Celebração 24/04/2024 23:07 És a nossa Fé

    Nunca fui adepto da teoria de que «as contas só se fazem no fim». As contas vão-se fazendo o tempo todo. Contas comparativas com o desempenho dos outros e com o nosso desempenho noutras épocas e noutras décadas.

    Por maioria de razão, jamais irei aderir à tese de que «a festa só se faz no fim». Cada vitória do Sporting, seja em que data for e seja em que modalidade for, é motivo de celebração. 

    Nós, há dez anos 24/04/2024 23:03 És a nossa Fé

     

    Eu: «A direcção que antecedeu a de Bruno de Carvalho vendeu 40% do passe de William Carvalho por 400 mil euros. Se isto não é gestão danosa, não sei como lhe hei-de chamar.»

    A voz do leitor 24/04/2024 23:01 És a nossa Fé

    «Olhar para este Sporting e ver um conjunto tão grande de jovens talentos, sabendo que é dos três grandes em Portugal aquele que faz a gestão mais racional dos seus recursos, é das coisas que mais me enchem de orgulho. Independentemente do que vier a acontecer e do desfecho final, o elogio a este projecto desportivo tem de ser feito agora.»

     

    Salgas, neste meu texto

    Gosta de carros ? 24/04/2024 21:30 Camarote Leonino

    download-2024-01-11T110059.384.jpeg

    Um dos carros mais caros do Mundo

    2014 McLaren P1 - Leilão 2024 - 1,006 milhões de dólares

    Já há árbitro para o jogo de domingo 24/04/2024 16:00 Camarote Leonino

    Nuno-Almeida.jpg

    Nomeações da Secção Profissional do Conselho de Arbitragem da FPF para os jogos da 30.ª jornada da Liga Portugal Betclic:

    FC das Antas-Sporting

    Árbitro: Nuno Almeida
    Assistentes: Pedro Felisberto e Hugo Ribeiro
    4.º árbitro: Miguel Nogueira
    VAR: Artur Soares Dias
    AVAR: João Bessa Silva

    Recorde-se que Nuno Almeida foi o árbitro do jogo com o Arouca, da 25.ª jornada da Liga Portugal Betclic e o 4.º árbitro do dérbi em Alvalade. Em Agosto, trabalhou a visita ao Casa Pia, que o Sporting venceu por 2-1.

    Já Artur Soares Dias, que vai actuar como VAR, foi o árbitro nesse mesmo dérbi, assim como tinha sido no jogo da primeira volta na Luz.

    Ir às compras 24/04/2024 10:04 És a nossa Fé

    Quando estava no Atlético de Madrid Futre vinha de propósito ao Montijo cortar o cabelo. Então porque não há-de poder Amorim dar um saltinho a Londres para comprar presunto?

    Contagem decrescente 24/04/2024 10:01 És a nossa Fé

     

    Só faltam quatro.

    Fim de ciclo ou talvez não 24/04/2024 09:10 És a nossa Fé

    A fase de sucesso desportivo do Sporting e de Rúben Amorim no Sporting - e a campanha europeia do ano passado em que vencemos/ultrapassámos Tottenham e Arsenal teve nisso um papel relevante - colocou-o no radar dos maiores clubes da Premier League e consequentemente na imprensa inglesa, onde já quase é tratado como Special Two. Será então questão de tempo a sua saída e o timing da mesma será ditado pelo clube que se chegar à frente com a tal oferta irrecusável. 

    Exactamente o mesmo se passará com os jogadores mais valiosos do plantel, como Gyökeres, Hjulmand, Diomande, Gonçalo Inácio e Pedro Gonçalves. No pior cenário sairão todos no final da época e o Sporting encaixará quase 300 M€. E então? Vai fechar as portas a seguir? Vai voltar ao tempo do Godinho Lopes?

    Importa perceber que o sucesso desportivo e financeiro do Sporting passa pela venda controlada dos melhores jogadores aos maiores clubes europeus, sempre reforçando a equipa de forma a conquistar o título interno, frequentar a Champions e subir no ranking europeu. 

    A decisão mais importante que um presidente do Sporting tem que tomar é a contratação do treinador. Até agora tivemos duas apostas pensadas e concretizadas por Frederico Varandas: Marcel Keizer e Rúben Amorim, e alguns interinos arranjados à pressa para aguentar o barco à tona. A diferença de desempenho entre um técnico holandês com escola, boa pessoa e meio descomprometido, e um português "de balneário" de grande talento e com um roadmap pensado para a sua carreira e para o futebol do Sporting foi tremenda, tal como o encaixe dos dois com presidente e director desportivo. 

     

    A decisão de contratar Rúben Amorim por uma verba nunca vista em Portugal foi corajosa e genial, e define a qualidade do nosso presidente. Mas a questão agora não é de decisão unilateral, há factores que fogem ao controlo do Sporting.

    O importante é Rúben Amorim decidir se o seu ciclo no Sporting está no fim, se o cenário para a próxima época em termos de objectivos desportivos e plantel disponível ainda o vai fazer ganhar mais e crescer mais como treinador ou pelo contrário correrá o risco de passar por uma época pior do que a actual e aguentar com incompreensões e ingratidões como algumas a que assistiu na época passada. Se a decisão dele for no primeiro sentido, então apenas um Liverpool o tirará de Alvalade. Se for no segundo, ficará à mercê dum West Ham qualquer.

    E se, num caso ou noutro, ele sair mesmo? Importa então que Frederico Varandas acerte outra vez.

    Da nossa parte, sócios e adeptos, apenas podemos dizer Fica, Amorim!!!

    SL

    Campeo4 nacional, 30/34 24/04/2024 08:52 És a nossa Fé

    Mais uma jornada, mais uma vitória esmadora do Sporting e mais do mesmo nos outros três jogos.

    Screenshot_2024-04-24-09-32-51-624-edit_com.google

    Para os pândegos da Sport TV o jogo entre o Marceneiro Conceição e o Marques Amorim será decisivo, tão decisivo que na foto os Conceições devem estar de salto alto, Amorim e Pedro Gonçalves descalços, só assim compreendemos a diferença de alturas.

    Aquilo que se decidirá no Porto é se depois do jogo o Sporting continua com mais 18 pontos que o clube de Villas-Boas, se amplia para 21 pontos ou se o FC Porto consegue ficar "apenas" a 15 pontos do Sporting.

    Screenshot_2024-04-23-12-05-26-683-edit_com.androi

    Estes foram os resultados, Braga e FC Porto a venceram pela diferença mínima, sendo que o clube da cidade presidida por Rui Moreira precisou de umas ajudas, tudo se resolveu e continua em quarto lugar empatado com o terceiro.

    Na capital do Algarve mais uma noite quente, os adeptos do Benfica descontentes, sabem que só venceram o jogo graças à arbitragem e até para eles o que é demais parece mal, querem que a equipa jogue à bola mas com matrecos como António Silva, como Bah, como João Neves, enfim, teria dos nomear quase todos, não é fácil. A equipa do Benfica parece um grupo de conhecidos que se juntou para fazer um jogo solteiros contra casados, parecem mais interessados no petisco a seguir ao jogo do que em suarem a camisola quando estão no campo.

    Screenshot_2024-04-23-11-23-12-608-edit_com.google

    O jogo entre o Sporting e o Vitória SC foi um hino ao futebol bem jogado e bem arbitrado.

    Não vou falar em futebol vertical, coisa que não existe, a única coisa vertical no futebol são os postes das balizas e os das bandeirolas de canto. Um passe vertical nunca seria um passe para a frente seria um passe para cima, um "charuto", no estádio do Sporting esse tipo de passes são, potencialmente, perigosos, podem atingir algum avião.

    Mas vou falar em futebol bem jogado, em futebol com passes, com desmarcações, com paciência, a tal circulação de bola, com arranques com a bola controlada, com a ocupação perfeita dos espaços, a inteligência de um jogador de futebol vê-se quando ele não tem a bola, o que está a fazer? De que modo está a contribuir para o colectivo? Este Sporting tem isso tudo, a classificação e a diferença entre golos marcados e sofridos mostram bem a superioridade do clube de Alvalade neste campeonato.

    Screenshot_2024-04-23-12-24-36-285-edit_com.androi

     

    Vencer para mérito e glória do Sporting 24/04/2024 02:34 Camarote Leonino

    20231218filipeamorim2432.jpg

    Neste momento ainda tudo pode acontecer, no entanto o campeonato só está conquistado quando a matemática assim o determinar. Estou confiante, estou muito entusiasmado, mas sabe-se que no futebol há surpresas históricas. Aguardo com enorme expectativa o jogo no Dragão, mas os seguintes não ficam atrás em interesse e motivação. O próximo jogo é o mais importante por ser o próximo.

    Se o Benfica perder ou empatar com o Braga no sábado seremos campeões se vencermos o Porto no dia seguinte. Mas isto são contas paralelas, o que verdadeiramente importa são as nossas contas, vencer jogo a jogo para mérito e glória do Sporting.

    Texto da autoria de Leão Zargo