Pinto da Costa diz que "perder a receita da Champions mas não é um catástrofe": "Em três anos vamos sanar o clube" sapo.pt 25/04 - Quinta, às 21:58

    Jorge Nuno Pinto da Costa foi entrevistado pelo Portocanal esta quinta-feira, onde abordou os seus planos para o futuro do FC Porto. O atual presidente e candidato da Lista A às eleições do próximo sábado revelou os seus planos para recuperar financeiramente o clube.

    A Taça de Portugal salva a época? "Nos últimos quatro anos o FC Porto ganhou tanto troféus como Sporting, Benfica e Braga juntos. Não há crise de troféus. Nos meus mandatos com Sérgio Conceição já tivemos dez vitórias em troféus, podemos fazer o 11.º na Taça de Portugal. As receitas da Champions, que não vamos ter, são extraordinárias. Tornaram-se ordinárias, porque sempre estivemos lá. Vai faltar? Vai. Mas vamos ter outra. Fruto do trabalho da equipa e do treinador, vamos estar no Mundial de clubes, que nunca estivemos. Vamos receber 50 milhões de euros. Vamos perder da Champions, mas não é um catástrofe. Não entra de um lado, mas entra do outro lado."

    Que planos tem para recuperar financeiramente o clube? "Temos um plano financeiro que não vou revelar, porque a última vez que abri um bocadinho o novelo no dia seguinte a CMVM suspendeu as nossas ações por um dia. Neste momento devem estar todos a ver, em busca de razão para suspender. Temos um projeto em que vamos, em três anos, sanar o clube por completo. É possível fazê-lo."

    Renovações de Sérgio Conceição e continuidade de Francisco Conceição em altura de campanha eleitoral: "Em período eleitoral renovámos contrato por cinco anos com o Galeno, que é um dos grandes valores da nossa equipa. Não íamos renovar porque estamos em período eleitoral? Alguém duvida que o Francisco Conceição é jogador com lugar indiscutível na Seleção? Íamos deixar fugir um jogador com o talento dele, que tem sido considerado dos melhores em campos? Íamos deixar fugir?"

    Mexidas no departamento de scouting: "Será reestruturado com novas pessoas, aproveitando as boas pessoas que lá temos. O nosso scouting trabalha bem, basta ver que os nosso jovens, que tanto criticam. Na nossa equipa principal jogam três jogadores das nossas escolas, na equipa são nove, alguns com 16 anos, estivemos na 'final-four' da Youth League, mostrámos grandes talentos. Há apenas que dinamizar. Não vamos dizer que vamos mudar, que está tudo mal. Não, não é verdade. O Engenheiro Luís Gonçalves tem feito trabalho extraordinário nesse sector. Agora, vamos ter mais meios para poder trabalhar melhor. O que era fundamental para podermos mudar e melhorar era um centro de formação."

    Vai reforçar a equipa principal de futebol? "Queremos uma equipa forte, é isso que o treinador quer e que estamos a tratar. Ele também faz de equipas menos fortes, equipas fortes, Por isso é uma peça fundamental. Temos alguns [jogadores observados], que, como é óbvio, não vou revelar, se não ainda diziam que é campanha eleitoral. Além disso, não é correto fazê-lo."

    Quem ficará responsável pelos restantes pelouros no FC Porto? "Não lhe vou estar a dizer porque eles sabem a maneira como quero estar a dirigir aquilo. O Dr. Fernando Gomes fez um trabalho excecional e com dedicação enorme, tem sido dos mais empenhados em ajudar a resolver alguns dos nossos projetos, e não tem nada a ver com isso. Entendi renovar uma equipa, ao fim de muitos anos as pessoas têm tendência... não de cansadas, mas para esmorecer um ponto. Tinha de mudar, mudei, agora é porque mudei. Sou culpado se chove e se faz sol."

    Escolha de João Rafael Koehler para as finanças: "Obviamente que ninguém vai pensar que um indivíduo de alta finança vai tomar conta do jurídico, que o Namora tomar conta do futebol ou o Oliveira das infraestruturas. Tive o cuidado que foi o seguinte, ter gente competente, com ambição e paixão. Tenho três homens que vestiram a camisola com grande sucesso, Vítor Hugo, António Oliveira e Vítor Baía.

    Porque convidar Koehler? Porque nesses momentos difíceis em que ele em colaboração com o Fernando Gomes nos resolveu muitos problemas complicados, ao ver a forma como resolver, foi por isso que o convidei. Preciso de quem resolva, não por ser familiar que nunca fez nada mas que tenta vir para o FC Porto porque tem o nome do pai."

    Lista de André Villas-Boas: "Na outra lista vi coisas inacreditáveis, o vice das amadoras que nem sei o nome e na lista não aparece. O Pereira da Costa nem aparece nas listas nem pode votar porque só tem seis meses de sócio, e era um iluminado. É um grupo de amigos, do co-piloto candidato. Passado no FC Porto ninguém tem. Como é que este indivíduo conhece o FC Porto para alterar as contas?"

    Pinto da Costa admite multa da UEFA: «Tivemos alguns atrasos...» Record 25/04 - Quinta, às 21:49

    Presidente acrescenta que a presença nas competições europeias não está em causa

    Pinto da Costa visa lista de Villas-Boas: «É um grupo de amigos, do copiloto do candidato» Record 25/04 - Quinta, às 21:44

    Atual presidente diz ainda ter um plano para sanar o clube em três anos

    Miguel Brás da Cunha: «Temos a obrigação de servir como fator de união» Record 25/04 - Quinta, às 21:31

    Líder da lista independente ao Conselho Superior acredita que o FC Porto vai sair fortificado das eleições

    Pinto da Costa e a renovação de Conceição: «Não vai receber nem mais um euro do que recebeu neste contrato» Record 25/04 - Quinta, às 21:26

    Presidente revelou que a continuidade ficou acertada depois da eliminatória com o Arsenal

    Ainda o caso Horner: Adrian Newey, peça-chave no sucesso da Red Bull, pode estar de saída da equipa 25/04 - Quinta, às 18:41

    O engenheiro-designer, Adrian Newey, deve estar de saída da Red Bull para reforçar os rivais da Ferrari. Depois do diretor, Chris Horner, ter sido acusado de ter um “comportamento inapropriado” para com uma funcionária, a instabilidade tomou conta da equipa e deve ser o motivo pelo qual Newey, que colaborou na conquista de sete campeonatos, se vai desvincular antes do fim do contrato

    Empresa de agenciamento de jogadores coloca FC Porto em tribunal por causa de Taremi sapo.pt 25/04 - Quinta, às 17:13

    A empresa de representação de futebolistas Xektalent, Lda moveu uma ação em tribunal contra o FC Porto, reclamando verbas não pagas.

    Diz o jornal OJogo na sua edição online que a empresa moveu um processo contra os dragões na última segunda-feira, reclamando 230 mil euros à SAD portista. O processo deu entrada no Juízo Central Cível de Penafiel (Tribunal Judicial da Comarca do Porto Este), como se pode ver também no portal Citius.

    Diz a mesma fonte que a verba corresponde a uma parcela em falta no processo de contratação de Mehdi Taremi pelos dragões, em 2020, junto do Rio Ave. Esta é a mesma empresa que representa Giorgi Abuashvili, médio-ofensivo que assinou pelo FC Porto em 2021 e que deixou o clube em 2023, depois de representar juniores e equipa B. Abuashvili joga atualmente no Kolkheti-1913, da Geórgia.

    De lembrar ainda que correm nos tribunais outras três ações contra a SAD do FC Porto: da Passion Sports Management S.A.S., empresa que intermediou a transferência de Luis Díaz para o Liverpool, que reclama 2.682.144,36 euros; da Global Consulting Agency, que exige o pagamento de 869.243,52 euros; e da sucursal em Portugal da Livesoccer Company Limited, empresa que representa Otávio Monteiro, ex-jogador do FC Porto, e que executou dívida de 506.726,30 euros.

    O adeus de Xavi Torres, o nadador paralímpico espanhol que se comparou a prémio de Cristiano Ronaldo sapo.pt 25/04 - Quinta, às 16:58

    Aos 49 anos e depois de sete Jogos e 16 medalhas paralímpicas, Xavi Torres, nadador espanhol que usou um prémio conquistado por Cristiano Ronaldo para brincar com a sua deficiência, escolheu a Madeira para se despedir da competição.

    “Vivo em Maiorca, uma ilha muito bonita como a Madeira. É aqui que me vou despedir da competição”, contou à agência Lusa um dos mais medalhados paralímpicos espanhóis, que nasceu sem braços e sem pernas (síndrome de tetra-amelia), e que pratica natação desde os 10 anos.

    Em 2016, quando Cristiano Ronaldo recebeu o segundo dos seus três prémios de melhor jogador do ano da UEFA - uma estatueta sem braços, nem pernas -, o espanhol publicou no Twitter uma foto do futebolista com a frase: “Vejo que nada mudou, aqui estou eu nas mãos de Cristiano Ronaldo”.

    Um ano antes, Xavi Torres, que usa próteses nas pernas e não tem as extremidades dos braços, tinha feito um comentário semelhante, quando o prémio foi entregue ao argentino Lionel Messi: “Um momento! Sou só eu que acho que o troféu que o Messi tem na mão é muito parecido comigo? Exijo uma explicação”.

    “O otimismo e o bom humor são essenciais na vida de toda a gente. Alguém com deficiência, que tem de procurar soluções a cada momento para as dificuldades que encontra, precisa ainda mais dessas características”, assume Xavi Torres, mostrando-se feliz com a evolução que tem visto no desporto de alta competição para pessoas com deficiência.

    “Ando por aqui há muitos anos, e a evolução tem sido muita. Gosto de ver como os jovens têm cada vez oportunidades de crescerem como desportistas”, refere, mostrando-se honrado “por todas as experiências vividas no mundo da natação” e agradecendo aos pais que sempre o obrigaram “mais a procurar soluções do que a ver problemas”.

    O adeus à competição, na qual também conseguiu medalhas e recordes continentais e mundiais, não vai afastar Xavi Torres, politólogo de formação e com um mestrado em direitos humanos, da natação, área na qual trabalha com atletas sem deficiência.

    “Gostava de poder ajudar na preparação para os Jogos Paralímpicos Paris2024, e quero continuar a trabalhar com o grupo de natação pura, com o qual colaboro”, admite o nadador, que se estreou em Jogos Paralímpicos em Barcelona1992, o evento que elege como “o grande motor da mudança do desporto adaptado em Espanha”.

    Vicente Javier Torres Jamis, que compete na categoria S5, publicou em 2019 uma biografia com o título "Sem medo de cair", na qual conta muitas aventuras de uma vida, entre as quais o desafio de bater o recorde mundial de nadar 24 horas seguidas, que concretizou em março de 2002.

    O conterrâneo do tenista Rafael Nadal, de quem é amigo, refere que em 2012 decidiu deixar a competição, mas lembra que nessa altura nunca disse que seria uma despedida. Regressou sete anos depois, precisamente na Madeira, nos Europeus de 2021, adiados por um ano devido à pandemia de covid-19.

    “Depois de tantos anos sem competir, consegui qualificar-me para Tóquio2020. Fui com uma postura muito realista, queria apenas estar, cheguei a finais”, conta, confessando que só há três dias, já na Madeira, informou os seus colegas de equipa da decisão de terminar a carreira.

    Xavi Torres, que recemente começou a jogar padel, já perdeu a conta às palestras motivacionais que fez para muitas e diferentes plateias, mas conta que, “de há uns tempos para cá”, só as faz com fins beneficentes: “Faço-as para os outros, mas também para mim”.

    O espanhol está também envolvido no projeto Espai Xavi Torres, da Fundação Maiorca Integra, que, através de uma exposição de objetos pessoais e ateliers para crianças, pretende “familiarizar todos para o desporto para pessoas com deficiência e fomentar a inclusão”.

    “A vida trata-me bem, não posso pedir mais para mim”, assume Xavi Torres, manifestando um desejo: “Oxalá tudo fosse àgua. Lá, a mobilidade reduzida não existe para muitos de nós”.

    FC Porto B atrasa AVS na luta pela promoção direta à Primeira Liga sapo.pt 25/04 - Quinta, às 16:43

    O AVS perdeu na quarta-feira diante do FC Porto e atrasou-se na luta pela subida direta à Primeira Liga. O jogo que encerrou a 30.ª Jornada da II Liga ficou marcado pela expulsão do veterano o avançado Nené, no segundo tempo, o que deixou a equipa de Jorge Costa com menos capacidade para reagir e lutar por pontos.

    . Na sequência de um canto, o central Romain Correia abriu o ativo, após alguns ressaltos na área avense.

    O 2-0 foi obra de Wendel Silva, que aproveitou um erro da defensiva do AVS para rematar de longe para o fundo das redes, aos 49 minutos,

    Com a vitória, a equipa de António Folha subiu ao 7.º posto com 43 pontos.

    O AVS caiu para o terceiro lugar, com os mesmos 59 pontos do Nacional. A equipa de Jorge Costa atravessa uma mini-crise: nos último cinco jogos na II Liga, perdeu três, empatou um e ganhou outro. Lidera o Santa Clara com 63 pontos.

    De recordar que os dois primeiros da II Liga sobem diretamente para a Primeira Liga, o terceiro vai lutar com o antepenúltimo do principal campeonato, num play-off para determinar a última equipa da I Liga 2024/25.

    Em janeiro, Xavi disse que ia embora do Barcelona. Em abril, afinal, confirma que vai ficar 25/04 - Quinta, às 16:03

    O treinador catalão, campeão de Espanha a época passada com o Barça, mas a desiludir esta temporada, vai permanecer no clube na próxima temporada. Em janeiro, Xavi tinha anunciado a sua saída dos culés no verão. “A confiança dos jogadores tem sido muito importante. Fizeram-me ver que o projeto tem de continuar e que é um projeto vencedor”, justificou