterco que é o futebol português.
    ... por isso é que eles queriam tanto correr com ele! Por isso é que há um denominador comum aos três clubes por onde ele passou: Foram todos campeões enquanto la esteve... porque ele - tal como o Antero - sabia "agarrá-los" pelo sitio que lhes dói.

    03/04/2024 15:22 O Belo Voar da Águia

     A ROUBALHEIRA - PARTE 2
    ( POSSIVEL SEQUELA  A SER LANÇADA SÁBADO, DIA 6 ABRIL, NUM SAPÓDROMO PERTO DE SI)




    Produtores : Estúdios Fontelas & Proença, Lda
    Realizadores : Proença e Fontelas
    Castings : "Firma APAF" - Luciano e Gonçalves
    Coordenador e Distribuição de Elenco : Lourenço Pinto
    PROTAGONISTAS 
    - No papel de  Fantoches, Paus Mandados : Os famosos VARistas e Metralhas de apito na boca.
    - No papel do sempre Atento Surdo-Mudo : Presidente e ex jogador Rui César
    - No papel do gajo de mãos nos bolsos, a coçar os tomates : O Engenheiro Roger
    - No papel de "A Vitima" : Benfica e Benfiquistas.
    - Musica : Solo de viola baixo por um gajo qualquer. 

    Não vou tecer muitos comentários ao jogo de ontem. 
    Quanto a mim, se o Glorioso jogasse desde o inicio da época, sempre, com a mesma vontade que mostrou, estaria na final da Taça de Portugal e liderava a Liga. Mesmo sendo roubado, direta ou indiretamente, pelos canalhas que teimam em marrar com o Benfica.

    O treinador do nosso adversário, mesmo estando em vantagem na eliminatória ao intervalo, efetuou três (3) substituições. Deu peso e altura à defesa, ao mesmo tempo que retirou de lá um elemento, que miraculosamente conseguiu chegar aos 45' sem qualquer cartão, Diomande. Colocou no ataque um jogador rápido e buliçoso, para dar cabo da cabeça do adaptado Aursnes, que, até acertarem na marcação, andou perdido sem qualquer ajuda.
    Fez outra substituição aos 66' para dar musculo ao meio campo, e a quinta e ultima perto do final, ao tirar um ponta de lança e lançar outro atleta tecnicista e rápido, imprevisível quando está bem, para colocar os nossos defesas em sentido. 

    Herr Schmidt, previsível como é, foi igual a si próprio. A perder a eliminatória desde o inicio do jogo, nunca a teve na mão, foi incapaz de, num laivo de coragem, lançar um segundo ponta de lança. Substituiu Tengstedt  por Marcos Leonardo aos 79'.
    Preferiu tirar do jogo um dos melhores jogadores em campo, Neres, aos 85' e colocar Tiago Gouveia vindo de lesão ! O que se notou muito bem, perante o receio de abordar lances com o pé direito...
    E aos 90' (!!!) retirou Florentino para colocar João Mário !!
    Detesto, abomino mesmo, cobardes !!!

    Mesmo com as limitações descritas, no meu entender assumo, o Benfica merecia ter passado a eliminatória e estar na Final do Jamor.
    Depois da roubalheira que foi no sapódromo, com os trastes dos metralhas a invalidarem um golo limpo, ontem por volta dos 10 minutos vi logo que iriamos ser de novo roubados e bem roubados. Por esta altura, existe um lance em que de facto Rafa está em posição irregular, mas o que chama a atenção e me alerta para o intuito que os calhordas traziam na real cornadura, é a ligeireza com que o metralha do apito assinala logo o fora de jogo. Invalida o lance antes de a bola entrar, contrariando o protocolo...não fosse o diabo tecê-las e afinal não existir o impedimento...que de facto existia, reitero.
    Depois entre os 30 e os 45', o surripiador pinheiro demonstrou bem ao que vinha, transformando uma falta sobre o Di Maria mesmo em cima da linha da área, num livre contra o Benfica. Há ainda um fora de jogo, que não há quem saiba sobre quem foi assinalado, se ao Neres, impossível, ou ao Tengstedt , sem qualquer fundamento. Porque foi assinalado ? Porque o esforçado Nórdico, seguia isolado para o golo, desiquilibrou-se e caiu no corpo a corpo com Coates...Mas tal como no primeiro, não fosse o diabo tecê-las e existisse necessidade de verificar possível falta, que não existiu, mais vale apitar já...e assim foi ! Calhordas gatunos...nem disfarçar sabem.

    Na segunda parte continuou o festival de faltas não assinaladas contra os visitantes, com permissão para reclamarem sempre que quisessem e como lhes desse na gana...e, sai um amarelo ao Di Maria por reclamar uma falta que realmente sofreu.
    Depois, o canalha que valida golos, em fora de jogo, ao seu clube, mostra o porquê da sua nomeação para este jogo, ao ignorar uma falta de Coates sobre o Rafa, para penalti e finge não ver um empurrão do Inácio ao António Silva já perto do final...dentro da área !!  Tudo isto, com o badalhoco do pinheiro manso a colaborar, mostrando a quem lhe encomendou a incumbência,  que podem contar com os seus cornos para marrar contra o Benfica.

    Quando se soube quem seria a escumalha que apitaria o jogo, muitos foram os que tentaram desde logo condicionar os mesmos. Dos comentadeiros de alterne nem vale a pena falar, mas até um ex dirigente do clube dos sapos, um bombeiro incendiário de Vila Nova de Poiares, um personagem rastejante, qual lesma, pôs logo os cornos ao sol...Assim como o baboso diretor do Rascord um tal de Bernadette que falou e escreveu na sua folha de couve, as condicionantes que o animal achava que estes apitadeiros teriam...

    Esta meia final está perdida. Vamo-nos preparar convenientemente para a FINAL do próximo sábado.
     

    OBS 1: Agora, que saia uma Newsletter fofinha...

    OBS 2 : Nos jogos no nosso Estádio continua, infelizmente parece, a haver uma distinção entre adeptos .
    Há aqueles que vão vão lá para apoiar, puxar pela Equipa, assobiar os árbitros e os adversários.
    Depois existem os "adeptos espectadores"... que me custa aceitar serem Benfiquistas, pois assobiam mais os nossos que o adversário.



    SEMPRE PELO BENFICA

    VIVA O BENFICA


    O Derby da Vitória Moral 03/04/2024 14:06 Geração Benfica

    Foto: Vítor Chi/Record

    É assim que estou a ler muito do que o universo benfiquista tem publicado desde o final do jogo de ontem.

    O SL Benfica fez globalmente um bom jogo, só que este jogo em particular tinha 2 partes, sendo que na primeira tínhamos perdido.

    E sinceramente: jogar bem não deveria ser o normal? Lançar foguetes porque o SL Benfica fez uma exibição razoável? Eu recuso-me a isso.

    Na verdade, jogamos razoavelmente mas perdemos. Fomos eliminados.

    Uma competição em que regularmente deixávamos a nossa marca…agora passamos ao lado. Não é aceitável.

    Não é aceitável ter um treinador inútil que novamente insiste no Tengstedt a titular e novamente deixa de fora o Artur Cabral.

    Um treinador que a precisar de ganhar faz troca por troca de avançados e que faz substituições que mudam para pior. O que acrescentou João Mário, sem ser aqueles passes para o lado à boa maneira do outro inútil chamado Pizzi? Muito bom para a estatística…zero impacto na qualidade de jogo.

    Sei que há benfiquistas que procuram na arbitragem a justificação para as eliminações de ontem e do ano passado.

    Ora, eu não tenho lata para me queixar das arbitragens nos jogos do SL Benfica quando o nosso clube APOIOU SEM RESERVAS FONTELAS GOMES E PAULO COSTA, ou seja, o Conselho de Arbitragem que se tem demonstrado o maior aliado do Sistema e do FC Porto.

    Acham que temos queixas dos árbitros? Queixem-se antes a Rui Costa, o presidente do nosso clube, que fez parte da Direcção de LFV que apoiou sem reservas este Conselho de Arbitragem e o presidente da FPF.

    Aliás, como tem sido tema no NGB, Rui Costa e a sua liderança fraca e insonsa estão a pouco e pouco a minar o clube e os seus objectivos desportivos.

    Foi desastroso na renovação com Roger Schmidt e faz ainda pior não colocando o treinador no seu lugar, que é usar todos os jogadores que tem ao dispor e não insistir nos que lhe afagam o pescoço.

    Sábado a equipa tem nova oportunidade, agora para o campeonato.

    Ninguém está optimista, mas esperamos sempre a vitória em qualquer lado. É o mínimo.

    Vitórias morais como as de ontem, dispenso.

    Frustrante 03/04/2024 01:07 Tertulia Benfiquista

    Um empate muito frustrante que nos afasta da final da Taça de Portugal. E é frustrante porque hoje, e de forma até surpreendente para mim, fomos claramente a melhor equipa (muito melhores do que eles o conseguiram ser na primeira mão) e fizemos mais do que o suficiente para ter dado a volta à eliminatória, acabando penalizados sobretudo pela falta de eficácia no ataque e por um erro individual do nosso guarda-redes.

    3.jpg

    Pareceu-me que o nosso treinador hoje acertou no onze escolhido - pelo menos tenho pouco a apontar - e fomos capazes de fazer uma pressão eficaz sobre a defesa do Sporting, ao ponto de durante a primeira parte nem sequer terem conseguido recorrer à jogada de marca deles (chutão para o Gyokeres quando estão apertados). Foram vários os erros que conseguimos provocar na saída de bola do Sporting, conseguindo muitas recuperações de bola ainda no meio campo adversário e expondo, por exemplo, de forma bastante evidente as deficiências que o Diomande tem nesse particular (por algum motivo já não voltou do intervalo). Se tenho alguma coisa a apontar aos nossos jogadores, foi algum excesso de individualismo, em especial pelo Di María ou o Neres, que por diversas vezes se agarraram em demasia à bola quando se exigia um passe em progressão. Mas quando o Tengstedt acertou na barra e, sobretudo, quando o Di María conseguiu falhar um golo feito que lhe foi oferecido pelo Aursnes comecei a ficar pessimista sobre as nossas possibilidades. O empate ao intervalo era penalizador, e depois entrámos na segunda parte a dormir: pela primeira vez no jogo a jogada do chuto para a frente para o sueco funcionou sobre a esquerda, e depois foi-lhe permitido todo o tempo e espaço do mundo para colocar a bola na entrada da área, onde o Hjulmand também estava demasiado à vontade para rematar para o golo. A resposta foi boa e o Otamendi empatou minutos depois a centro do Neres a partir da direita (grande trabalho individual), aparecendo solto ao segundo poste depois de se antecipar ao Gyokeres, só que praticamente de seguida o Trubin borrou completamente a pintura, defendeu para a frente um cruzamento inócuo que iria sair pela linha de fundo e deu a possibilidade ao Paulinho de empatar. Voltámos a reagir bem e a reestabelecer o empate, pelo Rafa à boca da baliza depois de novo centro da direita do Bah (depois de um toque de calcanhar do Neres a desmarcá-lo) e ficámos novamente a apenas um golo de empatar a eliminatória (na jogada anterior o Gyokeres numa iniciativa individual tinha feito a bola tocar no poste num remate de fora da área). Até poderíamos ter tido uma ocasião flagrante para o fazer pouco depois, quando o tronco do Coates cometeu um penálti desastrado sobre o Rafa, mas nem o árbitro nem o VAR quiseram marcar. O andor este ano está muito poderoso e ninguém tem coragem para decidir contra eles nestes jogos - depois de dois penáltis grosseiros perdoados no jogo da Liga (pisão do Diomande ao Musa e cotovelada do Morita ao Otamendi) e um golo limpo anulado ao Di María na primeira mão, foi apenas mais um exemplo de como o Sporting é constantemente prejudicado, sobretudo contra o Benfica. Não foi penálti porque simplesmente não quiseram marcá-lo, mas já conhecemos bem o esquema de lavagem automática, e este lance absolutamente decisivo será rapidamente abafado sob o destaque ao 'grande espectáculo proporcionado por ambas as equipas' (fosse ao contrário e teríamos berreiro e luto). O Sporting passou praticamente a última meia hora a queimar tempo e a tentar responder com o habitual chuto para frente para o sueco, enquanto que nós ainda tivemos algumas ocasiões para marcar. Só que os entrados Tiago Gouveia e Marcos Leonardo (em especial o primeiro) revelaram muito pouco acerto na finalização, para além do guarda-redes do Sporting ter negado o golo ao Di María na sequência do lance do penálti não assinalado.

    1.jpg

    Gostei da atitude de quase toda a equipa e muito da nossa dupla de médios. Voltaram a provar ser a melhor dupla que temos para aquela zona, e em relação ao João Neves já me faltam palavras. Tal como gostei da exibição dos dois laterais, com o Bah finalmente a parecer chegar à sua forma ideal, pena que tão tarde na época - basta ver como o jogo do Sporting pelas laterais, que costuma ser bastante forte, foi quase inexistente e o Amorim viu-se mesmo obrigado a trocar os dois laterais ao intervalo. O Di María teve algumas das habituais perdas de bola e os referido excessos, mas foi sempre dos nossos jogadores mais perigosos quando a bola lhe chegou aos pés, e chegou muitas vezes. Eu acho que preferiria até tê-lo na esquerda, a jogar como extremo puro, com o Neres na direita. Neres que pareceu por vezes pouco ligado ao jogo, mas acabou por estar nos dois golos (na direita). Continuamos no entanto a ter um problema no ataque. O Tengstedt foi útil na pressão, mas tem uma completa falta de instinto goleador na área e deve ter perdido praticamente todas as bolas disputadas com os defesas adversários.

    2.jpg

    Deve ter sido um dos jogos mais conseguidos dos últimos tempos, mas ficou a faltar-nos um bocadinho para atingir o objectivo. Se jogássemos sempre com esta atitude provavelmente a época estaria a correr melhor. O que eu acho é que se conseguirmos jogar da mesma forma no sábado, teremos boas hipóteses de conseguir um resultado positivo. Mas vou manter as minhas expectativas baixas. Para mim, se conseguir pela primeira vez esta época sair do estádio após um jogo contra o Sporting sem estar a apalpar os bolsos para ver se ainda tenho a carteira, já será positivo.

    Benfica vs Sporting - Taça de Portugal - Meia final - 2ª Mão. 02/04/2024 18:30 O Belo Voar da Águia

     

    Benfica  2  * 2  Sporting
    1ª jogo

    1 ........... 2
    ..............................................

    Fomos eliminados. O Sporting está na final do Jamor.

    João Pinheiro, da Associação de Futebol de Braga, é o árbitro do dérbi de terça-feira entre o Benfica e o Sporting, da segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal, informou hoje a Federação Portuguesa de Futebol (FPF).

    O árbitro de Vila Nova de Famalicão, de 36 anos e internacional desde 2016, estará apenas pela segunda vez na sua carreira num jogo entre ‘águias’ e ‘leões’, apesar de já ter arbitrado um total de 11 jogos entre os três grandes.

    No jogo no Estádio na Luz (20:45), da segunda mão e depois de os 'leões' terem vencido o primeiro por 2-1, João Pinheiro terá como assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia, Fábio Veríssimo como quarto árbitro e Hugo Miguel no videoárbitro, assistido por Pedro Martins (AVAR).

    .

    Venha o próximo jogo.

    .


    01/04/2024 19:42 O Belo Voar da Águia

     DECISÕES ... DECISIVAS 


    Aproxima-se a fase de todas as decisões. O nervoso miudinho cheira-se no ar.

    O Benfica, joga a segunda mão da meia final da Taça de Portugal, amanhã terça feira, pelas 20h45m, em casa, partindo como uma desvantagem de 1/2. Estou confiante que iremos passar. Depois, no fim de semana, defrontaremos o mesmo adversário, desta feita no Sapódromo, para a Liga. Apesar de tudo, também aqui mantenho a confiança numa vitória, que nos relançará rumo ao 39.

    Dito isto, alguém será capaz de me explicar, porque carga d'água o raio do Alemão, nosso Treinador, resolveu colocar a jogar Di Maria e Otamendi, no ultimo jogo, em casa, contra o ultimo classificado !? Lembrar que os Campeões do Mundo, têm ambos 36 anos e no espaço de pouco mais de uma semana percorreram quase meia volta ao Mundo, tendo chegado a Portugal na véspera do jogo. Haveria melhor calendário para o Benfica poupar os seus jogadores com mais idade ? 
    No Benfica não se previne...arrisca-se. 
    Não há, desapareceu, aquela "cultura de exigência" que se pede que os grandes Campeões possuam. Será que seria impossível, pedir a dispensa de pelo menos um dos jogadores, de dois jogos amigáveis, que não contavam para nada, olhando para a fase decisiva da época ? Sei que era uma data FIFA, mas caramba, e um bocadinho de bom senso ? 

    Quanto ao jogo propriamente dito, para mim é inexplicável, a este nível, a falta de visão estratégica do nosso treinador.
    Posso estar muito errado, e nem sequer tenho a veleidade de me querer comparar, mas sabemos que, por exemplo Rafa, não "funciona" com falta de espaço, como era o caso. Não seria uma ideia, dar por vezes a iniciativa ao adversário, para o tirar do "buraco", e fazermos pressão sobre o portador da bola já no nosso meio campo ?  Assim quando a recuperássemos já Rafa e Neres, duas nulidades no sábado, teriam espaço nas costas dos defesas contrários...digo eu que só percebo, e pouco, a parte teórica do assunto...

    Outro aspecto estratégico não explorado : O jogador mais faltoso e físico do adversário viu um cartão amarelo antes da meia hora de jogo !! Jogou o jogo todo e não foram capazes de lhe sacar uma segunda cartolina colorida !! Era só dificultar-lhe a tarefa, colocando perto dele um jogador rápido e habilidoso e teimar em jogar por lá durante um bocadito... Mas pronto, lá ganhámos que era o que mais interessava.

    Faz-me um pouco de confusão o seguinte : Estamos a jogar em casa contra o ultimo classificado, que quanto a mim tem o pior treinador da Liga, que joga numa linha de 3 defesas, altos e fortes, que rapidamente se desmultiplicavam para 5 mais dois médios defensivos á sua frente e dois extremos que se "transformavam" em médios alas a ajudar a defender o meio campo...Porque raio não jogamos com dois homens  declaradamente avançados metidos em cunha entre os "defesas centrais da esquerda e da direita, e o do meio" ? Até podia ser o Rafa.

    OS NOSSOS RIVAIS : 

    A equipa do Cashball e do Novo Banco, ganhou na Amadora. Era esperado. 
    Fica na retina o golo da equipa da casa, e a limpeza que foi feita logo a seguir por todos os alternadeiros da ciência alcoviteira do chuto na bola.
    Se fosse um qualquer guarda redes do Benfica, a fazer aquela merda, era crucificado até ser "obrigatoriamente" vendido...Era primeira páginas a corpo inteiro e motivo de troça em todos os programas de alegada especialidade. Como foi um sapo..."tá-se" bem.

    Quanto às Conferencias de Imprensa, o ex futuro ex treinador do Liverpool continua a dar goleadas, e a deixar qualquer pézinho de microfone com a pita aos saltos e húmidos de excitação perante tão sábia sapiência ... Herr Schmidt continua a dar baile aos ditos cujos...E estes ficam tão secos que até criam ferida...

    Dos outros, nem vale a pena falar. A nojeira foi tanta, antes, durante e pós jogo que até as rachas do Coimbra da Mota se fecharam, para que a porcaria não se entranhasse...
    Realçar só algumas incidências. O fcp não jogou um caracol. As "pilhas" carregadas para defrontar o Campeão, estão a chegar à reserva...menos as do Xico que deve ter tido direito a overdose. O olhar esgazeado, associado ás atitudes idênticas do que dizem ser seu pai...não enganam !
    Agarrarem-se a um possível alegado penalti não assinalado, ou revertido, para a palhaçada final, é de bradar aos céus. Se foi mal ou bem revertido...temos pena. É por causa de canalhices arbitrais, várias, que não estamos em primeiro.
    O melhor guarda redes do Mundo e arredores, o mais valioso, certamente avaliado por alguém deficiente visual, fez mais uma daquelas casas dele...que todos perdoam, porque todos erram, todos têm direito ao erro...menos o Trubin, que no ultimo jogo, não conseguiu agarrar uma bola ao mesmo tempo que era carregado em falta...e foi logo motivo para reparos vários...Até pelo badalhoco do cretino Conduto.

    No meio daquele exemplo de "ser porto", terem saído só com o vermelho direto ao guarda redes é que é inexplicável...E mesmo este foi numa jogada normal !!  O vermelho ao alucinado Xico é por incrivel que pareça, duplo amarelo. O Pêpê levou um amarelo penso que durante o jogo...aquelas atitudes de quem não tomou os comprimidos para a raiva ou exagerou na dose, merecem mais ! O que dizer do trasloucado Wendel que numa correria louca, sem açaime, foi direito à equipa de arbitragem com a finalidade de experimentar os peitorais no bandeirola ??? Um nojo, que na pocilga já estão a tentar branquear, ao emitirem um comunicado para os jogadores colocarem nas suas redes sociais a fingirem serem eles os autores... Calhordas em tudo. 
    Lembrar que o "aquecimento" para estas atitudes teve inicio em Espanha, com um Alcaide qualquer e um árbitro borrado de medo para sair de campo ao ver parte do clã conceição à sua espera...

    O dono daquele chiqueiral veio dar o focinho à estampa, para dar porrada em quem se recusou a baixar as calças, não criticando as atitudes dos seus subordinados, mas informar que esperava facilidades dos árbitros, pelos vistos do Tiago Martins pois permitiu que este fizesse campanha pelo Fontelas em pleno estádio dos dragão...As coisas que se sabem sem querer !!!! 
    Estou curioso com  os castigos que irão sair... O Roger Shmidt por dizer que assim mais valia não haver VAR, levou forte e feio ...

    Pronto, vou ficar por aqui, amanhã joga o Glorioso, esperemos todos uma vitória que nos permita chegar à final da Taça...Lembrando que o principal objetivo continua a ser a Liga...O Campeonato.

    0BS 1 : Não consigo parar de rir sempre que me lembro daquele "comunicado" que os jogadores do fcp são obrigados a publicar, fazendo crer que foram eles a escrever...Porra que cambada de burros estúpidos. Andaram um tempo infinito a marrarem com os jogadores do Benfica por terem pedido desculpas, agora aparecem estas alminhas a dizer que querem facilidades nos jogos e não há quem proteste ??? O viola baixo ainda está em Inglaterra, ou anda a jogar poker com a comandita do cretino Conduto ??? 
    ACORDEM PRÁ VIDA CAMANDRO....


    SEMPRE PELO BENFICA
    VIVA O BENFICA

     


    Prepara-te Benfica, vem aí o Dérbi! 31/03/2024 19:45 Geração Benfica

     É já nesta terça-feira, 2 de Abril, que o Benfica vai ter o seu primeiro grande teste nesta reta final de temporada. Dali a dias terá novamente o Sporting CP como adversário num jogo que poderá ser decisivo para a luta do campeonato e depois virá o Marselha para a Liga Europa. Entramos a altura das decisões e por isso, agora mais do que nunca, o Benfica terá de dar resposta. Querer estar em momentos grandiosos é também querer estar sujeito a este tipo de pressões e momentos importantes. Vamos então focar na análise do jogo mais próximo: a segunda-mão da Taça de Portugal frente ao Sporting.

    Para começar, Roger Schmidt tem até agora 2 empates, 1 vitória e 1 derrota frente a Ruben Amorim. É praticamente um empate técnico sendo que a vitória foi num momento importante e decisivo da época passada.

    Depois, Schmidt prepara a sua equipa numa linha tradicional de 4 defesas protegidos por 2 médios de trabalho (ultimamente, Neves e Florentino). Na frente, tem havido muitas mudanças e a estabilidade está resumida a Rafa e Di Maria. Na esquerda, ora joga João Mário ou Neres e como ponta de lança é sempre complicado adivinhar quem entra, contudo, percebe-se que Schmidt não abdica do seu 1-4-2-3-1.

    Já Amorim, tem o seu 3-4-3 bem definido e que será bem mais facil de prever quem joga, porém, o grande destaque vai para a dupla trabalhadora do meio campo e claro... para Gyökeres.

    No jogo da 1ª mão António Silva fez uma das melhores exibições da época frente ao avançado sueco (que acabou por marcar após um erro de abordagem de Otamendi). 

    Pessoalmente não olho tanto para as individualidades. Acho que o Benfica consegue de uma forma ou outra equilibrar nesse sentido, o que me parece que faz mais diferença é a qualidade do jogo coletivo. O treinador do Sporting tem conseguido criar superioridades nos corredores laterais da defesa do Benfica (as laterais é uma lacuna reconhecida por qualquer adepto do Benfica) e também no meio campo. O que seria um encaixe de Hjulmand e Morita frente a Neves e Florentino, quase nunca é. E isso acontece porque Edwards/Paulinho (veremos quem joga na ausência de Pote) e Trincão baixam sempre para criar os tais 3 para 2. Já no Benfica, Di Maria, Rafa e Neres, não são talhados para essa missão de equilibrio e por mais que queiram ajudar, acaba sempre por não ser constante e falha muitas vezes.

    Um aspeto interessante deste jogo vai ser analisar a prestação dos guarda-redes. Trubin já provou que é um jovem cheio de potencial mas com esta queda de rendimento, também se tem afundado na segurança que outrora já deu. Do outro lado, Israel está longe de transmitir confiança e já é um dado praticamente certo que o Sporting irá ao mercado por um guarda-redes. Pode estar aqui um fator importante. Esperemos que seja Trubin a apresentar um grande nível.

    Outro aspeto muito interessante de ver vai estar no meio campo. Na 1ª mão, o Benfica entrou com João Mário e Neves e apesar de JM até ter estado bem no jogo, não tem a capacidade de trabalho, de recuperação e de estancar as transições adversárias que Florentino tem. Vamos ver quem entra em campo, mas a julgar até pelas últimas exibições de Tino, diria que seria uma aposta para manter.

    De resto, já sabemos que Rafa, Di Maria e Neres podem resolver num lance de génio e do lado do Sporting, Gyökeres, Edwards e Trincão estão também com a confiança em alta.

    Certo é que se vai decidir o apuramento para a final da Taça de Portugal 23/24 e o Benfica tem sempre a obrigaão de estar presente apesar de nos últimos 20 anos não corresponderem a essa tradição. Roger Schmidt tem de ceder na questão de não perder muito tempo a analisar os adversários e preparar estes próximos jogos como se calhar ainda não fez (dito por ele). Tem de perceber tudo o que o Sporting faz em campo. As projeções dos alas, as superioridades criadas e... sobretudo, tem de saber ferir o Sporting nas costas dos seus alas (como fez o Rio Ave, e bem). Está na hora de todos darem o máximo!

    Um ano e meio passa a correr e Rui Costa tem que agir JÁ! 30/03/2024 19:46 Geração Benfica

    Não sei nunca fui dos que achavam que primeiras páginas de jornais e menos ainda artigos de blogs colocavam em causa a performance desportiva dos atletas. Por isso, continuo a considerar que Rui Costa já vai tarde para tomar decisões que me parecem absolutamente fundamentais para um futuro mandato como Presidente.

    Desde Outubro de 2012 que sou daqueles embirrantes que votou em branco em todas as eleições. Em 2008 dei o benefício da duvida a Vieira, mas depois disso... nenhum outro candidato mereceu o meu voto (excepção conhecida em 2020 com RGS, mas isso já aqui foi desenvolvido várias vezes).

    Rui Costa, como ex jogador, dispõe de um crédito natural sobre boa parte dos adeptos, que têm uma admiração natural pelos jogadores e mais ainda pelos que se assumem adeptos de coração. Porém, eu não tenho ídolos (o que tinha infelizmente já faleceu e foi quem me ensinou o que é o SLBenfica).

    Arrancamos nestas próximas semanas para um ciclo mortal que pode relançar o campeonato e deixar-nos na final da Taça de Portugal e nas 1/2 finais da Liga Europa, ou pode deixar-nos fora de tudo! E isto ocorrerá no tal "mandato desportivo" e onde se gastou dinheiro como nunca antes visto. 

    Está claro que o "mandato desportivo" será um fracasso se, em particular este ano em que temos o melhor plantel de Portugal e um dos treinadores mais caros da Europa, tal não seja suficiente para vencer o titulo. Esse fracasso terá um e só um responsável: Rui Costa, acima de tudo porque escolheu não querer evitar o descalabro.

    Bem sei que já há por aqui quem peça a sua recandidatura e que venha acompanhada de migalhas (estatutos e bons resultados)... mas eu continuo a dizer que o SLBenfica de Rui Costa - depois de afastada a quase monarquia de Luis Filipe Vieira - tem uma oportunidade única para transforamar o Clube e preparar o SLBenfica para os próximos 20 anos e tornar-se num primeiro presidente acima dos resultados desportivos, não por propaganda, mas por merecimento.

    1. Fundamental Reestruturar a equipa de Gestão da SAD
    Actualmente com uma média de idades perto dos 60 anos e com poucos elementos com experiência de liderança ao mais alto nivel empresarial, Rui Costa deveria urgentemente abdicar da Presidencia da SAD e realizar um processo de recrutamento internacional para selecionar um Presidente capaz de montar uma equipa que lidere todo o projecto do futebol profissional, feminino e de formação.

    A equipa da gestão da SAD deveria apontar a profissionais criteriosamente selecionados pela sua capacidade empresarial, bem remunerados (desde logo com um salario variável na ordem dos 50%) e com uma média de idades de 43/48 anos - que deixará a SAD preparada pelo menos para poder marcar a diferença nos proximos 15 anos.

    Já aqui escrevi inumeros textos sobre este tema. A actual Administração da SAD (incluindo Rui Costa) não está preparada para liderar a SAD (e isso nada tem que ver com o seu amor ao Clube). Não há estratégia, não ha rumo, não há liderança, não há investimento no recrutamento de profissionais de qualidade para a SAD... está tudo errado e este é o principal alicerce do futuro.

    Como diria o outro, estivemos 10 anos à frente... agora digo eu que estamos 10 anos atrás no modelo de governo, de estratégia, de liderança... de tudo.

    2. Os orgão sociais para 2025 deverão ser renovados e incluir ex atletas do Clube, capazes de funcionar como garante da preservação dos valores e mística do Clube.

    Introduzir nos novos estatutos um orgão de provedoria dos Sócios e será atribuido ao segundo candidato menos votado nas eleições, que terá assento nas reuniões de direcção com o estatuto de vogal. Isto terá como objectivo não só estimular a que os candidatos efectivamente se apresentem a votos, como a seguir fiquem para dar continuidade às suas convições e honrem os votos que tiveram, além de poder intervir com pluralidade dentro da Direcção, porque nunca é demais relembrar que o SLBenfica é dos sócios.

    3. Assumindo que, de acordo com o modelo de eleição do Presidente da FPF, o SLBenfica sozinho pouco pode fazer, quando Pedro Proença "e o seu Governo-Sombra" anda a trabalhar o apoio dos principais decisores há mais de ano... então o SLBenfica deve focar-se em assegurar que - em conjunto com SportingCP e todos os clubes interessados em ser independentes do Sistema Corrupto dos ultimos 40 anos - apoiar um candidato a Presidente da Liga que tenha experiência de gestão e conheça o futebol profissional e que fosse secundado por um vice presidente proposto pelo SportingCP. Eu sugiro desde já um: João Noronha Lopes - é um profissional da area do marketing e a Liga hoje em dia mais não é que uma empresa de organização de um espetaculo, que é o futebol.

    Uma equipa de gestão apoiada por Benfica e Sporting que seja capaz de apresentar um projecto de valorização da Liga, aposta no Digital, na Inteligencia Artificial e relação com o adepto.

    4. Projecto a 4 anos de renovação de infra-estrututuras:
    O Estádio da Luz necessita pelo menos mais 10.000 lugares e uma eficiente renovação exterior e até interior em algumas áreas. Talvez a solução passe por eliminar um piso de estacionamento (eventualmente considerando - se possivel - adicionar um inferior) e baixar o relvado reestrututando a bancada do piso 0 e reduzindo a distancia ao relvado - ou seja, um angulo mais inclinado que o actual e ganhando espaco ao relvado, talvez pudesse dar para grande parte dos 10.000 lugares.

    Também os pavilhões necessitam uma transformação relevante, sendo que neste caso, porventua a solução teria que passar por refazer por completo ou até passar a apenas um pavilhão, maior e mais moderno.

    5. Transformação integral do modelo de relação dos atletas e do Clube com os adeptos.
    Apostar numa comunicação mais próxima, uma clara transformação da relação com os adeptos através de conteudos com atletas e profissionais do clube nas redes sociais, experiencias de proximidade pré e pós match. Maior recorrencia de treinos abertos, nomeadamente os de menor exigência táctica. etc.

    6. Estatutos, Auditorias e Actas
    Não é por acaso que deixo para o fim. Não me tira o sono, mas respeito que a muitos sócios sim. O Presidente - por tremenda deficiência de comunicação - deixa o tema arrastar-se e sem uma comunicação eficaz que "retire balas" aos criticos.

    Os estatutos devem ter um calendário urgentemente apresentado aos sócios - e não venha com lenga lengas que não tem tempo... porque mal vai a vida do Presidente se não tem tempo para ouvir os sócios.

    Esse calendario deve pressupor 1) que não será imposta qualquer versão e será permitido levar à votação propostas de alteração de clausulas (não novas versões); 2) acordar em AG quais os 5 elementos fundamentais à disscussão e assegurar que, perante essa abertura, os sócios aprovam os demais pontos dos Estatutos propostos pela Direcção - é importante que todos entendam que não haverá uma versão perfeita dos estatutos. 3) processo de votação final a terminar até 31.12.2024. E é bom que comece rapidamente, pois este modelo levará tempo a chegar a acordo com os sócios.

    Deverá ser acordada uma data, também até 31.12.2024 para apresentar a auditoria, sendo que todos sabemos que a mesma será inconclusiva - pois obviamente que o que aconteceu em muitos anos de Luis FIlipe Vieira, o negociante (como ele se aplelidava), foram chico-espertices e artimanhas que não ficam registadas em contratos. 

    Por fim, o tema das actas, tem que ser chegado a um acordo com os sócios em AG urgentemente. Não é aceitável que haja situações pendentes como estas e deverão os sócios aprovar o "enterrar desse machado de guerra" em prol de outras decisões em favor dos sócios. Tem que haver um equilibrio por parte de todos e isso será viavel mostrando boa fé por parte de todos.